Médicos recomendam: faça ISTO duas vezes por dia durante 20 minutos. Sua saúde vai mudar!

O poder da meditação está sendo descoberto pela ciência. Veja por que médicos do mundo inteiro estão recomendando meditar todos os dias.

publicidade

Atualmente, tomar remédios para todos os tipos de dores é muito comum.

A maioria das pessoas nem cogita a possibilidade de tratar ou prevenir doenças de outra maneira que não seja através de medicamentos.

Apesar disso, existem formas alternativas para melhorar o sistema imunológico, e a meditação é uma delas.

publicidade

Praticada por pessoas de todas as religiões e culturas do mundo, a meditação treina a mente para atingir um estado elevado de consciência, e ajuda a reduzir os níveis de estresse.

meditacao-00

Neste pequeno guia falamos sobre 9 benefícios que você pode ter ao meditar regularmente.

Está aí um ótimo incentivo para você começar. 😉

publicidade

1. Você fica menos estressado

meditacao-01

Quando você fica ansioso, seus batimentos cardíacos sobem rapidamente. Além disso, seu corpo libera cortisol, o hormônio causador do estresse.

Seus músculos também se contraem, mesmo que você não perceba. Como resultado, funções vitais como a imunidade e a digestão são afetadas.

Por outro lado, ao meditar você faz com que o corpo se sinta renovado.

Os músculos relaxam e os batimentos cardíacos normalizam, permitindo uma circulação sanguínea equilibrada.

publicidade

2. Sua pressão sanguínea diminui

meditacao-02

Durante a meditação, o corpo fica tão quieto e relaxado que naturalmente consome menos oxigênio. Seu coração bate mais devagar, equilibrando a pressão arterial.

De acordo com um estudo realizado na Harvard Medical School, o corpo em estado meditativo também se torna menos sensível aos hormônios do estresse.

Aliás, os sintomas são os mesmos de pacientes que recebem medicação para reduzir a pressão arterial.

3. Seu sistema imunológico fica mais forte

meditacao-03

Pesquisas também mostraram que a meditação ajuda a aumentar os anticorpos, que são utilizados pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar bactérias e vírus.

E tem mais: um estudo realizado pela Ohio State University apontou que a meditação reduz o risco de recorrência do câncer de mama. Incrível, não é mesmo?

Exercícios de meditação também podem aumentar as células assassinas naturais e ajudar a produzir uma maior resistência aos tumores e vírus.

4. Meditar regula o nível de açúcar no sangue

meditacao-04

Ao reduzir o estresse e a pressão arterial, a meditação contribui para a queda da produção de neuro-hormônios de estresse-responsivo.

Em outras palavras, isso ajuda o corpo a equilibrar os níveis de glicose e insulina, ajustando os níveis de açúcar no sangue.

5. Sua memória fica aguçada

meditacao-05

Um estudo realizado no Massachusetts General Hospital mostrou que a meditação aumenta a espessura do córtex cerebral. Isto acontece porque, durante a prática, os vasos sanguíneos aumentam de tamanho e mais sangue flui para o cérebro.

O espessamento do córtex permite melhorar funções mentais como a concentração, a aprendizagem e a memória, de acordo com o estudo.

6. Você corre menos risco de ter problemas cardíacos

meditacao-06

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Medicina Americano da Mente e do Corpo, em Boston, ajudou a concluir que a meditação desacelera a atividade cerebral e cria um mecanismo holístico antiestresse no corpo.

A diminuição da atividade do cérebro permite que o corpo se regenere e se reenergize.

Como consequência, seu corpo combate mais facilmente problemas relacionados ao estresse, incluindo doenças cardíacas, uma série de alergias e até mesmo a insônia.

7. Você adquire equilíbrio emocional

meditacao-07

O equilíbrio emocional é algo difícil de alcançar para qualquer pessoa.

É normal ter momentos em que você se sente extremamente feliz, e outros em que você se sente um pouco para baixo ou deprimido. No entanto, foi comprovado que a meditação ajuda com neuroses e estados emocionais extremos.

Quando você se concentra na criação de um estado de espírito, suas emoções ficam menos propensas a desequilíbrios.

E isso vale mesmo depois que a meditação já terminou e você está em estado consciente.

8. Meditar alivia problemas de estômago e intestino

meditacao-08

Estudos têm demonstrado que a prática da mediação consciente está ligada à redução dos sintomas da síndrome do intestino irritável (IBS).

Da mesma forma que a meditação alivia os sintomas de ansiedade e sofrimento psicológico, pode ajudar a aliviar os sintomas de inchaço, diarreia e constipação.

Os pesquisadores ainda não compreenderam 100% como a meditação tecnicamente funciona para aliviar o intestino irritável, mas já sabem que a redução do estresse contribui para isso.

9. Você fica mais calmo e paciente

meditacao-09

Um dos grandes objetivos da meditação é não deixar que pensamentos ruins e julgamentos ocupem sua mente.

Através da meditação, você entende que é normal que esses pensamentos passem pela sua cabeça. Mas ao invés de se fixar neles, você simplesmente os deixa ir embora.

De acordo com o US News Saúde, estar ciente do que você está pensando e experimentando e, em seguida, aceitar esses pensamentos sem julgar, tem um efeito extremamente calmante.

Fonte: littlethings.com.

Bacana, hein!

Agora eu tenho um desafio para você: o que acha de começar a meditar hoje mesmo? Estou falando sério. Que tal começar AGORA?

Para te ajudar, o Awebic foi atrás e investigou o que os maiores mestres ensinam e o que a ciência diz sobre meditar diariamente.

Resumimos tudo no que chamamos Segredos da Meditação — leia, você irá gostar.