Estudo revela dados alarmantes sobre o sedentarismo causado pela pandemia; anote o conselho e viva MELHOR

Tenha uma vida mais ativa!

Estudo revela dados alarmantes sobre o sedentarismo causado pela pandemia; anote noto conselho e viva MELHOR
publicidade

As restrições de segurança e saúde durante a pandemia do coronavírus fez com que muitas pessoas ficassem em casa. 

Tanto o isolamento quanto a quarentena transformou a forma como as pessoas lidam com a saúde e movimento do corpo.

Com os trabalhos remotos e toda a vida pessoal e profissional acontecendo dentro de casa, muitas pessoas acabaram negligenciando as atividades físicas.

publicidade

Te interessa?

O período de pandemia foi um dos grandes fatores que fez crescer o aumento de pessoas sedentárias. O gasto de tempo em casa sentado trabalhando e fazendo outras atividades deixaram as pessoas doentes.

Veja o que o Dr. Richard Yoon, chefe de ortopedia do Jersey City Medical Center, em Nova Jersey:

“Definitivamente, vimos casos de aumento do comportamento sedentário, especialmente com mais pessoas em casa durante os bloqueios e mais desemprego.”

O aumento do sedentarismo na pandemia

De acordo com um artigo publicado na revista Psychiatry, o comportamento sedentário cresceu nos últimos anos, assim como diminuiu a atividade física na rotina de muitas pessoas.

publicidade
sedentarismo na pandemia
Estudo revela dados alarmantes sobre o sedentarismo causado pela pandemia; anote noto conselho e viva MELHOR. (Imagens: Pexels)

Mesmo na pandemia, as pessoas sedentárias continuaram sedentárias, assim como algumas pessoas ativas se tornaram desleixadas em relação ao cuidado do corpo.

Todos esses dados são bastante preocupantes para a comunidade medica ao redor do mundo. Isso porque a pandemia contribuiu muito para o aumento de pessoas sedentárias.

publicidade

Na verdade, não apenas os efeitos físicos, mas as condições mentais das pessoas também são afetas por causa do sedentarismo na pandemia.

São vários os pacientes nos hospitais com problemas de saúde devido a uma vida menos ativa, perdendo assim a qualidade de vida por não terem rotinas saudáveis.

O perigo do sedentarismo para sua saúde

Como muitas pessoas já sabem, ficar muito tempo sentado no trabalho ou em casa pode prejudicar muito a condição de saúde.

O descanso no ambiente de trabalho ou em casa é necessário, porém, extrapolar no descanso a ponto de negligenciar a atividade física é bastante perigoso para sua saúde.

publicidade

O sedentarismo está bastante ligado aos riscos de vários problemas para a saúde, como:

  • Morte prematura;
  • Diabete;
  • Doenças cardíacas;
  • Ganho de peso.

Acredite, leva menos tempo para desenvolver um estilo de vida saudável em comparação ao tratamento de alguma doença devido ao sedentarismo.

sedentarismo na pandemia

Estabelecer uma vida ativa com exercícios diários é essencial para sua qualidade de vida em muitos aspectos.

publicidade

Uma vez que você consegue ter uma rotina ativa e saudável, será possível sentir os efeitos benefícios imediatos de um corpo mais forte.

Por outro lado, ter uma vida sedentária pode gerar vários desconfortos em sua vida, como, dores nas costas a indisposição.

As dores nas costas são uns dos principais efeitos negativos do sedentarismo causado pela pandemia. Esse problema de saúde acaba limitando as pessoas de terem uma vida mais produtiva e ativa.

O sobrepeso também é um dos fatores que mais cresceu na pandemia, levando muitas pessoas a uma vida sedentária no conforto do lar.

publicidade

Idosos são mais vulneráveis ao sedentarismo causado pela pandemia

Você sabia que um corpo mais envelhecido tem mais chances de casos graves de covid-19? O fato é que a falta de atividade física é prejudicial para todas as idades.

Conforme o tempo vai passando, o corpo fica ainda mais frágil quando a pessoa leva uma vida sedentária.

O nosso corpo foi feito para se movimentar, por isso, as atividades físicas cotidianas são muito recomendadas por profissionais de saúde.

Em relação ao combate do sedentarismo na pandemia, as pessoas com idades mais avançadas devem receber uma atenção especial.

publicidade
sedentarismo na pandemia

A verdade é que os idosos tendem a se descondicionar muito mais rapidamente, podendo levar apenas duas semanas para desenvolver uma vida sedentária.

Na pandemia, muitas pessoas mais velhas apresentaram transformações metabólicas e fisiológicas devido ao sedentarismo.

Uma pesquisa realizada pelo The Journals of Gerontology observou que vários idosos com sobrepeso e pré-diabéticos para chegar a conclusão de que o sedentarismo é bastante perigoso para as pessoas mais velhas.

Levar uma vida sedentária só atrapalha a recuperação de doenças, assim como diminui a qualidade de vida.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Um pouco de atividade é melhor que nada

O seu corpo precisa se movimentar, mesmo que você esteja em casa de quarentena, existem várias atividades físicas feitas em casa que podem ajudar.

Independente da sua idade, é muito importante o retorno das atividades físicas para sua qualidade de vida.

Apesar de a pandemia ter destruído sua construção de hábitos, uma vida ativa é o primeiro passo para voltar a uma vida saudável.

Se o seu local de trabalho permite que você tire alguns minutos de descanso, aproveite essa oportunidade para se alongar ou fazer algum exercício.

São várias as atividades que duram 30 minutos que podem ajudar você a não ser sedentário, como, por exemplo:

  • Caminhar;
  • Alongar;
  • Levantar e setar.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Considere dividir o seu tempo no computador se você trabalho em casa, use esse tempo para descansar ou fazer alguma atividade para movimentar o corpo de forma saudável.

sedentarismo na pandemia

É muito importante você cultivar momentos saudáveis para melhorar sua condição física e mental.

Mesmo com todas as restrições de segurança e saúde da pandemia, muitas pessoas conseguiram contornar a situação e lutar contra o sedentarismo.

Volte para aos hábitos saudáveis após pandemia

É extramente importante você voltar aos seus hábitos normais após a pandemia. Se você sempre levou uma vida ativa, ficar trancado em casa só prejudicou seus hábitos saudáveis.

Na verdade, encontrar uma forma de estabelecer cronograma e rotina é essencial para você vencer o sedentarismo por causa da pandemia.

Não será nada produtivo para sua vida ficar em casa de pijama sem realizar atividades físicas. O seu corpo foi feito para se movimentar.

Apesar de muitas pessoas continuarem fazendo atividades físicas em casa, outras acabaram entrando no comodismo.

Você gostou de saber mais sobre o sedentarismo causado pela pandemia? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares essas informações importantes para a saúde.

Veja mais ›
Fechar