in

5 táticas estoicas antigas que te ajudarão na vida moderna

O estoicismo surgiu como uma filosofia, um modo de vida – similar a uma religião, na verdade – mais notoriamente na Roma antiga, por volta de 50-100 dC (embora tenham sido os gregos pioneiros no pensamento).

Dois milênios depois, a filosofia está desfrutando de um renascimento, e não é difícil entender o porquê.

O principal objetivo do estoicismo antigo era descobrir a melhor maneira de viver; como o filósofo moderno Lawrence Becker escreve: “Sua preocupação central, organizadora, é sobre o que alguém deve fazer ou ser para viver bem – para florescer.”

E esta questão de como viver é talvez a mais duradoura da humanidade – tornando-se especialmente aguda em eras em que um senso de significado compartilhado se atrofiou e cada indivíduo é deixado para encontrar significado por conta própria.

As respostas do estoicismo, seus princípios fundamentais – o que muitos escritores e pensadores modernos consideraram a “arte de viver” – parecem tão relevantes agora quanto há alguns milhares de anos.

O meu objetivo é apresentar cinco maneiras pelas quais você pode começar a introduzir o estoicismo em sua vida hoje e começar a experimentar mais felicidade e satisfação.

Não apresentarei para você apenas ideias abstratas. Em vez disso, elas são baseadas em experiências.

Desde a primeira vez que li as Meditações, de Marco Aurélio, no ano passado, fiquei bastante intrigado com a filosofia que ele adotou.

Então eu estudei, li um punhado de livros – tanto material de origem antiga quanto guias contemporâneos – e incorporei uma série de novos hábitos em minhas rotinas diárias.

Embora existam muitas outras práticas e princípios do estoicismo que podem ser compilados e aplicados, meu objetivo com este artigo é fornecer aqueles que mais impactaram minha própria vida (fornecendo muitas anedotas pessoais para esse fim), e que eu acredito que também podem impactar a vida dos outros.

Thank you for reading!

Awebic

Publicado por Awebic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a rotina matinal de 4 passos que pode mudar sua vida totalmente

Melhore sua rotina matinal e melhore também sua vida