80 anos do Pernalonga: o que o personagem nos ensina?

80 anos do Pernalonga: o que o personagem nos ensina?

Saiba como a grande animação da Looney Tunes, Pernalonga foi e criado e comemore seus 80 anos!

publicidade

Quem não lembra do famoso bordão “O quê que há, velhinho?”, repetido várias vezes nas animações do Pernalonga na televisão? Essa frase já faz parte do imaginário das crianças e dos adultos que cresceram ouvindo ele falar. 

Pois bem, nesse mês de Julho de 2020, o personagem completará 80 anos, mesmo em meio a uma nova fase transformada pela internet, com seus episódios animados publicados na web. 

O famoso Pernalonga é muito mais que um animado coelho ou “lebre”, ele é um dos personagens mais importantes para história das indústrias de desenhos animados. 

publicidade

A origem e criação do personagem Pernalonga

A primeira aparição oficial nas telonas do Pernalonga foi no dia 27 de Julho de 1940, no filme chamado A Wild Hare. O filme foi indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação.

Apesar desse sucesso todo, dois anos antes, o mesmo estúdio de de produção do Pernalonga havia produzido Porky’s Hare Hunt, um curta-metragem bem semelhante a A Wild Hare. Porém, a grande diferença estava nos traços dos personagens dos filmes.

80-anos-pernalonga

Além disso, o coelho ainda era conhecido pelo genérico nome Happy Rabbit e o caçador que viria a evoluir para ser o Hortelino, no original, Elmer Fudd. 

publicidade

Mesmo assim,  ainda tinha as feições muito mais próximas das de um porco do que das de um ser humano. 

A evolução da animação e dos personagens

O grande responsável pela remodelação de toda a animação e dos personagens foi o diretor Tex Avery, um dos grandes mestres da indústria de animações do século 20.

Ainda muito jovem, por volta do fim da década de 20 ao início da década de 30, o diretor Tex Avery trabalhou nos filmes do Oswald chamado Coelho Sortudo. 

Este filme foi uma das primeiras criações de Walt Disney, onde se tornaria a primeira ligação tanto para Mickey quanto para o próprio Pernalonga nos anos seguintes. 

80-anos-pernalonga

publicidade

Ainda na década de 30, Tex Avery acabou sofrendo um acidente e perdeu a visão em um dos olhos, o que afetou um pouco sua percepção de profundidade. 

Porém, há quem acredite que esse acidente acabou dando vantagens para o animador. Pois bem, mesmo sem um olho, Tex Avery conseguiu inovar na criação da animação por meio do exagero e da distorção dos personagens

Esse tipo de técnica, Tex Avery aplicou não apenas com o Pernalonga, mas também em todas as outras criações que ajudaram a consolidar os famosos Looney Tunes.

As influência no processo de criação do Pernalonga

Não só foram os outros desenhos animados e quadrinhos que inspiraram o personagem, pois existem muitas história por trás da criação do coelho da Looney Tunes

Entre as influências do Pernalonga, estão grandes nomes da comédia, como o físico de Charles Chaplin, os aforismos de Groucho Marx e o ar blasé de Humphrey Bogart. 

Pernalonga na Segunda Guerra Mundial

Como o personagem cresceu muito em meio a um período de guerra, para ser mais exato, a 2ª Guerra Mundial, era difícil manter a animação alheio aos acontecimentos da época. 

80-anos-pernalonga

Assim como outros grandes personagens nasciam nesses tempos, como o Capitão América dando um soco em Hitler na capa da sua primeira edição, e o Pato Donald, sob o jugo do nazismo um um de seus filmes, o Pernalonga também foi usado para esse contexto. 

O coelho foi usado como peça de propaganda de guerra, em filmes, como:

  • Bugs Bunny Nips the Nips (1944);
  • Herr Meets Hare (1945).

Já na década de 50, o personagem Pernalonga incorporou o espírito otimista de sua época para ser uma espécie de porta-voz do movimento American Way of Life.

Assim, Pernalonga integrou-se em diversas mídias, fazendo parte de filmes, incluindo inovações estéticas, como animação e live action.

Filmes dessa época:

  • Uma Cilada para Roger Rabbit (1988);
  • Space Jam: O Jogo do Século (1996).

80-anos-pernalonga

Mais recentemente, os personagens clássicos de Looney Tunes ganharam uma web série de curtas animados inspirados nos filmes tradicionais dirigidos por Tex Avery e outros mestres das animações. 

Homenagem aos 80 anos de Pernalonga 

Esse momento é muito especial para os fãs de todas as idades, que apesar da idade, ainda se divertem com o personagem que quando entra em cena diz logo: “O que é que há, velhinho?”. 

Esta é a hora de todo mundo matar a saudade do coelho, comendo sua cenoura, sempre com uma boa sacada de mestre, passar a perna em todos em suas animações. 

Veja a seguir a programação especial da Looney Tunes no Brasil neste mês de Julho.

  • Boomerang – Segunda a Sexta, às 18 horas, e aos Sábados e Domingos, às 11 horas, seguindo até dia 31 de Julho;
  • Boomerang – Dia 27, Segunda-Feira, terá uma maratona das franquias, junto com o filme Space Jam, entre 16 horas e 20 horas;
  • Cartoon Network – Sexta, dia 24 e Segunda, dia 27, às 16 horas e 23 horas, também com exibição do longa Space Jam no dia 24, às 21 horas, e no Sábado dia 25, às 13 horas.

80-anos-pernalonga

Não perca essa oportunidade de relembrar o tempo de criança e se divertir com as aventuras do coelho mais famoso do mundo. Chame sua família e amigos e comemora os 80 anos do Pernalonga. Aproveite!