Unsplash

Dia da mulher: a origem desta data importante

Muitas pessoas consideram que 8 de março é apenas uma data de homenagens, mas, diferentemente de outras datas comemorativas, ela não foi criada pelo comércio – e tem raízes históricas muito mais profundas. Vem ver!

publicidade

Muitas pessoas consideram que 8 de março é apenas uma data de homenagens, mas, diferentemente de outras datas comemorativas, ela não foi criada pelo comércio – e tem raízes históricas muito mais profundas.

Nós, como mulheres, precisamos conhecer a origem da data que comemora o nosso dia no mundo todo. Entender e valorizar nossas lutas é importante para que possamos refletir o espaço que conquistamos e o que ainda precisa mudar para que exista a tão sonhada igualdade de gênero. Por isso, produzimos um conteúdo enriquecedor para nossas guerreiras leitoras!

Não deixe de conferir também as crenças limitantes comuns no cotidiano das mulheres!

publicidade

Mais do que ganhar presentes, flores e chocolate

Unsplash

Se você é mulher, provavelmente já ganhou algum mimo no dia 8 de março. Nas últimas décadas, presentear mulheres nesta data virou quase uma regra. Mas a origem do Dia Internacional da mulher não tem nada a ver com ganhar mimos.

Mas é necessário ter cuidado: estes costumes de dar presentes passam a impressão de que a data é uma mera comemoração pela existência da mulher.

Estes comportamentos automáticos e sem valor podem ser uma tentativa de fazer com que as pessoas esqueçam o motivo real da existência da data e reduzir as mulheres a estereótipos vazios.

Comemorado anualmente, o dia da mulher é dedicado a homenagear as realizações das mulheres ao longo da história no mundo todo, e é também um dia para mulheres de diferentes origens e culturas se unirem para lutar pela igualdade de gênero.

publicidade

Antes de parabenizar todas as figuras femininas influentes em sua própria vida, conheça a fascinante história por trás deste dia especial – incluindo por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado, quando a data foi comemorada pela primeira vez e como exatamente você pode participar na celebração deste ano.

A causa por trás da data

Unsplash

O Dia Internacional da Mulher é dedicado a celebrar as conquistas das mulheres nas esferas social, econômica, cultural e política. O dia, coletivamente fundado por mulheres, também chama a atenção para a paridade de gênero e os direitos das mulheres.

A paridade de gênero é uma medida estatística que compara mulheres e homens por meio de renda, educação e jornada de trabalho, entre outros pontos. Essa métrica sociológica ajuda os pesquisadores a entender como a sociedade está progredindo ou regredindo em áreas específicas. É também uma ferramenta importante para os formuladores de políticas que buscam a igualdade de gênero.

É claro que a celebração global do Dia Internacional da Mulher é um momento para refletir sobre o quão longe as mulheres chegaram, defender o que ainda é necessário e dar força a ações para continuar quebrando barreiras. Com mais de um século de história, a comemoração do Dia Internacional da Mulher é um movimento crescente, centrado na unidade e na força.

 

publicidade

Uma data importante

Gettyimages

Um dos motivos para a criação de uma data comemorativa foi a necessidade de fazer uma homenagem às centenas de mulheres mortas no incêndio em uma fábrica em Nova York, em 1857. Na ocasião, as trabalhadoras reivindicavam melhores condições de trabalho e acabaram morrendo em um incêndio proposital.

O Dia Internacional da Mulher tem uma história rica e o outro motivo para a criação da data ocorreu em 1909, quando o Partido Socialista da América celebrou 15.000 mulheres, que, novamente, protestaram pelas longas horas de trabalho, baixos salários e falta de direitos de voto na cidade de Nova York.

Originalmente chamado Dia Nacional da Mulher, a celebração anual se espalhou pelo mundo (comemorado oficialmente em 1911), mas foi a Rússia que, sem saber, fez tornar famosa a data de 8 de março.

