in ,

O que o tempo na frente das telas pode fazer com o cérebro das crianças

O tempo de tela é uma realidade inescapável da infância moderna, com crianças de todas as idades gastando horas e horas na frente de iPads, smartphones e televisores.

Isso nem sempre é uma coisa ruim:

Aplicativos educacionais e programas de TV são ótimas maneiras das crianças afiarem seus cérebros em desenvolvimento e aperfeiçoarem suas habilidades de comunicação – sem mencionar a folga que esses aparelhos proporcionam aos pais cansados.

Mas tome cuidado: vários estudos preocupantes conectam o desenvolvimento cognitivo tardio em crianças com exposição prolongada à mídia eletrônica.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA estima que as crianças americanas gastam sete horas por dia em frente à mídia eletrônica.

Outras estatísticas revelam que crianças de até dois anos jogam regularmente jogos no iPad e possuem brinquedos que envolvem telas de toque.

Saturação e consequências a longo prazo

O que o tempo na frente das telas pode fazer com os cérebros das crianças

Quando crianças muito pequenas ficam vidradas em tablets e smartphones, diz o Dr. Aric Sigman, membro associado da Sociedade Britânica de Psicologia e membro da Royal Society of Medicine, da Grã-Bretanha, elas podem, sem querer, causar danos permanentes em seus cérebros ainda em desenvolvimento.

Muito tempo de tela muito cedo, ele diz, “é o que impede o desenvolvimento das habilidades que os pais estão tão ansiosos para promover através dos tablets. A capacidade de se concentrar, prestar atenção, perceber as atitudes de outras pessoas e se comunicar com elas, construir um grande vocabulário – todas essas habilidades são prejudicadas”.

Colocando de maneira mais simples, os pais que partem para o tempo de tela em uma tentativa de dar aos filhos uma vantagem educacional podem estar fazendo muito mais mal do que bem – e precisam dosar o tempo de tela de acordo com a idade apropriada.

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 hábitos que você precisa largar se quiser ser uma pessoa bem-sucedida

Você nunca deixará de ser introvertido, pois está em seu DNA