Nunca mais leve um dia ruim de trabalho para casa

O segredo está no espaço de transição.

De acordo com o pesquisador e consultor de alta performance Adam Fraser, a ideia é criar um espaço de transição entre seu trabalho e o seu próprio lar.

O que você está levando do trabalho para casa?

Não queremos dizer os itens tangíveis e práticos — o pote de sanduíche vazio ou as pastas de papéis para examinar –, mas a coisa invisível que pode nos sobrecarregar — aquele comentário crítico feito por um colega de trabalho, os números decepcionantes do relatório semanal, a importante reunião que continua sendo reprogramada.

Você já desejou que houvesse um botão “deletar” ou “pausar” para que você pudesse impedir que seu cérebro ficasse te lembrando de certas coisas?

dia ruim de trabalho nunca mais

O consultor de performance australiano Adam Fraser não inventou um botão de pausa, mas ele inventou um truque para ajudar as pessoas a parar de levar para casa seus dias ruins de trabalho: criar um “terceiro ambiente” que lhe dê espaço para a transição da vida profissional para vida em casa.

O terceiro ambiente não precisa ser uma área física.

Pode ser “a volta para casa, a balsa, a viagem de ônibus, passear com o cachorro, ir à academia”, como lhe disse um CEO.

É só aproveitar o tempo para se desligar do seu dia e decidir como você gostaria de aparecer em casa.

Porque se você não fizer isso, corre o risco de passar seu mal-humor para as pessoas com quem mora.

“Mesmo que você more sozinho”, Fraser acrescenta, “como você faz a transição (do trabalho) para casa determina se você irá descontrair, relaxar e socializar ou ficar obcecado e se preocupar com o dia (que passou).”

Para se preparar para uma noite revigorante, Fraser sugere três passos:

1. Reflita sobre seu dia

Pergunte a si mesmo: “O que foi bem? O que eu consegui? O que posso fazer melhor amanhã?”

Essas perguntas visam lembrá-lo sobre seus sucessos, incentivá-lo a aprender com suas experiências e a se ajustar para o futuro.

2. Descanse fazendo algo que te faça presente

Isso pode significar fazer sudoku, se exercitar ou meditar.

Também pode ser tão simples como tomar um banho e trocar de roupa antes de se envolver com outras pessoas.

Fraser gosta de levar seus dois filhos e cachorro para o parque, onde todos correm.

“Somos idiotas por 45 minutos”, diz ele, rindo.

3. Recomponha-se

Pergunte-se: “Como eu quero aparecer em casa?”

Ao invés de voar porta adentro com o seu dia de trabalho atrás de você, tente ter um propósito ao entrar em sua vida pessoal.

Você pode gastar apenas 15 minutos em seu “terceiro ambiente”, diz Fraser: “Não é quando você aparece, é como você aparece.”
___

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Este texto foi publicado originalmente na TED Ideas, por Mary Halton. Adaptação feita por Awebic. Saiba mais sobre o trabalho de Halton aqui.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar