Engenheiro cria solução impensável para reduzir uso de água em irrigações
Engenheiro cria solução impensável para reduzir uso de água em irrigações

Engenheiro cria solução impensável para reduzir uso de água em irrigações

Uma forma de cuidar ainda mais o nosso bem mais precioso que é a água!

publicidade

Quando falamos que a cabeça foi feita para pensar, esse engenheiro deve ser um grande exemplo dessa certeza. De forma simples para quem entende do assunto, acabou usando seus estudos para reverter o enorme uso de água que é necessária para irrigação.

Sergio Jesús Rico Velasco é um engenheiro mexicano que trabalha no Instituto Politécnico Nacional. Em pesquisas feitas para ajudar agricultores que cultivam em locais de clima mais rígidos, encontrou uma solução que pode reduzir em até 90% do uso da água para a irrigação.

O Solid Rain é um tipo de pó que fica em formato granulado feito à base de potássio. Sendo degradável e também um produto que não é tóxico, ele é capaz de ter seu tamanho expandido e pode absorver 400 vezes mais a sua quantia em água.

publicidade

Comercializado como um tipo de pó, ele passa ser hidratado a partir da água da chuva e ganha consistência na forma de um granulado de gel, o que o torna capaz então, de absorver água por até 40 dias.

Variando de suas ações de acordo com o tipo de solo e clima do local, ele deve ser colocado próximo a raiz da planta que deseja ser mantida hidratada. Mantendo essa água absorvida, a planta não precisará ser irrigada com tanta frequência, já que poderá absorver do material, água disponível para ela.

homem-cria-po-para-irrigar-plantas

E dessa forma, suas etapas poderá manter o produto em sua funcionalidade em até 10 anos. Caso a água seja toda absorvida e não sendo recolocada novamente, o produto acabará voltando ao seu estado inicial, em formato de pó.

publicidade

Mais uma vez, caso entre em contato novamente com a água, estará funcionando da mesma forma: absorvendo toda a água para sua capacidade máxima e repassando para as plantas sempre que necessário.

Essa criação vem fazendo tanto sucesso em questões de produção e principalmente em infraestrutura hidráulica, que já está sendo comercializada em diversos países. De forma prática, Sergio Jesús conseguiu uma forma economizar o bem mais essencial que a humanidade possui.

Fonte: Lluvia Sólida

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments