Categorias: Geral

Eles nos amam: estudos revelam como os cães veem seus donos

Quem nunca considerou seu amigo canino como da família que jogue a primeira pedra.

Na maioria dos lares brasileiros, os cães são os bichinhos de estimação mais amados e tratados como parte da família. Você vai se identificar: eles são brincalhões, divertidos, leais e estão sempre pedindo atenção e mordendo alguma coisa e mesmo assim é como uma prova de amor.

E chamar o seu amigo canino de filho ou considerá-lo parte da família é mais do que natural, não é? E se fosse possível saber o que eles pensam sobre os donos? Na verdade, é sim. Cientistas fizeram estudos em que revelam como os cães realmente veem seus parceiros humanos!

Será que os cães nos veem com tanto amor e carinho assim? De repente nos imaginam latindo de volta quando chamamos para comer ou brincar? Estudos científicos têm a resposta. Confira:

O olfato é o sentido do amor!

Emory University, nos Estados Unidos, realizou o estudo com ressonância magnética no cérebro de alguns cães  e descobriu que eles não só amam seus donos, como os veem como sua família. O olfato é o sentido mais importante do cachorro e foi um dos meios para medir esse reconhecimento imediato no cérebro.

O resultado: os cães conseguem diferenciar os diversos cheiros e reconhecer seu dono e outros animais familiares. Eles ficam felizes com o cheiro do dono mesmo quando ele não está presente e a região no cérebro ligada à recompensa “acende“. E veja quanto amor,  eles priorizam o nosso cheiro acima de qualquer outro!

Nosso ouvido não é penico!

Outro estudo da Universidade Eotvos Lorand de Budapeste, mostrou como o cérebro dos pets reagiu a sons de diferentes humanos e animais, como vozes, grunhidos e suspiros. Antes dessa pesquisa, não se sabia como os barulhos afetavam os cérebros caninos. Entre várias surpresas, os cientistas perceberam que as reações canina e humana à vozes emocionalmente carregadas são muito semelhantes.

Sons felizes, em particular, causam iluminação da área do córtex nas duas espécies e é esta sem dúvida a comunicação comum entre humanos e seus cachorros. Não é a toa que os animais sentem as nossas mudanças de humor com facilidade!

“Nós não precisamos de neuroimagem para ver como a comunicação funciona (entre pessoas e cachorros), mas sem ela, não entendíamos por que funciona. Agora estamos começando a compreender”, disse Atila Andics, o autor da pesquisa ao site Mic.

E para quem sempre acreditou nisso, a pesquisa comprova que a interação dos cães com os humanos é a mesma que de bebês com seus pais. Da mesma forma que crianças, quando estão assustados ou preocupados, eles correm para os seus donos em busca de abrigo e proteção. Diferente de outros animais como gatos e cavalos.

E veja que emocionante: procurar os olhos do dono e olhá-lo diretamente é um comportamento dos cães apenas com os humanos, o que não acontece com seus pais biológicos caninos.

“Ligação com os seus donos é muito mais importante para o cachorro do que com quaisquer animais domésticos”, afirma Andic.

E o inverso? Já parou para pensar como o cérebro humano reage ao amor por seus bichinhos de estimação?

O Hospital Geral de Massachusetts publicou um estudo que mediu a atividade cerebral das pessoas em resposta a fotos de cachorros e crianças. As participantes eram mulheres que tinham animais e bebês de no mínimo dois anos. As áreas do cérebro que reagiram foram as ligadas à emoção, recompensa, interação social, afiliação e processamento visual. Ou seja, ambas as fotos deixaram as pessoas muito felizes.

Qual a conclusão? O fato é que amamos os nossos animais de estimação e eles nos amam também. E em geral, nos comunicamos muito bem com os nossos amigos caninos!  Seja como bebês, filhos ou amigos, eles são mesmo especiais e merecem toda a nossa atenção. Toca a patinha aqui, amigo!

Compartilhe essa história com os seus amigos! Os caninos também!

Fonte: mic.com.

Share
Publicado por:
Taianne Rodrigues

Últimos artigos

40 frases para comemorar o Dia das Crianças com carinho

Veja aqui lindas frases de Dia das Crianças para você homenagear as crianças que você… Read More

29 de setembro de 2020

Concurso de fotografia animal anuncia as 40 fotos mais HILÁRIAS como finalistas

Tente escolher a sua favorita e falhe! Read More

29 de setembro de 2020

A primavera tem muita transformação para ESSES Signos do Horóscopo!

Saiba como essa estação afeta o seu signo! Read More

29 de setembro de 2020

Filha escondeu o doutorado por 3 anos para surpreender a mãe e sua reação em formatura emociona

A reação emocionante nos inspira ainda mais afeto para com nossos pais! Read More

29 de setembro de 2020

10 razões INDISPENSÁVEIS para sempre comemorar o Dia das Crianças

Razões para você comemorar o Dia das Crianças com os seus filhos e aproveitar esse… Read More

29 de setembro de 2020

Carteiro ‘Amigo dos Animais’ viraliza ao tirar selfies com os pets que encontra no trabalho

Os encontros de Cristiano se estendem também aos gatos, coelhos e outros pets! Read More

29 de setembro de 2020