Todos sabemos que o câncer é uma das doenças mais duras que existem.
O tratamento é sempre doloroso e a cura nem sempre é certa. O corpo sofre as consequências de forma muito intensa e ninguém sai o mesmo dessa doença.
Ninguém sai o mesmo porque quem vence essa batalha segue a vida muito mais fortalecido e encara a tudo de outra forma.
É isso que tenta retratar o trabalho do fotógrafo Robert Houser.
Robert procura mostrar como passam por essa doença séria mulheres de todas as camadas de nossa sociedade, como elas encaram o tratamento, como se enxergam após a cura e o quanto elas saem fortes dessa batalha duríssima.
Mesmo que a doença tenha deixado sequelas físicas, é possível enxergar a beleza dessas guerreiras através dos olhos do fotógrafo.
Robert declarou em entrevista ao site BuzzFeed o motivo do projeto ter começado e como ele teve andamento.
Anos atrás, eu estava fotografando uma jovem mulher para uma história de revista. No meio da filmagem, ela me disse que estava prestes a perder seu cabelo na quimioterapia (…) Eu me ofereci para fotografá-la durante o tratamento, mas dava para ver que ela queria terminar a quimioterapia e deixar tudo aquilo no passado.
“Quatro anos depois, do nada, ela me ligou de volta e perguntou se a minha oferta ainda estava de pé. Eu disse: ‘Absolutamente’. É como comecei o meu projeto Enfrentando a Quimio.”
“Alguns dias depois, eu estava em seu apartamento em San Francisco tirando fotos, o que para mim foi um dos retratos mais emocionantes que eu já tinha feito.”
“Mais tarde, ela escreveu que durante anos ela tinha sido olhada, fotografada, estudada e analisada, e como resultado havia chegado a um ponto em que ela não queria ver seu próprio reflexo, nem mesmo em uma janela do carro.”
“Ela disse que as fotos que fizemos juntos foram as primeiras imagens que mostravam ela e não a doença dela.”
“Por ser um fotógrafo de retratos com 20 anos de experiência, eu sempre contei histórias sobre as pessoas. Fotografar alguém passando por quimioterapia foi algo que eu nunca tinha experimentado.”
“Revendo as imagens, dá para sentir o quanto cada foto é genuína e crua.”
“A perda de cabelo é definitivamente uma parte dela, mas realmente, as pessoas submetidas a quimioterapia vivem à beira de suas emoções, eles não podem esconder o medo, ou fingir estar sentindo algo diferente.”
“Eles caminham em público carregando a realidade de sua doença.”
“Enfrentando a Quimio teve um efeito profundo em mim e eu não sabia disso na época, os indivíduos que fotografamos me disseram o quanto a experiência significou para eles em sua jornada com a quimioterapia.”
“Muitos deles disseram que ser fotografado foi um ponto de virada para eles em sua luta contra o câncer.”
Sem dúvida é um trabalho que ressalta ainda mais o valor e a força que essas mulheres têm.
A doença é forte, mas essas pessoas também são.
Parabéns ao Robert Hoper que fez um trabalho magnífico e que todas essas lindas mulheres consigam se curar e viver uma vida repleta de alegrias!
Para conhecer melhor o trabalho acesse Enfrentando a Quimio no site da Fundação Facing Light: facinglight.org.
Fonte: buzzfeed.com.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Gostou das fotos? Compartilhe com um amigo! 😉
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.