Fazer isso para as crianças HOJE acabará com a ansiedade causada pela quarentena!

Veja aqui os benefícios em se adotar um cachorro na quarentena!

Fazer isso para as crianças HOJE acabará com a ansiedade causada pela quarentena!
Fazer isso para as crianças HOJE acabará com a ansiedade causada pela quarentena!

A quarentena e o isolamento social tem levado muitas pessoas a pensarem que adotar um cachorro para ter uma companhia e distração nessa tão fase complicado e difícil. 

Esse comportamento é de grande importância, pois já que mais de quatro milhões de animais moram em abrigos ou nas ruas.

Essa quantidade de animais sem donos é a terceira maior do mundo todo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos da América.

Levando em consideração esses dados, será que realmente essa é uma época boa para adotar um animal de estimação?

De acordo com a doutora em Clínica Veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo, Thaís Casagrande, há alguns pontos que precisam ser avaliados nessa decisão. Veja a seguir o que ela fala sobre isso:

“Temos que tomar muito cuidado com a adoção por impulso, mais comum no caso de pessoas que estão sofrendo de solidão neste momento de isolamento social. A adoção deve ser uma coisa muito consciente e pensada. A família deve considerar se tem condições de manter o animal por toda vida dele”.

adoção-cachorro-quarentena

Várias pessoas ficam com dúvidas sobre qual a raça de cachorro mais adequada para se ter em casa. Isso pode ter uma grande relação com a afeição que a pessoa que quer adotar tem por cada um, porém, pensar na rotina pode auxiliar um pouco na decisão da adoção.

Um exemplo disso são os gatos, eles são animais um pouco mais independentes, que até gostam de ficarem sozinhos em casa, por isso, eles possam ser animais mais adequados para pessoas que ficam fora o dia todo.

Por outro lado, os cachorros podem ser mais adequado para pessoa que passam mais tempo em casa mesmo, como é o caso da quarentena e do isolamento social.

Além disso, é muito importante considerar o seu ambiente, seu convívio diário, sua situação financeira, pois os cachorros adotados precisam e necessitam de passeios e de um local agradável para se adaptar.

A doação de cachorro deve ser incentivada

O hábito da população brasileira em comprar animais de estimação, ao invés de adotar, faz com que muitos desses animais permaneçam abandonados e sem donos.

adoção-cachorro-quarentena

O Brasil aparece em segundo lugar no ranking de países com animais domesticados. Além disso, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), até o ano de 2012 o número de cachorros domesticados era de trinta e sete milhões, enquanto dos gatos de estimação eram aproximadamente de vinte e um milhões.

O que podemos tirar disso é que a quantidade de cachorros e gatos abandonados, sem nenhuma estimativa. Pois a escolha por um novo animal, acontece pela preferência de idade (filhotes), cor e raça.

Por isso, muitas pessoas não consideram que, a adoção de cachorro ajude a tirar vários deles de situações de risco, além de trazer alegria e um novo lar para eles.

Benefícios em adotar um cachorro na quarentena

Confira a seguir o que você pode levar em conta o quais os benefícios em adotar um cachorro durante um isolamento social ou quarentena. 

1 – A adoção de cachorro gera economia

Uma das grandes vantagens em adotar um cachorro ao invés de comprar é não ter custo direto.

adoção-cachorro-quarentena

É mais viável investir o dinheiro que seria gasto para comprar um cachorro, com ração, caminha, casinha, acessórios e brinquedos, cuidados médicos preventivos e outras coisas que demandam do cachorro.

2 – Menos cachorros abandonados nas ruas

É adotando um cachorro encontrado na rua que você estará contribuindo para a diminuição da população de cães abandonados.

Isso pode até parecer um gesto muito pequeno, mas faz muita diferença. Além disso, é muito importante também divulgar para os amigos e familiares como esse gesto pode transformar o cenário de comercialização de animais.

Pare e pense um pouco! Se em 2012 tinha mais de 58 milhões de cachorros e gatos domesticados no Brasil, imagine o número desses animais abandonados e sem lar.

3 – Mais segurança para o dono e para as crianças

Pode até não parecer, mas você sabia que adotar um cachorro é benéfico tanto mentalmente quanto fisicamente?

Isso mesmo, adotar um cachorro pode aumentar a autoestima e a segurança do adotante, o que também traz muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Há várias pesquisas que garantem que os cachorros são capazes de ajudar na diminuição dos níveis de ansiedade e sedentarismo dos donos.

adoção-cachorro-quarentena

4 – Muito amor, gratidão e fidelidade

É realidade que adotar um cachorro traz muito amor para dentro de sua casa e para a sua família. Os cachorros abandonados geralmente possuem muito apego com quem os adota, pois eles se sentem gratos por ter alguém que cuide.

5 – O processo de adaptação é menor

Isso não é bem uma regra, mas as adoções de cachorros permitem mais facilidade na adaptação, em ambientes sem estresse, em comparação aos que viviam quando não tinham uma casa.

6 – Os cachorros de rua são mais resistentes a doenças

Algumas pessoas acreditam no mito de que os cachorros de raça são mais resistentes e, por isso, deve-se comprar pela raça, apenas.

Porém, a verdade é que como o vira-lata é originário de várias outras raças, acaba gerando uma seleção natural em que os cachorros resistentes sobrevivem.

adoção-cachorro-quarentena

A importância em adotar um cachorro na quarentena

Como foi dito anteriormente, ter um cachorro de estimação traz inúmeros benefícios para a saúde.

A ciência aponta a relação dos cachorros com a nossa saúde física e outros laços, como a amizade, capaz de fortalecer as relações sociais.

Todos os benefícios podem ser notados quando se adota um cachorro, pois a família cresce, assim ficando mais feliz e envolvida com a chegada do novo membro.

O envolvimento é tão grande que os animais de estimação passam a ser considerados membros da família. A prova disso são os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde em 2013 foi realizado um estudo mostrando que de cada 100 famílias, 44 criam cachorros.

adoção-cachorro-quarentena

Para quem tem cachorro em casa sabe que ele é considerado por muito um leal amigo, o melhor amigo do homem.

Além disso, nos últimos anos aumentou a proteção sobre os cachorros que sofrem algum tipo de violência ou que são maltratados e abandonados nas ruas.

Por mais que existam vários benefícios de se compartilhar a companhia de um grande amigo peludo, é preciso muita paciência e dedicação.

publicidade