Ferramentas indispensáveis para o trabalho em Home Office

publicidade A modalidade de trabalho remoto, ou popularmente conhecido como home office, vem ganhando cada vez mais adeptos. Veja quais ferramentas são essenciais para manter a produtividade e facilitar o trabalho em casa! O trabalho remoto, conhecido no Brasil como home office, é uma tendência mundial que se fortaleceu após o ano de 2020. Cada […]

publicidade
(Fonte: Pixabay)

A modalidade de trabalho remoto, ou popularmente conhecido como home office, vem ganhando cada vez mais adeptos. Veja quais ferramentas são essenciais para manter a produtividade e facilitar o trabalho em casa!

O trabalho remoto, conhecido no Brasil como home office, é uma tendência mundial que se fortaleceu após o ano de 2020. Cada vez mais empresas e trabalhadores estão adotando essa modalidade de trabalho.

publicidade

Os benefícios são diversos, desde redução de custos até a liberdade e mobilidade que esta forma de trabalho permite, garantindo melhores resultados e aumento na qualidade de vida dos colaboradores.

Mas para manter a disciplina e a produtividade mesmo no ambiente doméstico, existem diversas ferramentas que podem potencializar e otimizar o trabalho no home office.

Ferramentas essenciais para manter a produtividade no home office

1. EdrawMind

Esta poderosa ferramenta permite realizar brainstorming e mapeamento de ideias, planejamento de tarefas em equipe, tudo de forma colaborativa em tempo real. Trabalhar em equipe, mesmo em home office, fica mais fácil com essa ferramenta, que traz apresentação multimídia dos quadros criados na plataforma.

Compatível em diversos navegadores, com interface intuitiva, o EdrawMind permite exportação em diversos formatos, além de integração com sistemas de armazenamento em nuvem, para que nenhuma informação seja perdida.

São diversos templates de gráficos, fluxogramas e mapas mentais para escolha e personalização, com segurança e encriptação para manter os dados das empresas seguros.

publicidade

O software tem versões para Windows, Mac e Linux, além de iOS e Android, permitindo teste grátis da plataforma. Possui suporte técnico especializado, com respostas rápidas ao cliente.

2. Trello

Imagem: Google Play

O Trello é um dos sistemas mais usados para aumentar e manter a produtividade. Tem interface intuitiva e apelo visual. Tem como maior objetivo organizar tarefas e atividades e seu progresso.

publicidade

Permite a organização em tópicos, compartilhamento e colaboração com outros usuários, comentários e checklists nas tarefas, além de opções de personalização de cores para melhor leitura.

Além disso, possui opções gratuitas e premium, voltadas para colaboradores, empresas ou usuários que queiram alcançar metas e ter maior organização no seu dia a dia. É um website que funciona em qualquer tipo de navegador, além de ter aplicativo disponível para os principais sistemas (Android e iOS).

3. Sistemas de Armazenamento em Nuvem

(Fonte: Pixabay)

Atualmente, não contar com um sistema de armazenamento em nuvem, mesmo para uso pessoal, é pedir para ficar refém do espaço de armazenamento dos dispositivos. Os sistemas operacionais dos smartphones, em sua maioria, já trazem uma conta gratuita para que o usuário faça backup de suas informações, contatos e mídias.

publicidade

No ambiente corporativo, é imprescindível possuir uma conta em um dos diversos sistemas disponíveis, muitos deles gratuitos. Diversas empresas já contratam esse tipo de servidor para que os colaboradores possam armazenar e compartilhar facilmente arquivos de diversos tipos.

Para o regime home office, esse serviço é indispensável, pois permite que arquivos sejam facilmente encontrados, acessados de qualquer lugar e compartilhados de forma mais acessível.

Atualmente, ser impedido de enviar anexos por e-mail por conta do limite máximo, com o sistema de armazenamento em nuvem, ficou para trás. Basta enviar o link do arquivo desejado para seu companheiro de trabalho, com segurança e facilidade.

4. Software de ligações virtuais

publicidade

Os softwares e sites de ligações virtuais são ferramentas indispensáveis para reuniões virtuais, principalmente para quem trabalha em home office. Os departamentos de recursos humanos já estão realizando entrevistas para processos seletivos exclusivamente nestes sites.

Realizar chamadas de áudio e vídeo, compartilhar arquivos e a imagem da tela para apresentações de trabalho, são os recursos mais usados destes serviços, que possibilitam que colaboradores e gestores se comuniquem de qualquer lugar.

Esse tipo de tecnologia permite às empresas funcionarem completamente em caráter remoto, sem ter um escritório fixo. Além disso, contratar colaboradores de outras localizações, o que abre um leque muito maior de possibilidades e opções tanto para quem quer trabalhar, quanto para quem quer contratar.

São diversos serviços disponíveis, como o pioneiro Skype, Google Meet ou Zoom, com planos gratuitos e pagos, que variam em características e benefícios. Normalmente, as contas gratuitas permitem chamadas ilimitadas com apenas 2 pessoas, ou limitadas em 1h de transmissão com 3 ou mais pessoas.

publicidade

5. Pacote Office ou Google Docs

(Fonte: Pixabay)

O pacote Office já é conhecido dos usuários de computadores há anos e são imprescindíveis para criar textos, planilhas e apresentações.

O Google fornece esse tipo de serviço diretamente no navegador, de forma gratuita e online, armazenando os arquivos na nuvem.

Possibilita criação de textos, planilhas, formulários e apresentações de forma intuitiva, com diversos templates prontos, possibilitando a colaboração de outros usuários no mesmo arquivo em tempo real.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Então, preparado para obter melhor produtividade ao trabalhar em home office?

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar