hábitos de higiene
@shutterstock

Dicas de higiene que fazem toda diferença em nossas vidas

Pequenos hábitos diários de higiene fazem muito bem para a nossa saúde, e em tempos de Coronavírus precisamos reforçá-los ainda mais.

publicidade

Pequenos hábitos diários de higiene fazem muito bem para a nossa saúde, e em tempos de Coronavírus precisamos reforçá-los ainda mais.

A atual pandemia causada pelo vírus COVID-19 parece uma gripe comum, mas pode causar problemas graves no sistema respiratório. A transmissão é rápida e silenciosa, e é necessário tomar alguns cuidados para evitar que a proliferação do vírus continue aumentando drasticamente.

Uma das principais armas para combater este e outros vírus, é velha conhecida de todos: a higiene.

publicidade
hábitos de higiene
@Shutterstock

Os fatores culturais e climáticos do Brasil facilitaram a higienização da população, mas sabe como é, às vezes a preguiça fala mais alto, e muita gente acaba deixando de incorporar alguns hábitos essenciais no dia-a-dia.

Precisamos repensar nossos comportamentos de higiene, pois hábitos rápidos e simples podem evitar diversas doenças, inclusive, salvar sua vida e das pessoas que você ama.

Então aproveite a quarentena para ver estas dicas de higiene que fazem toda diferença em nossas vidas:

publicidade

Lave suas mãos frequentemente

Um dos hábitos mais importantes de higiene e que muitas pessoas esquecem é lavar as mãos! Vários organismos entram em contato com nosso corpo inicialmente pela mão.

Por isso, lave suas mãos antes e depois das refeições, ao ir no banheiro, ao chegar de algum lugar, ao entrar em contato com superfícies e objetos públicos.

@Nate_dumlao

Cuidados nunca são demais, e lavar as mãos deve ser indispensável, mas não se esqueçam das unhas! Às vezes elas podem passar despercebidas, mas manter suas unhas sempre limpas e bem cortadas evita que elas se tornem pequenos depósitos de doenças e bactérias.

Para deixar este hábito um pouco mais legal, que tal utilizar um sabonete líquido bem cheiroso? A sensação de ter suas mãos limpas combinadas com um cheiro agradável vai fazer com que você queira lavar as mãos mais vezes durante o dia!

Se estiver em algum lugar que não seja possível lavar suas mãos com água e sabão, procure ter um álcool gel ao seu alcance, pois ele também é uma medida eficaz para prevenir doenças.

publicidade

Tome banho diariamente

Em alguns países, este hábito de higiene pode até ser estranho. Mas com o clima tropical do Brasil o banho diário é essencial.

Diariamente na escola, no trabalho, nos transportes públicos, nas academias e em praticamente todos os ambientes que frequentamos somos expostos a várias sujeiras, bactérias e vírus de locais que encostamos.

O banho é a principal maneira de eliminar sujeiras da pele de todo o corpo que foram acumuladas durante o dia. Lave cada parte do corpo com muita atenção e não esqueça de secar bem!

hora do banho
@Thecreative_exchange

E para tornar mais divertida a hora do banho, você pode incluir outras rotinas de cuidado pessoal, como hidratar o cabelo, fazer uma esfoliação de pele, um spa para os pés, ou uma banheira bem relaxante. Seja criativo!

Escove os dentes após cada refeição

Você provavelmente já ouviu aquela expressão de que o sorriso é seu cartão de visitas. Então é necessário cuidar de sua saúde bucal diariamente.

sorriso
@Jblesly

Para evitar cáries, mau hálito e outros problemas, é importante escovar os dentes após cada rejeição, ou pelo menos três vezes ao dia.

E é importante relembrar: nunca compartilhem escovas, elas podem transmitir bactérias e doenças, inclusive o COVID-19.

Cuide da higiene do seu lar

@Honest

Não adianta nada cuidar de sua higiene pessoal e viver em um ambiente sujo. Mantenha a casa, os móveis e utensílios limpos. Isso ajuda a prevenir a proliferação de organismos que causam doenças e deixam o lar muito mais aconchegante.

Seu ambiente de trabalho também merece ser cuidado

@Dshall

Se atualmente você está numa rotina de home office, cuidar do ambiente doméstico também envolve cuidar do ambiente de trabalho.

Mas se você está trabalhando em um ambiente compartilhado por seus colegas de trabalho, mantenha sua mesa e objetos que utiliza sempre bem higienizados e peça para que eles também tenham estes hábitos.

Desta forma, é possível evitar a transmissão de doenças e ainda deixar o ambiente de trabalho mais estimulante.

Lave bem os alimentos antes de consumi-los

Alimentos como frutas, legumes e verduras precisam ser muito bem higienizados. Eles costumam ter organismos e pesticidas prejudiciais à saúde. Os alimentos orgânicos não estão livres de elementos nocivos e devem ser higienizados também. Mas não são apenas eles que precisam de um cuidado a mais.

@Cdc

Produtos industrializados precisam ter suas superfícies limpas para evitar uma contaminação indesejada. Nos mercados várias pessoas colocam as mãos nos produtos, e lembra que os organismos geralmente entram em contato com as mãos primeiro?

Portanto dê atenção para a higienização das superfícies dos produtos de supermercados e cuide da sua saúde!

A higiene é uma das melhores formas de estimular as defesas do nosso organismo para combater doenças. Incluir hábitos na rotina, por mais simples que sejam, são importantes para prevenir problemas e aumentar a qualidade de vida.

Fonte: Saúde da Saúde