Conheça o aplicativo que está expandindo a inclusão social para deficientes auditivos

Conheça o aplicativo que está expandindo a inclusão social para deficientes auditivos

Mais uma forma de inclusão social incrível!

publicidade

O trabalho de inclusão social em todos os sentidos é uma verdadeira atividade de muita garra. Ainda que os avanços tecnológicos sejam ainda mais desenvolvidos com o passar dos anos, muitas questões ainda estão sendo trabalhadas para interagir com pessoas que possuem certos tipos de deficiência.

Mesmo com tantas ferramentas disponíveis, ainda existe um certo grau de dificuldade para manter a comunicação plena entre algumas pessoas. No caso das que possuem deficiências auditivas, essas questões podem ser ainda mais complicadas.

E foi pensando nesse grau de dificuldade, que o aplicativo Hand Talk passou a ser desenvolvido. Em 2012, Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz conseguiram lançar esse projeto de inclusão social, para facilitar ainda mais o contato entre pessoas surdas e os ouvintes.

publicidade

Sua principal função, era consegui transcrever o que as pessoas falavam em português, para a linguagem de sinal e traduzir para aquela pessoa que não ouvia. Desde que ficou disponível apenas na língua portuguesa, o aplicativo chegou a atingir 3,5 milhões de downloads nas plataformas IOS e Android, ao mês, são mais de 12 milhões de traduções sendo feitas a partir deste app.

Um ano após o seu lançamento, a ferramenta que passou a ser bem mais que útil para milhares de pessoas que buscam ter uma inclusão social mais fácil e acessível, a Organização das Nações Unidas chegou a eleger o Hand Talk como o melhor aplicativo social do mundo.

app-traduz-para-linguagem-de-sinais

 A partir daí, novas modificações passaram a ser feitas, para que pudesse se estender não só a língua portuguesa de sinais, mas ficar disponível também para o uso da tradução de textos e áudios da língua inglesa para a língua americana de sinais.

publicidade

É comum as pessoas não saberem que a linguagem de sinais possui suas diferenças de acordo com cada local. Sendo assim, cada uma delas passa ser diferente uma da outra devido a cultura local e outras características definidas pelo idioma que abrange aquela região. São mais de centenas!

Após muitos trabalhos sendo feitos ao lado de especialistas no idioma e uma grande coleta de dados, novas funções estão sendo adicionadas no aplicativo, com intuito de facilitar ainda mais o acesso a comunicação das pessoas que possuem deficiências auditivas, independente do seu tipo de linguagem ou idioma falado.

Agora, além de ser possível fazer suas traduções no formato de texto como também áudio, foi adicionado um recurso extra na ferramenta, para conseguir fazer análise de conteúdos onlines, para que possa ser traduzido e apresentado através do próprio intérprete do aplicativo, o super simpático Hugo –  responsável pelas interpretações de sinais em libras.

Com mais essa novidade, é possível fazer com que a vida de muitas pessoas com deficiências auditivas se sintam mais práticas e acima de tudo, ainda mais incluídas em outros meios. Um pontapé que sabemos que fará toda a diferença.

Fonte: Estadão

publicidade

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments