Ainda não entendeu o que é consentimento sexual? É como uma xícara de chá.

Impossível ser mais claro que isso.

publicidade

Sexo e consentimento são uma questão complicada, principalmente porque algo que parece tão simples algumas vezes leva à casos de estupro.

Pensando nisso, a polícia de Thames Valley, na Inglaterra, decidiu atacar o assunto comparando-o à um conhecido passatempo inglês – beber uma xícara de chá.

O resultado é simples, efetivo e até mesmo divertido, dando instruções claras sobre o que é consentimento sexual.

publicidade

O conceito se baseia na ideia de que você não obrigaria alguém a beber chá se eles não quisessem, mesmo que você tenha feito o chá especialmente para a pessoa.

Clique no play. Lembre-se de habilitar as legendas em português no menu do vídeo.

Veja o vídeo no YouTube.

publicidade

De maneira brilhante, o vídeo exemplifica situações onde o consentimento pode “confundir” algumas pessoas, sempre mantendo a analogia do chá.

Mas essa “confusão” precisa ser esclarecida, não é mesmo?

A lei é clara. Sexo sem consentimento é estupro. Conscientização sobre o que significa consentimento e sobre como consegui-lo é vital.

“Talvez ela estivesse consciente quando você perguntou se queria chá, e ela respondeu sim. Mas, enquanto você fervia a água, separava o chá e adicionava o leite, ela ficou inconsciente. Não a faça beber o chá. Ela disse sim antes, mas pessoas inconscientes não bebem chá.”

Mais claro que isso, impossível. Não?

publicidade

consentimento sexual

A campanha brilhante se chama “Consentimento é Tudo” (#ConsentisEverything), e foi criada originalmente pelo Blue Seat Studios, e só então foi adaptada pela polícia.

Mas, comparar chá à sexo sem consentimento é algo muito superficial, pra dizer o mínimo.

Por exemplo, e se você estivesse bêbado(a) e aceitasse uma xícara de chá, mesmo não tendo capacidade para tomar essa decisão?

É claro que uma pessoa inconsciente não pode dar seu consentimento, mas sua habilidade em consentir pode se perder muito antes dela ficar ficar inconsciente.

o que é consentimento sexual

De qualquer forma, pelo simples fato de discutir esse problema abertamente os autores do vídeo já estão de parabéns.

O que achou? Deixe sua opinião nos comentários.