Você já viu os bastidores de fotos no Instagram. Agora é a vez da Índia expor os seus dois lados

Duas Índias: série de fotos causa polêmica ao expor o lado negativo do país e movimentar debate nas redes sociais.

publicidade

“Há dois lados de toda história”.

Essa é a descrição do álbum “Broken India”, que mostra a realidade por trás de fotos estilizadas no Instagram. A campanha é do site Limitless, divisão criativa da empresa de tecnologia Plash Media, com sede em Cingapura.

A ideia das oito fotos é mostrar que o quadro geral não é tão cor de rosa como mostra o site de turismo Beautiful India e revelar a pobreza e a poluição que fazem parte da realidade do país.

publicidade

O recorte de um cenário pode ser muito bonito, mas se você olhar bem, há o outro lado da história.

Tanto as fotos quanto a mensagem da equipe do Limitless em entrevista ao BuzzFeed tem tom provocativo: “Ao trazer ‘Broken India’ à luz, nós queríamos realmente colocar o dedo na ferida”.

Somente quando as pessoas perceberem o estado das coisas e saírem de suas zonas de conforto é que elas começarão a ver a diferença. Um pouco de negatividade é essencial para a mudança positiva

publicidade

E como não poderia deixar de ser, as fotos causaram polêmica.

As opiniões dos indianos se dividem entre apoiar a campanha e em acusar esta iniciativa como negativa por afirmar que o país está “quebrado”.

Pessoas de outras nacionalidades também se manifestaram por mais fotos desse tipo, mas com os contrastes de beleza e pobreza de seus países.

Enquanto nós temos hotéis cinco estrelas de um lado, nós temos favelas do outro. Embora as crianças sejam vistas como o futuro do país, elas também são forçadas ao trabalho infantil.

publicidade

A companhia observa que ambas as repostas positivas e negativas mostram que o seu objetivo foi alcançado ao apontar para o público as condições reais da Índia.

É interessante que mesmo tendo consciência da poluição, da pobreza e de outras questões que demandam atenção, a equipe do Limitless contou ao site Bored Panda que algumas pessoas se dizem felizes com o jeito de como as coisas estão e outras ainda são inflexíveis à mudança.

“A ideia da série ‘Broken India’ foi inspirada por um post que nós vimos online em como o Instragram mostra apenas um lado da história”.

A companhia se refere ao trabalho do fotógrafo tailandês Champoo Baritone que revela a realidade por trás das fotos do Instagram publicado também aqui no Awebic.

Limitless conta que a ideia do fotógrafo se encaixou muito bem no seu conceito de duas Índias, o que ajudou a levar a proposta das fotos para um novo nível.

É fato que um recorte de uma realidade pode definir todo o conceito de uma história e não apenas na fotografia. Acompanhe a hashtag BrokenIndia no Facebook.

Fontes: boredpanda.com, buzzfeed.comlmt-lss.com, designtaxi.com.

O que você pensa sobre o assunto? Compartilhe com os seus amigos!