Assuma: você julga pela aparência.
Calma. Eu também julgo. Na verdade todo mundo julga.
É natural do ser humano.
Quando nós olhamos para alguém pela primeira vez, em instantes, nós julgamos pelo que vemos.
Nós usamos memórias para definir quem é o estranho que está na nossa frente — e nós nem paramos para perceber que não conhecemos a história dessa pessoa, o caminho que ela passou e as dificuldades que enfrentou.
Pois é, a sociedade tem dessas.
E se a primeira vez que você conhecesse outras pessoas fosse no escuro?
Imagine a situação: você está numa sala escura com outras pessoas que nunca viu na vida. Vocês começam conversar. Você passa a criar uma imagem mental de como essas pessoas são.
Assim fica mais difícil julgar, né? E, vamos abrir o jogo, faz muito mais sentido “definir” o outro pelo que ele diz do que pelo que ele aparenta ser.
A Coca-Cola criou uma campanha com este ambiente. Seis estranhos são colocados numa sala escura e começam a conversar. Em seguida eles precisam adivinhar como cada um se parece.
Nas palavras da fabricante de refrigerantes:
“São necessários 7 segundos para criar um preconceito baseado na aparência de uma pessoa. Por isso convidamos seis estranhos para se olharem em uma luz diferente. Veja o que eles descobriram e como isso mudou a forma como eles enxergam o mundo.”
O resultado é realmente de abrir os nossos olhos. Clique no play para assistir.
Veja o vídeo no YouTube.
A campanha foi feita para o Ramadã e divulgada no Oriente Médio — uma região com mais de 200 nacionalidades e um grande número de estereótipos que divide as pessoas.
Talvez essa região seja uma das que mais precise aprender a não julgar pela aparência.
Embora venda um produto que é uma porcaria, a mensagem da Coca-Cola é nobre. A empresa ainda retirou o famoso logo das latas de refrigerante durante o Ramadã, segundo o Review Journal.
Faz sentido, né? Até porque a mensagem que a Coca-Cola quis passar era:
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
“Rótulos são para latas e não para pessoas”
O que você achou dessa iniciativa?
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fundador do Awebic. Acredita numa internet mais amigável. 😉