Foca simpática comemora 31 anos com surpresa FOFA preparada por cuidadores
Foca simpática comemora 31 anos com surpresa FOFA preparada por cuidadores

Foca simpática comemora 31 anos com surpresa FOFA preparada por cuidadores

A foca-cinzenta Yulelogs completou recentemente 31 anos de vida.

publicidade

O que pode ser melhor do que comemorar o aniversário ganhando um belo e gigantesco bolo de gelo fresquinho com cobertura de peixe?

Esse foi o presente da foca Yulelogs, que completou recentemente 31 anos de vida.

A foca macho de 200 kg vive no santuário da Cornish Seal após um início de vida conturbado. Ela nasceu e passou os primeiros anos de vida em um parque aquático da Inglaterra até que seus cuidadores decidiram reinseri-la na natureza.

publicidade

Focas-cinzentas são encontrados nas duas margens do Oceano Atlântico Norte, especialmente no Ártico. Elas são pouco sociáveis entre si e raramente formam colônias grandes no litoral. Assim, também são de difícil adaptação.

Yulelogs não conseguiu reintegrar-se ao seu habitat natural e em questão de meses, retornou ao parque, onde convive com os cuidadores de mamíferos desde então.

Três meses após sua libertação, Yulelogs foi resgatada pela ONG RSPCA após dezenas de pessoas relatarem que ela estava perseguindo banhistas com baldes na praia, pois acreditava que continham peixes”, escreveu o abrigo Cornish Seal Sanctuary em um post no Facebook.

publicidade

A foca vive muito bem, com um espaço próprio dentro das dependências da Cornish Seal. Em geral, focas-cinzentas vivem entre 25 a 30 anos, mas Yule ultrapassou essa marca e deve viver bem mais, graças à alimentação constante e bem balanceada.

No último fim de semana, para comemorar o 31º aniversário do mamífero, os funcionários do parque decidiram presenteá-la com um bolo de gelo gigante recheado de peixe fresco.

Yulelogs ficou muito feliz e agitada com a surpresa. “Ela simplesmente adorou seu bolo de aniversário”, disse Georgina Shannon, coordenadora de mídia do santuário. “É uma ótima forma de enriquecimento para ela também, pois requer um pouco de reflexão sobre como tirar o peixe do bolo!”.

Os cuidadores também ficaram muito animados com a festinha. “Foram alguns meses incrivelmente difíceis no santuário e para todos devido à COVID-19”, disse Georgina. “Então, foi muito bom ter um momento de celebração”.

publicidade

It’s Tik Tok Tuesday! Yulelogs having a splash ❤️

Posted by Cornish Seal Sanctuary (OFFICIAL) on Tuesday, August 25, 2020

Sobre as focas-cinzentas

As focas-cinzentas vivem em ambientes quase inóspitos para os seres humanos, onde as temperaturas são baixíssimas. Para protegê-las do frio, seu corpo carrega uma camada de gordura espessa e um sistema circulatório especial.

Elas são mamíferas da família Phocidae, muito bem adaptadas à vida marinha – mas não tanto em terra firme, onde viram presas fáceis.

O corpo de uma foca é hidrodinâmico, semelhante a um torpedo, com os membros posteriores e anteriores em forma de nadadeira. Essas criaturinhas não possuem orelhas, o que as distingue da família Otariidae – leões marinhos.

Essas características evolutivas fazem das focas-cinzentas excelentes nadadoras, impossíveis de se capturar debaixo d’água. A história muda dramaticamente na superfície, onde ursos polares e caçadores não encontram resistência para pegá-las.

As focas são carnívoras e alimentam-se de peixes e cefalópodes.

Fonte: The Dodo

Compartilhe o post com seus amigos!