in

A jaqueta mais resistente do mundo é fabricada com uma fibra 15 vezes mais forte que o aço

A marca holandesa Vollebak revelou recentemente o que chama de “jaqueta mais forte do mundo”.

Com um exterior feito de 100% de dyneema, a fibra mais forte conhecida pelo homem, a jaqueta pode supostamente suportar qualquer coisa que você a sujeite e durar uma vida inteira.

A marca de roupas de aventura Vollebak cria, há anos, roupas de ponta para esportes de aventura e tornou-se conhecida por fazer algumas das roupas mais resistentes do planeta.

jaqueta indestrutível
Foto: Divulgação.

No passado, foram apresentados seu moletom praticamente indestrutível e um par de calças projetadas para durar pelo menos 100 anos, então sabemos que é verdade quando eles dizem que sua última criação, a Indestructible Puffer, é a jaqueta mais forte já feita.

Diz-se que sua camada externa é 15 vezes mais forte que o aço e 40% mais forte que as fibras de aramida de alta resistência, o que a torna impermeável a deformação, rasgo e força bruta.

“Pegamos a jaqueta – tradicionalmente uma das peças mais fracas e delicadas que você pode comprar – e a reconstruímos a partir das fibras mais fortes já fabricadas”, afirma Vollebak em seu site oficial.

jaqueta indestrutível
Foto: Divulgação.

“Todas as fibras na parte externa da jaqueta são até 15x mais fortes que o aço; portanto, mesmo se você estivesse vestindo uma jaqueta revestida de aço com o mesmo peso, a Indestructible Puffer seria 15x mais forte. O material que usamos é tão resistente que foi originalmente usado em coletes à prova de balas, blindagem de veículos antibalísticos, sistemas de amarração para navios porta-contêineres gigantes e cordas usadas para amarrar plataformas de petróleo em mares violentos e gelados. Nos primeiros testes, as linhas de ancoragem eram tão fortes que quebraram as máquinas que deveriam ser testadas, e a armadura parou as balas de uma Kalashnikov.”

A maioria das jaquetas é projetada para ser leve, então a camada externa é feita de poliéster e nylon, que é muito fácil de rasgar, mas a versão da Vollebak é coberta por 100% dyneema, a fibra mais forte do mundo.

jaqueta indestrutível
Foto: Divulgação.

A Indestructible Puffer pesa 2,5 kg, mas não vai se desfazer depois de um ano ou dois; de fato, há uma boa chance de você passá-la para seus filhos.

Uma coisa interessante sobre a Indestructible Puffer é que, quanto mais frio, mais proteção ela fornece. É isso mesmo, a jaqueta provou ganhar 5 a 10% de força quando a temperatura cai além de -50°C.

Vollebak afirma que “na temperatura mais fria já registrada, essa seria a jaqueta mais forte já feita e ficaria ainda mais forte”.

Embora seja chamada de Indestructible Puffer, a jaqueta de Vollebak não é de fato indestrutível. Por exemplo, como a maioria das outras jaquetas, ela é fraca contra armas de fogo e pode ser perfurada por balas.

A Dyneema pode parar balas, mas você precisa de várias camadas para isso. Ainda assim, os tipos de traumas que você pode esperar de uma aventura ao ar livre são mais do que administráveis.

Embora US$ 985 por uma jaqueta pareça um pouco caro para a maioria das pessoas, existem muitas mais caras ainda por aí, e nenhuma que durará 100 anos ou mais.

Via: Oddity Central.

Thank you for reading!

Awebic

Publicado por Awebic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tomar sol no períneo: a tendência saudável mais idiota de todos os tempos

Este queijo só pode ser feito em uma pequena vila sueca e ninguém sabe o motivo