As 10 coisas mais importantes que podemos fazer pelas pessoas que amamos

Pessoas. A vida é sobre pessoas.

publicidade

Nós não temos que ter uma tonelada de relacionamentos, mas todos nós precisamos de pessoas em nossas vidas que nos entendem. Quem nos viu enlouquecer inúmeras vezes.

Pessoas que nos marcam em memes que capturam nosso espírito, ou vídeos de receitas que sabem que nós ficaríamos babando.

Pessoas que nos enviam texto com fotos aleatórias de adesivos, capas de livros, tapetes de banho ou acessórios de barba com um comentário que diz “Vi isso e pensei em você”.

publicidade

Todos nós precisamos desse tipo de conexão próxima para sentir uma sensação de segurança e pertencer ao mundo.

Precisamos de pessoas que pensam de nós, cuidam de nós, que nos aceitam, trazem o melhor em nós e nos desafiam a ser o melhor que podemos ser.

E nós precisamos ser essa pessoa para elas.

Pode ser a família em que você nasceu, a que você escolheu, ou aquela que escolheu você depois de derrubar a grande parede que você ergueu para se manter seguro.

publicidade

Seja quem for que compõe sua tribo e independentemente de seu tamanho, esses são os tipos de relacionamentos que fazem tudo parecer administrável.

Não importa se você está tendo um dia difícil, um mês difícil ou um ano difícil, uma ligação ou um abraço da pessoa certa pode lembrá-lo de que a vida realmente vale a pena.

E quando as coisas estão indo bem, é ainda mais divertido ter pessoas com quem você gosta de compartilhar os momentos.

O que fazer para quem se ama

A maioria de nós concorda que nossos relacionamentos são a coisa mais importante. Que uma demissão ou oportunidade perdida pode ser tolerada, desde que as pessoas que amamos estejam saudáveis e seguras.

publicidade

E, no entanto, é muito fácil perder de vista o quadro geral quando estamos mergulhados nas dificuldades do nosso dia a dia.

É fácil deixar de priorizar as pequenas coisas que mantêm os relacionamentos fortes quando estamos preocupados com nossa dívida e nossos prazos.

É a natureza humana – nosso viés de negatividade: somos mais sensíveis ao que está errado do que o que está dando certo. É como fomos criados, é um meio de nos mantermos seguros.

Mas a vida é mais do que apenas estar seguro. Ou pelo menos eu quero que seja. Quero me concentrar mais no que amo do que no que temo. Eu quero ser proativa, não apenas reativa.

Eu quero acordar todos os dias e ser o bem que acontece com outra pessoa, em vez de apenas ficar na defensiva para evitar que o mal aconteça comigo.

Portanto, este ano, em vez de focar em tudo o que quero ganhar ou alcançar, planejo viver cada dia com as seguintes intenções em mente.

Eu pretendo…

1. Estar presente.

Vou desligar meu telefone e focar totalmente na pessoa à minha frente.

Meus textos e e-mails ficarão para depois. A pessoa na minha frente não.

2. Ouvir atentamente.

Em vez de planejar o que vou dizer a seguir, ou pensar em sábios conselhos que mal posso esperar para dar, vou ouvir completamente, com os principais objetivos de entender e estar presente.

3. Falar com sinceridade.

Mesmo quando parecer estranho e desconfortável, vou compartilhar o que é verdadeiro para mim. Não vou excluir as partes confusas, por mais tentador que seja tentar parecer perfeito.

O joguinho acabou – eu não. Nem perto! E nem você. Vamos ser uma linda bagunça juntos.

4. Aceitar totalmente.

Eu verei suas peculiaridades, deficiências e problemas e os aceitarei como partes cruciais do pacote completo que você é.

5. Interpretar compassivamente.

Ao invés de assumir o pior, eu lhe darei o benefício da dúvida, como eu gostaria de receber.

Eu irei supor que você não quis ser rude ou ferir meus sentimentos. Que saiu errado, ou você reagiu por causa de uma mágoa, ou simplesmente estava tendo um dia ruim.

E então vou parar de tirar conclusões e perguntar: “Está tudo bem?”

6. Perdoar frequentemente.

O que fazer para quem se ama

Eu vou pegar todas as ofensas e colocá-las na minha trituradora mental antes de dormir todas as noites.

E se eu não conseguir deixar para trás, talvez seja porque isso é muito grande para simplesmente descartar, então eu vou te dizer como me sinto e o que preciso, para que possamos superar isso juntos.

7. Apreciar vocalmente.

Eu vou deixar você saber que eu admiro como você sempre se empenha para os outros e amar como você faz todo mundo rir.

Eu vou elogiar suas paixões, seus pais, e como você transmite a paz, porque você é incrível e você deve saber disso.

8. Doar livremente.

Eu darei meu amor, apoio, compreensão e bons desejos; eu darei coisas novas e antigas que acho que serão úteis.

Se houver algo que você não precise mais, enviarei uma nota com a seguinte redação: “Pensei que você poderia usar isso bem. E se não, desculpe por te mandar bugigangas!

9. Permanecer imparcial.

Vou deixar de lado tudo o que eu sei sobre você baseado em quem você parece ser, e terei a mente aberta quando me disser ou me mostrar o que acredita e o que defende.

10. Amar de qualquer maneira.

Mesmo se você for teimoso, mal-humorado ou crítico, eu vou te amar de qualquer maneira. E quando eu for teimosa, mal-humorada e crítica, tentarei fazer o mesmo por mim mesma.

Tentarei ser superior a pensamentos mesquinhos e generalizações, e manter a visão de quem você e eu realmente somos: boas pessoas que estão fazendo o melhor que podem para navegar em um mundo que às vezes é doloroso.

Porque todos nós nos estressamos, nos esforçamos e temos dificuldades às vezes. Todos nós ficamos fartos, irritados e desanimados, e às vezes todos surtamos.

Nestes momentos em que nos sentimos perdidos e abatidos, é de grande ajuda nos ver através dos olhos de alguém que acredita em nós. E isso ajuda a lembrar que não estamos sozinhos e que outra pessoa realmente se importa.

Alguém que ficará ao nosso lado no pior e nos inspirará a ser o nosso melhor.

Alguém que vai sentar em um telhado conosco e conversar por um tempo sobre tudo que é importante ou sem importância. Alguém que nem sempre sabe de quem precisamos, mas que está disposto a perguntar e descobrir.

Esse é o tipo de amigo que quero ter e o tipo de amiga que quero ser.

Porque a vida é sobre pessoas. E todas as pessoas precisam de um pouco de amor.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Tiny Buddha escrito por Lori Deschene.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe com seus amigos!