Embora o Dia Internacional da Mulher tenha se tornado um feriado oficial na Rússia em 1913, as mulheres ainda experimentavam dificuldades causadas pela Primeira Guerra Mundial. Enquanto os homens estavam em guerra, as mulheres lidavam com a escassez de alimentos e um governo que não os ouvia.

Em 8 de março de 1917, dezenas de milhares de mulheres russas saíram às ruas exigindo mudanças. O pedido unificado de ajuda abriu caminho para que as mulheres russas recebessem direitos de voto logo depois.

As mulheres no Brasil

mulheres lutam por justiça no Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil

Talvez a visão que a gente tenha é de que já conquistamos todos os direitos que existem. Mas a realidade é bem diferente disso.

No Brasil, embora as mulheres tenham nível de formação superior ao dos homens, elas ocupam apenas 39,1% dos cargos gerenciais nas empresas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – em 2011, essa proporção era de 39,5%.

E a situação salariam também é vergonhosa: as mulheres recebem o equivalente a ¾ do salário dos homens, ocupando o mesmo cargo pelo mesmo tempo.

Mas ainda há esperança: em alguns países, a igualdade de gênero está avançando em um ritmo melhor. Segundo o Fórum Econômico Mundial, estes são os países mais igualitários do mundo: Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Nicarágua e Ruanda.

Juntas pela igualdade

Unsplash

Em 1975, as Nações Unidas reconheceram oficialmente o Dia Internacional da Mulher e, em 1996, começaram a adotar um tema anual para todos os anos seguintes. O primeiro tema foi “Celebrando o passado, planejando o futuro”.

O tema escolhido de 2020 foi “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres” e este deve ser um objetivo compartilhado ao longo do ano.

“Podemos escolher ativamente desafiar estereótipos, combater preconceitos, ampliar percepções, melhorar situações e celebrar as conquistas das mulheres”, afirma o site da organização. “Coletivamente, cada um de nós pode ajudar a criar um mundo com igualdade de gênero.”.

O tema da campanha de 2020 se baseia na noção de “individualismo coletivo”, que se refere à ideia de que todo indivíduo faz parte de um todo e que as ações, comportamentos e mentalidades de um indivíduo podem ter um impacto na sociedade em geral.

Como posso participar mais ativamente do Dia Internacional da Mulher?

Unsplash

Há muitas maneiras de você participar da celebração do Dia Internacional da Mulher, incluindo participar dos inúmeros eventos que são realizados em todo o mundo.

Esses eventos especiais abrangem desde reuniões globais e conferências informativas até festivais de arte, e serão realizadas por redes de mulheres, instituições de caridade, partidos políticos, corporações e outras comunidades.

Você pode procurar facilmente um evento do Dia Internacional da mulher acontecendo perto de você antes do grande dia. Mas se você não conseguir, não tem problema!

Você ainda pode se juntar a milhões de participantes usando roxo no dia 8 de março. Com o significado de justiça e dignidade, a cor roxa se tornou um símbolo internacional para as mulheres desde quando as mulheres usaram roxo, verde e branco como símbolo da igualdade das mulheres no Reino Unido em 1908.

Como é comemorado o Dia Internacional da Mulher em todo o mundo?

Reprodução/Internet

O Dia Internacional da Mulher é um feriado oficial em pelo menos 20 países, incluindo: Afeganistão, Cuba, Laos, Rússia e Vietnã. Em muitos desses países, a tradição sustenta que os homens honram suas mães, esposas, namoradas e colegas com flores e pequenos presentes.

Em outras nações, o dia é muito parecido com o feriado do dia das mães, no qual as crianças dão presentes para suas mães e avós.

Em alguns países, no entanto, como por exemplo Nepal e China, o Dia Internacional da mulher é um feriado apenas para mulheres.

Quanto ao Brasil, o Dia Internacional da Mulher não é reconhecido como feriado oficial. No entanto, isso não impede que a agitação de celebrações animadas ocorra em vários locais do país, pois comércios, lojas e instituições promovem várias homenagens neste dia tão importante que merece ser celebrado, e refletido.

Via: Good House Keeping