Família monta cenas em casa para alegrar vovó de 87 anos que tem Alzheimer

“Jason, eu nunca vi nada assim!”, disse a idosa, maravilhada com os peixes nadando livremente pelo aquário projetado na janela.

publicidade

A família de uma vovó com Alzheimer decidiu surpreendê-la com um verdadeiro show de luzes e cores em sua casa, onde recriaram um aquário inteiro na janela da sala de estar.

Dona Hendrika, de 87 anos, vive com o filho, Jason van Genderen e sua família, em Sydney, na Austrália. Ela foi diagnosticada há alguns anos com Alzheimer e demência vascular, doenças degenerativas que infelizmente não possuem cura.

Jason, que é cineasta, queria aproveitar as festividades do Dia das Mães na Austrália para alegrar Dona Hendrika, e para tal, se inspirou no imponente Aquário de Sydney.

publicidade

A idosa costumava levar o filho ao aquário quando ele era criança e ambos criaram maravilhosas lembranças daqueles passeios.

Com a ajuda de sua esposa e filhos, Jason passou o dia instalando papel manteiga nas janelas e configurando dois projetores para exibir um vídeo em alta definição de peixes nadando livremente pela água límpida e cristalina do aquário.

Ficou tudo perfeito! Naquela noite, a família trouxe Hendrika para a sala de estar e se certificou de que ela estava confortável. Jason ligou os projetores e, bem, um espetáculo sensacional de luzes e cores começou, para o deleite da vovó!

publicidade

Jason, eu nunca vi nada assim!”, disse a idosa, maravilhada com os peixes nadando livremente pelo aquário projetado na janela. “É muito bonito!”.

Enquanto ela observava a vista deslumbrante, Jason tentava fazê-la se lembrar dos momentos em que eles passavam o dia inteiro no Aquário de Sydney. Lindo demais!

A família van Genderen conta que aderiu à uma filosofia de vida simples e singela: quando você ama alguém que tem problemas de memória, simplesmente aprende a viver o momento. E nada mais!

publicidade

Após tantos meses de quarentena, Dona Hendrika continua alheia ao que está acontecendo no mundo e os perigos da pandemia. Até hoje ela se queixa com frequência porquê não pode sair de casa, como de costume.

Em meio a esses tempos difíceis, cuidar da mãe tem sido mais desafiador do que nunca, mas o australiano sempre consegue arranjar maneiras novas de entretê-la e diverti-la.

Veja abaixo como foi a surpresa:

We turned Oma's house into an aquarium for Mothers Day!

💙🐠🍾🎩🐇 Let's be honest… mothers make magic happen every day… so we thought we'd try give some back to Oma for Mothers Day in isolation.Dementia treatment can take all shapes, including kindness, patience and creativity 💙

Posted by Omas Applesauce on Saturday, May 9, 2020

A surpresa compartilhada no Facebook já acumula quase 2 mil reações e centenas de compartilhamentos.

Supermercado personalizado

Semanas antes, ele transformou a sala de estar de casa em um supermercado improvisado para Hendrika fazer compras e escolher seus produtos favoritos. Tudo foi feito com ajuda da esposa e dos filhos.

O hobbie preferido da idosa é justamente comprar. “Não podemos levá-la ao supermercado, então pensamos em abrir uma loja em casa mesmo”, disse Jason em um vídeo viral.

O mais legal foi que os netos dela eram os assistentes do supermercado, que garantiram que ela recebesse “os melhores” preços.

Confira o vídeo abaixo:

These impossibly tough days filled with so many emotions play out differently in every home. We just need to remember to let the sunshine in when we can. This little beam filled our hearts today 🌞💛 Hopefully it fills your’s too…#HomeShoppingWithOma

Posted by Jason van Genderen on Wednesday, April 8, 2020

Fonte: Inspire More