Esse EXERCÍCIO ESPIRITUAL acabará com a ansiedade causada pela pandemia!

Como acabar com a ansiedade em plena pandemia com exercícios espirituais!

Esse EXERCÍCIO ESPIRITUAL acabará com a ansiedade causada pela pandemia!
Esse EXERCÍCIO ESPIRITUAL acabará com a ansiedade causada pela pandemia!

Neste momento de crise global, pandemia, novo coronavírus, isolamento social, todos somos chamados a aprender uma importante prática espiritual chamada suspensão que pode enriquecer a nossa vida.

Com isso, devemos aprender a suspender nossas vidas e as expectativas que naturalmente projetamos sobre ela, pois é praticando a suspensão que podemos ter menos ansiedades e frustrações.

Se a suspensão não for realizada, podemos incorrer em grande ansiedade e frustração que, obviamente, não contribuirão para o nosso bem-estar.

O que significa o exercício espiritual “Suspensão”?

Na filosofia antiga , os céticos usavam a palavra “suspensão” ( epoché ) para indicar literalmente parênteses.

Este exercício tornou-se popular novamente durante os anos anteriores à Primeira Guerra Mundial. 

ansiedade-na-pandemia

Exercer a suspensão significa colocar entre parênteses nossos julgamentos, expectativas, esperanças, projeções em relação ao que estamos vivendo para que possamos olhar o que temos pelo que é e com maior clareza.

Suspender nosso pré-julgamento sobre como nossa vida deveria ser é um exercício útil para evitar a sensação de esgotamento e frustração quando as expectativas não são atendidas.

Como funciona o exercício de “suspensão” na pandemia?

Durante esta pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas se sentiram muito frustradas com a aparência de suas vidas, como se elas não tivessem feito o suficiente ou suas escolhas anteriores tivessem sido um fracasso ou suas vidas fossem um fracasso. 

Algumas pessoas acham que foi a pandemia que finalmente esclareceu todas essas falhas. O fato é que essa “luz pandêmica” é muito mais escura do que a que estávamos acostumados. 

Essa “luz pandêmica”, esse “acordar” despertou nossas vidas apenas o suficiente para ver o que vem a seguir.  Consequentemente, esperar ver as coisas claramente através dessa luz já é um cenário para ansiedade e desânimo.

Aplicar a suspensão pode nos ajudar não apenas hoje a lidar com esse estado de incerteza, mas também a ser mais bondosos conosco e com os outros quando não pudermos ver bem.

ansiedade-na-pandemia

Como aplicar o exercício de suspensão?

Na vida, tendemos a abordar as pessoas, os relacionamentos e os planos futuros da mesma maneira.

Quando encontramos alguém que não conhecemos, tendemos a obter uma imagem completa dessa pessoa com base em nossas experiências anteriores com pessoas semelhantes a ela e nas expectativas pessoais que construímos em nossa experiência. 

Ou, quando planejamos algo, esperamos que o plano dê certo de certa maneira porque resolvemos seu incógnito intrínseco com base em nossas memórias e experiências passadas. 

Sempre que as expectativas do quadro completo não são atendidas, ficamos surpresos e decepcionados.

O exercício de “suspensão” ajudando pessoas na pandemia

Especialmente durante esta pandemia, é muito fácil ficarmos tão surpresos com nossos planos e nossas vidas quanto se descobríssemos que o traseiro de nossa xícara é um cachorro.

ansiedade-na-pandemia

Neste momento sem precedentes, não podemos confiar em expectativas racionais sobre nossas vidas porque não temos memórias pessoais do que significa viver durante uma pandemia.

Por isso, para as coisas difíceis da vida, devemos aprender a usar o exercício de suspensão. Suspender as expectativas do que ainda não sabemos nos permitiria reunir melhores informações sobre o que estamos vivenciando no momento.

É preciso refletir sobre!

Quando o desconhecido é muito vasto, como quando conhecemos uma nova pessoa ou vivemos uma pandemia, não podemos confiar em nossas memórias passadas.

Portanto, não podemos construir expectativas razoáveis. Precisamos suspender nosso julgamento e apenas observar para reunir mais informações.

Vivemos um momento em que por trás de alguma coisa que não enxergamos muitas vezes há instabilidade e às vezes morte.

É muito exaustivo para o nosso cérebro entreter tantas incógnitas ao mesmo tempo, porque isso nos priva de todo o quadro continuamente.

ansiedade-na-pandemia

Para evitar cair em mecanismos autodestrutivos em que nos precipitamos em julgamentos depreciativos que forçam nossas vidas a um quadro sombrio, mas completo, podemos praticar a suspensão para aliviar qualquer frustração ou ansiedade.

Pensar demais gera ansiedade

Não importa se alguma pessoa está remoendo algo que já aconteceu no passado ou pensando em teorias de como vai ser o futuro, você não deve ser assim.

É fato que as pessoas que pensam demais sempre estão atormentadas com as reflexões estressantes e nível de ansiedade altas.

Por isso, sua inabilidade em conseguir se livrar desses pensamentos as deixam em um estado de angústia e medo que está por vir.

Apesar de isso ser muito comum, pensar demais em alguns casos problemáticos podem gerar caos, algumas pessoas simplesmente não conseguem acalmar o seu grande volume de pensamentos.

Pensando nisso, listamos a seguir alguns pontos de como você pode parar de pensar demais, você já viu que isso pode gerar problemas de ansiedade, então, comece a partir de hoje melhorar.

ansiedade-na-pandemia

Como posso parar de pensar demais?

São várias as pessoas que sofrem desse mal, você não está sozinho nessa. Porém, faça a sua parte para que você não entre em um estado de depressão e ansiedade sem controle.

Sabemos que a pandemia desconfigurou muitos hábitos e rotinas, mas seja forte, pois tudo isso vai passar. Confira a seguir como você pode parar de pensar demais nas coisas. Aproveite!

1 – Defina prazos para tomar decisões importantes

O simples fato de você começar a definir prazos para realização de alguma coisa que seja, já ajuda a sua autoestima e os problemas de ansiedade.

2 – Não adie o que deve ser realizado

Force-se a cumprir as suas metas e desafios, mantenha-se ocupado, mente ocupada, assim você terá mais controle do que faz e do pode ser realizado no futuro, tudo isso sem se preocupar com o futuro desconhecido.

3 – Dê um tempo para as coisas amadurecerem no momento certo

Não seja uma pessoa apressada, de querer tudo no dia, tudo imediatamente, pois isso pode gerar mais ansiedade em você. 

ansiedade-na-pandemia

4 – Pare no tempo

Quer aliviar sua mente? Comece a pensar no agora, observe a natureza, veja o que você está se tornando hoje. Permita-se parar no tempo e contemplar o agora.

5 – Não alimente os seus medos

Você tem que começar a encarar esses medos de frente, ficar parado pensando quais serão as consequências se alguma coisa ruim acontecer vai ser ainda pior.

6 – Solte o controle da sua vida

Claro que você não vai largar tudo e deixar a Deus proverá. Permita-se descansar um pouco, deixar as coisas fluírem, pois tudo tem o seu tempo determinado.

7 – Tenha uma boa noite de sono

Isso é indispensável! Como é que você quer ter uma mente livre de ansiedade e problemas se não cuida bem dela? Isso mesmo, dormir faz descansar os seus pensamentos, assim deixando sua vida mental mais ativa.

publicidade