Crianças que tocam INSTRUMENTOS MUSICAIS têm melhor memória de trabalho, diz estudo

Saiba quais são as vantagens e benefícios em aprender um instrumento quando criança!

Crianças que tocam INSTRUMENTOS MUSICAIS têm melhor memória de trabalho, diz estudo

De acordo com um novo estudo na revista Frontiers in Neuroscience, as crianças que aprendem a tocar um instrumento musical podem se beneficiar de atenção e memória de trabalho bem maior em comparação com crianças sem habilidades musicais.

Além de superar outras crianças sem habilidades musicais em testes cognitivos, as crianças que tocavam em uma orquestra ou conjunto também exibiam maior ativação em certas regiões cerebrais importantes envolvidas nas funções executivas.

Crianças com habilidades musicais apresentam maior atividade cerebral

Os pesquisadores do estudo recrutaram quarenta crianças com idade entre dez e treze anos, metade das quais estudava e praticava um instrumento musical regularmente por pelo menos dois anos, enquanto a outra metade das crianças não tinha nenhum treinamento musical extracurricular na escola ou em casa.

As crianças que participaram foram então convidadas a completar uma tarefa projetada para avaliar a atenção e a memória de trabalho enquanto os pesquisadores escaneavam seus cérebros usando imagens de ressonância magnética funcional.

Durante os testes, as crianças foram apresentadas a um estímulo visual e auditivo e foram solicitadas a se concentrar em um ou em ambos ao mesmo tempo. 

benefícios-crianças-instrumentos-musicais

Elas foram então testadas em sua habilidade de lembrar certos aspectos do que acabara de ver e ouvir.

Os resultados dos testes mostraram que as crianças com habilidades musicais alcançaram consistentemente pontuações mais altas em todos os desafios de memória e que essa habilidade foi correlacionada com maior atividade em certas regiões do cérebro. 

Aquelas crianças que tocavam instrumentos musicais normalmente exibiam uma ativação mais forte na rede de controle frontoparietal, que está amplamente associada à função executiva e ajuda a coordenar a entrada sensorial para permitir a conclusão de tarefas cognitivamente exigentes.

Já nas outras regiões do cérebro que estão ligadas ao domínio auditivo também foram encontradas para ser mais ativas em crianças treinadas musicalmente. 

O giro frontal inferior e o giro supramarginal, ambos os quais fazem parte da chamada alça fonológica, que está envolvida no processamento auditivo e na memória de trabalho.

Além disso, as crianças com habilidades musicais também exibiam uma ativação significativamente maior no tálamo, uma região cerebral muito importante que processa informações sensoriais e a linguagem, além de desempenhar um papel nas funções da memória.

Com base nesses achados, os autores do estudo sugerem que aprender um instrumento musical em idade jovem gera maior flexibilidade cognitiva, resultando em atenção superior e memória de trabalho.

benefícios-crianças-instrumentos-musicais

Confira a seguir o que os pesquisadores desse estudo diz sobre a descoberta:

“Maior flexibilidade cognitiva está associada a resultados favoráveis ​​ao longo da vida, como maior resiliência, melhores habilidades de leitura na infância, maior criatividade e uma melhor qualidade de vida.”

Você viu? Tudo o que realmente traz para casa o importância de praticar essas habilidades musicais quando criança.

Quais são os benefícios em aprender música desde cedo?

A arte expressas através da música faz parte de nossas vidas desde antes mesmo de nascer. Quando uma pequena e inocente criança ainda está no ventre da sua mãe, ela já tem a capacidade de ouvir os sons ambientes, você sabia?

Esses sons podem ser desde ruídos, batimentos cardíacos, respiração das pessoas e tá mesmo conversas de quem está ao seu redor. Ela é capaz até de reconhecer a voz dos pais.

Pensando nisso, apresentamos para você 5 ótimos benefícios para quem aprender a tocar um instrumento musical quando criança. Confira a seguir!

1 – Melhor compreensão do português e da matemática

Saber ler uma partitura no sentido de interpretar o que está escrito e não da gramática melhora, e muito, a compreensão de um texto.

São os símbolos visualizados e traduzidos na partitura em movimentos como posição de dedos ou movimentar das mãos. 

benefícios-crianças-instrumentos-musicais

A criança trabalha ao mesmo tempo o raciocínio lógico e a matemática em entender o que está escrito na partitura.

Fazer essas contagens e aprender os ritmos pode desenvolver e muito o campo matemático de uma criança em desenvolvimento.

2 – Habilidade em trabalhar em equipe

Seja em uma orquestra, uma banda ou na sala de aula mesmo, o trabalho em equipe vai se fazer presente.

Por isso, nesse caso é preciso respeitar o ritmo da outra pessoa, acompanhar a melodia do todo e ir desenvolvendo o companheirismo em um ensaio com vários instrumentos.

Tudo isso faz crescer um excelente músico desde criança. Além disso, na infância, esses momentos irão transformar as habilidades sociais das crianças.

3 – Melhoramento na coordenação motora da criança

Cada tipo de instrumento musical irá trabalhar partes do corpo da criança, porém, todos eles estarão fortalecendo e desenvolvendo alguma parte específica.

benefícios-crianças-instrumentos-musicais

Com a coordenação nos movimentos corporais, o cérebro da criança vai ler essas notas transformando-as em respiração e ritmo, assim, mantendo um compasso harmônico e perfeito. Isso tudo irá melhorar a coordenação motora da criança.

4 – Responsabilidade

Quando uma criança começa a estudar música, junto das habilidades musicais vem muitas responsabilidades como músico, como a atenção de ir e vir da escola para casa com o instrumento para não danificar.

Como também a responsabilidade de deixar o instrumento limpo e manutenção para deixar o instrumento em bom funcionamento. Todos esses cuidados irão ajudar a criança a desenvolver a habilidade de ter responsabilidade pelas coisas.

A necessidade de uma criança ter cuidado pelos detalhes e pelo instrumento musical é muito importante para desenvolver a responsabilidade de quem toca.

5 – Disciplina

Assim como nas artes marciais, dança ou esportes, a música envolve e desperta na criança o interesse de quem está disposto a aprender de verdade.

benefícios-crianças-instrumentos-musicais

Por isso, para que você tenha êxito na educação da sua criança, é necessário ensinar para elas normas e regras a serem seguidas, assim como praticar e treinar muito até conseguir tocar uma música no seu instrumento.

Tudo isso irá aflorar na criança o comprometimento, como também a obediência de coletividade, que desenvolve um forte senso de disciplina em seus praticantes.

Você gostou de saber mais sobre como as crianças podem se beneficiar com a música? É muito interessante como o hábito de tocar um instrumento pode melhorar nossas atividades cerebrais. 

Não deixe de compartilhar com os seus amigos de familiares. Aproveite esse momento para incentivar as crianças a aprender a tocar um instrumento musical. Elas não vão se arrepender!

publicidade