De onde surgiu a expressão "borboletas no estômago"?

De onde surgiu a expressão “borboletas no estômago”?

Saiba o real significado de sentir frio na barriga e borboletas no estômago!

publicidade

Quando foi a última vez que você sentiu aquele frio na barriga ou sentiu borboletas no estômago? Isso é bem comum, não é mesmo? 

Quando nosso estado de nervosismo aumenta de repente, a sensação é bem difícil de descrever. Além disso, não é coincidência que isso sempre está relacionado ao nosso estômago, pois isso tem um explicação científica

Por que nós sentimos borboletas no estômago?

O estômago, também conhecido como o nosso segundo cérebro, tem nada menos que cem milhões de neurônios. 

publicidade

Por isso, quando a reação do cérebro passa pelo nosso estômago, ocorre a sensação de formigamento.

O momento mais comum em que essa sensação ocorre geralmente está associado a situações em produzem certo nervosismo. 

Essa sensação é um mistura de nervosismo com emoção e entusiasmo, é como se você tivesse o primeiro contato com alguém que gosta. 

borboleta-no-estõmago

publicidade

De onde vem essa sensação de borboletas no estômago?

Essa vibração interior que você percebe na área do estômago está ligada às emoções e pensamentos que você tem. 

Isso que você sente ocorre da mesma forma que o mecanismo de defesa, atuando contra uma possível ameaça percebida pelo seu cérebro.

Com isso, os níveis de adrenalina e cortisol no seu corpo aumentam, já os músculos ficam tensos. Você alguma vez percebeu isso? 

Então preste bastante atenção, pois os sintomas a seguir podem ou não vir acompanhados de:

  • Náusea;
  • Maior frequência respiratória;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Aumento da frequência cardíaca.

borboleta-no-estõmago

publicidade

Para algumas pessoas, a sensação de borboletas no estômago é apenas uma “sensação primitiva”. Elas acreditam que este impulso involuntário remete à evolução do homem pré-histórico.

Pois precisavam estar sempre preparados para caçar ou enfrentar um perigo iminente. Por isso, a sensação de “frio na barriga” servia como um alerta natural do corpo. 

É ruim o ser humano sentir borboletas no estômago?

Sentir borboletas no estômago ou frio na barriga faz mal para o corpo? Para quem tem essa dúvida, a resposta é NÃO, desde que não se torne algo muito comum no seu dia a dia. 

Caso essa sensação se torne um incômodo, é melhor procurar ajuda de um profissional de saúde para saber o que está havendo, pois pode se tratar de algum transtorno de ansiedade ou alguma doença neurológica ou do estômago. 

Borboletas no estômago é um sinal de que estou apaixonado? 

Como uma pessoa sabe se o que sente é só uma paixão passageira ou é o amor verdadeiro? Sabe aquela sensação na barriga conhecida como borboleta no estômago? Isso pode ser um bom sinal. 

Embora a expressão “borboleta no estômago ou frio na barriga” seja metafórica, ela mostra a relação entre o nosso corpo e mente. 

borboleta-no-estômago

Porém, o frio na barriga não é nenhum “chamado especial” ou uma mensagem do destino sobre o seu amor verdadeiro. 

Por isso, esse fenômeno está ligado à atração sexual, sendo ele com ou seu romance. Acredite. 

De acordo com a psicóloga Nicole Prause:

“Eu acho que as pessoas querem ouvir que é um chamado divino ou algo assim, mas essas mudanças no corpo no início de um relacionamento é devido ao aumento do desejo sexual.”

É importante lembrar que o nosso estômago é estimulado por um nervo. Por isso, se apaixonar ou se interessa por alguém desperta o sistema de prazer do nosso corpo, causando assim a famosa borboleta no estômago. 

Quando você está sentido o frio na barriga, o seu coração começa a bater mais forte, as mãos ficam frias e suadas e o seu foco na pessoa de interesse fica ampliado. 

Nesse momento, o seu sistema límbico ou emocional ativa o nervo vagus que vai do cérebro ao estômago. Entendeu agora como funciona o processo?

As borboletas no seu estômago significam que você está estressado e motivado a fazer algo ou ver uma determinada pessoa novamente. 

A dopamina é o primeiro neurotransmissor a se manifestar quando você vê uma pessoa atraente. Nesse momento, você fica extremamente focada e excitada. 

borboleta-no-estômago

Por isso, a libertação de diferentes hormônios faz com que os seus batimentos cardíacos acelerem, a temperatura do seu rosto se eleve, causando assim uma mudança de cor nas bochechas. 

Como dominar o “frio na barriga” e diminuir a ansiedade?

Veja a seguir algumas dicas de como você pode diminuir a ansiedade quando sentir aquele frio na barriga. 

1 – Você precisa aceitar que está ansioso

Sim, você vai ficar ansioso, pois sentir frio na barriga faz parte da existência do ser humano. Por isso, a ansiedade é importante para manter você vivo, seguro e consciente

Então, para que você consiga diminuir o frio na barriga, admita que você está sofrendo de ansiedade e procure meios de sentir menos essas sensações. 

2 – Saiba identificar as expectativas

A menos que haja uma ameaça real bem na sua frente, a maior parte dos sintomas de frio na barriga e ansiedade são causados por seus pensamentos em relação ao que pode acontecer no futuro. 

3 – Saiba se preparar bem psicologicamente 

Você precisa criar um plano de ação para cada uma das condições que aparecem em seus pensamentos, para você poder lidar com elas.

borboleta-no-estômago

Caso seus pensamentos se materializem, planeje um plano para cada eventualidade que conseguir pensar, assim você vai perceber que sua ansiedade vai diminuir com o tempo. 

4 – Sempre respire fundo

A ansiedade ou o frio na barriga acontece quando a sua mente está a mil, com centenas de pensamentos focados no que vem pela frente, em coisas que podem ou não acontecer. 

Então relaxe, e respire fundo. Não existe ansiedade no momento presente, há somente ação e reação. 

5 – Treine seu cérebro para momentos como esses

Entenda que, como no treinamento físico, o condicionamento da sua mente também exige a repetição de habilidades desejadas para alcançar bons resultados. 

No caso do frio na barriga, essa atividade pode te ajudar a desenvolver novos padrões para identificar com antecedência os sintomas da ansiedade, assim se livrando dela antes do mal se instalar de vez nos seus pensamentos. 

Gostou de saber mais sobre sentir o famoso “frio na barriga” ou “borboletas no estômagos”? Conte para nós nos comentário o que achou da explicação científica para essas sensações que sentimos. Ficaremos felizes em saber de você sobre o assunto.