Entenda como acreditar apenas na força de vontade pode estar acabando com você
Entenda como acreditar apenas na força de vontade pode estar acabando com você

Entenda como acreditar apenas na força de vontade pode estar acabando com você

É preciso algo a mais!

publicidade

Quantas vezes você já ouviu alguém falar que a razão do insucesso de uma pessoa na vida deriva exclusivamente da falta de vontade dela? Ah, quem dera se isso fosse verdade. Afinal, desse modo todos nós poderíamos mudar de uma hora para a outra.

Claro, não estou dizendo que ela não possui nenhuma importância. Muita calma, pois não é assim que as coisas funcionam.

O que estou querendo dizer aqui é que acreditar somente na força de vontade pode ser o que está acabando com você dia após dia, lhe condenando a viver a mesma realidade sempre, o que é algo simplesmente aterrorizante.

publicidade

Se você quer entender um pouco mais sobre isso, além de descobrir exatamente o que precisa fazer para mudar sua realidade, continue lendo este conteúdo que foi preparado exclusivamente para você.

O que é a força de vontade?

força de vontade

A força de vontade é a capacidade de esforço de um ser humano para cumprir com um plano de ação em consequência de um objetivo.

Ou seja, ela é uma decisão consciente que nos ajuda a criar motivação para realizar uma tarefa. Nós precisamos de força de vontade para não comermos um docinho no meio da dieta ou até mesmo para não gastar o nosso dinheiro em algo que queremos muito, mas sabemos que não podemos naquele momento.

publicidade

Em suma, pode-se dizer que a força de vontade é um dos elementos mais importantes em nossa vida, pois é a partir dela que a nossa realidade pode ser alterada, mas confiar nisso cegamente pode ter um efeito completamente inesperado…

Como a força de vontade pode estar acabando com você?

Imagine que você esteja decidido a acordar todos os dias as 5h00 da manhã. Ótimo, tudo parece maravilhoso até então.

Ou então imagine que você está disposto a finalmente parar de comer determinado alimento ou parar de tomar uma determinada atitude ao longo do seu dia. Maravilhoso.

força de vontade não funciona

Contudo, a gente já sabe que isso provavelmente não vai dar tão certo.

publicidade

Aliás, é muito interessante fazer a reflexão de quantas vezes nós já prometemos a nós mesmos que iríamos mudar em relação a alguma coisa que sempre fazemos e em pouco tempo estamos lá novamente, repetindo o mesmo erro.

Isso não acontece porque temos uma falha grave de caráter, então fique tranquilo em relação a isso. Você é uma pessoa normal.

De fato, o grande problema disso tudo está em colocar na força de vontade a responsabilidade por toda essa mudança.

Veja bem:

  • Como você espera parar de consumir um determinado alimento se ele está sempre na sua frente?
  • Como você espera parar de tomar determinada atitude se sempre está inserido em situações onde ela acaba sendo uma boa saída?

Simplesmente não vai rolar.

No fim das contas a força de vontade pode ser útil em situações onde você já possui maior segurança em relação a um determinado problema, mas para quem está começando a lidar com uma mudança de hábitos, apostar nela pode ser a pior coisa a ser feita.

Mas então, o que fazer?

Já que a força de vontade por si só não é suficiente, precisamos introduzir em nossas vidas outros elementos que permitam uma mudança real. 

força de vontade e mudança de ambiente

São eles:

Comece a mudar o ambiente a sua volta

Todos nós sabemos que existem alguns locais que fazem com que a gente acabe repetindo os mesmos erros

Em muitos casos é possível evitar esse tipo de ambiente, de forma que os erros possam sumir e nós possamos mudar o que quisermos, porém em muitos outros casos isso não é possível.

Se você tem problemas em se tornar uma pessoa produtiva no seu Home Office, pode não ser possível jogar tudo para o ar e decidir trabalhar em outro lugar, mas é super possível provocar mudanças nesse ambiente de modo que ele se torne mais propício para que o nosso objetivo seja alcançado.

Se você tem dificuldades em se tornar produtivo no seu Home Office, comece a seguir alguns passos básicos, como:

  • Bloquear todos os sites em que você perde tempo;
  • Deixar o celular bem longe;
  • Isolar o espaço de forma que você não seja incomodado enquanto trabalha.

Conforme o tempo for passando é natural que você se torne uma pessoa mais produtiva, principalmente porque não irá mais perder tempo com várias coisas devido a mudança de ambiente.

A partir do momento em que essa mudança de chave acontece dentro da sua mente, a força de vontade finalmente pode desempenhar o seu papel, lhe ajudando a ir ainda mais longe.

Esteja sempre em uma busca constante pela melhoria

força de vontade e melhoria

Crer unicamente na força de vontade faz com que nós passemos a nos sentir muito fracos quando falhamos. De certo modo, nossa motivação é totalmente quebrada e surge um sentimento de incapacidade em nosso coração.

Porém, é preciso que você entenda como o fracasso em relação a algo não é uma sentença, mas sim apenas um estado.

Ou seja, você pode ter fracassado em algum momento, mas isso não faz com que seu destino seja sempre fracassar.

Tente todos os dias melhorar onde você sente que precisa e não desista jamais.

O simples ato de manter uma postura de busca por constante melhoria é o suficiente para mudar a sua realidade no longo prazo.

Lembre-se de que a vida não é um filme. As grandes mudanças demoram tempo para acontecer.

Se dedique todos os dias a desenvolver a sua mentalidade

Por fim, você deve sempre estar buscando desenvolver sua mentalidade, de forma que sua visão de mundo comece a se expandir continuamente.

Infelizmente ou felizmente nós somos moldados pela realidade que nos cerca, fazendo com que a nossa percepção seja limitada a aquilo que crescemos acreditando.

A medida em que sua mentalidade é desenvolvida e novas realidades surgem, é natural que seja possível mudar facilmente, pois novas possibilidades existem.

mentalidade e força de vontade

O melhor jeito de fazer isso é se manter sempre em contato com pessoas mais experientes, fazer novas amizades, ter experiências diferentes, ler bons livros, ver filmes que mostram outra realidade e refletir sobre sua própria vida.

A partir daí, será apenas uma questão de tempo para que as mudanças necessárias em sua vida aconteçam sem haver a necessidade de uma grande força de vontade para isso!