home office organizado
Unsplash / @glamorousplanning

Coronavírus- 5 dicas para ser mais produtivo no Home Office

Com a atual pandemia de Coronavírus, muitas empresas estão se adaptando ao home office para proteger seus funcionários da propagação da nova doença. Descubra como você pode ser mais produtivo!

publicidade

Com a atual pandemia de Coronavírus, muitas empresas estão se adaptando ao home office para proteger seus funcionários da propagação da nova doença.

A rapidez e facilidade de transmissão do vírus COVID-19 é uma situação preocupante, e o número de casos no Brasil e no mundo têm aumentado cada vez mais. Por isso, muitas empresas estão aderindo ao home office para que os funcionários não parem suas atividades e as executem com segurança de suas casas.

home office
Unsplash / @benchaccounting

Uma pesquisa recente mostrou que cerca de 43% das empresas brasileiras já adotaram o trabalho em casa para cerca de 60% dos seus quadros de funcionários. Esta decisão promove o distanciamento social, um dos fatores que pode auxiliar na desaceleração da dissipação do vírus. Mas trabalhar em casa também tem seus desafios.

publicidade

Por um lado, além dos benefícios em relação aos riscos de saúde, o colaborador não precisa enfrentar transporte, evita o estresse do trânsito e também gasta menos tempo com conversas distrativas.

Porém por estar muito próximo de objetos de lazer e descanso, pode ser mais fácil procrastinar e ser menos produtivo – além de não ter aquela velha “supervisão” dos colegas.

A verdade é que o home office exige disciplina para funcionar, e pensando nisso trouxemos para nossos leitores algumas dicas valiosas para tornar esta experiência mais produtiva e agradável:

1- Estabeleça um horário de trabalho e tenha um office na sua home

Trabalhar em casa não significa que você deve acordar no horário exato de começar suas atividades. Na verdade, para começar seu dia é recomendado que você acorde cedo o suficiente para realizar suas tarefas rotineiras como tomar banho e café da manhã, e aproveite o tempo que você utilizaria no transporte para organizar seu ambiente de trabalho com calma.

publicidade
home office organizado
Unsplash / @glamorousplanning

Pode parecer bobagem, mas acredite: estes pequenos hábitos podem te dar o ânimo necessário para ser mais produtivo no trabalho ao longo do dia.

É importante também que o horário de trabalho seja respeitado de acordo com o combinado em cada empresa, não é porque você está em casa que vai trabalhar só quando você estiver com vontade.

2- Estruture seu dia em uma agendinha

Para que sua rotina de trabalho seja respeitada, faça uma lista de compromissos e tarefas que precisam ser realizadas, colocando também alguns intervalos para imprevistos e urgências.

Com esta organização, você minimiza ocorrências que poderiam prejudicar o trabalho ao final do dia, e todas as atividades necessárias terão sido cumpridas sem contratempos.

3- Pausa para um cafézinho

Acredite, para algumas pessoas pode ser tentador trabalhar sem parar, principalmente se você estiver tentando provar que é produtivo em casa. Mas é essencial que existam pausas regulares para que sua produtividade seja realmente alta.

publicidade

Faça normalmente seu horário de almoço e café. No início pode ser confuso, afinal de contas, você está em casa e ao mesmo tempo está trabalhando. Mas fique tranquilo, é só uma questão de tempo até conseguir se adaptar.

Pequenas pausas de 15 minutos após uma hora intensa de trabalho em casa também tem um efeito restaurador e podem te dar mais energia para retornar para suas tarefas. Mas atenção: são pausas de curto prazo, hein?

Não é necessário seguir à risca estes intervalos, mas é preciso saber que estas pequenas pausas das rotinas do home office podem elevar sua produtividade.

4- Não tenha uma home no seu office

Sem dúvidas um dos maiores desafios do home office é não misturar sua vida pessoal com a vida profissional. Mas agora que seu trabalho é em casa, é preciso estabelecer um limite real entre um e outro.

Esta dica está intimamente ligada com a definição de um horário de trabalho. Por exemplo, se você irá trabalhar até as 17h e realmente para de trabalhar neste horário, as pessoas tendem a entender melhor seus limites.

Ter um local separado para trabalhar também é uma excelente opção em relação as pessoas que moram com você. As pessoas precisam entender que é como um dia normal de trabalho, não é porque você está de home office que está disponível para conversar o tempo todo.

5- Separados fisicamente, mas unidos pela Internet

trabalho em casa
Unsplash / @markusspiske

Neste período de isolamento coletivo, sua equipe estará distante fisicamente, e se isso já era uma consequência do trabalho remoto, é preciso um esforço a mais para manter a comunicação transparente.

Esteja em contato virtual frequente com seus líderes e colegas de trabalho para obter e fornecer informações, acompanhar tarefas, tirar dúvidas e comunicar suas dificuldades. Seja por e-mail corporativo, Skype, Whatsapp, Linkedin, Zoom ou quaisquer outras ferramentas que sua empresa utilize.

A comunicação ainda é a chave de uma equipe competente- ainda mais em tempos de crise como a que possivelmente vamos enfrentar em breve.

Fonte: Estadão