18 formas DISCRETAS para controlar o seu CIÚMES

Saiba como controlar bem os ciúmes para que esse sentimento ruim não destrua o seu relacionamento!

18 formas DISCRETAS para controlar o seu CIÚMES

Uma pessoa não tem nenhum motivo real para questionar a lealdade de seu parceiro em relacionamento. Porém, essa pessoa não pode evitar a forma como se sente cada vez que o vê conversando com uma amiga ou mandando mensagem de texto para a sua melhor amiga de trabalho, não é mesmo?

A verdade é que uma “pitada” de ciúme aqui e ali está bom – mas o que acontece quando o ciúme começa a se tornar um problema maior no relacionamento? Você já parou para pensar nisso? 

Foi pensando nisso que selecionamos algumas formas discretas de como você pode controlar os seus ciúmes e não botar em risco o seu relacionamento. Aproveite essa oportunidade para melhorar como pessoa e ter uma relacionamento mais saudável.

18 formas discretas para controlar os ciúmes

Você é uma pessoa muito ciumenta e não sabe o que fazer mais? Se sim, veja a seguir algumas coisas que você pode fazer para lidar com esse sentimento ruim e começar a preservar melhor o seu relacionamento. Aproveite!

1 – Analisar o motivo do ciúme

Pergunte a si mesmo sobre o motivo do seu ciúme no relacionamento, como: 

  • Qual é a situação que despertou o sentimento de ciúmes em mim?
  • Por que eu realmente estou com ciúmes?
  • Aconteceu algo no passado que me fez se sentir assim hoje?

Com isso, se houver algo conforme as respostar, é um assunto que deve ser discutido com seu parceiro.

controlar-cíumes

2 – Deixar as suas intenções mais claras

No início do seu relacionamento amoroso com o parceiro,  deixe suas intenções claras. Isso porque se ele mudar ao longo do relacionamento, comunique-os ao parceiro para que não haja desentendimentos no futuro.

3 – Trabalhar na confiança no relacionamento amoroso

Você confia na pessoa que está se relacionando? Se você não consegue responder sim para essa pergunta’, a melhor coisa a fazer é falar sobre isso no relacionamento. Com isso, explique os comportamentos de desconfiança do parceiro, mas lembre-se de que não é possível mudar as pessoas.

4 – Manter a conversar com o parceiro sempre atualizada

Esta forma discreta de controlar o ciúme é um complemento às duas anteriores. Isso porque além de você deixar bem claro o que busca em um relacionamento amoroso, você precisa conversar sempre que se sentir insegura, após uma discussão, e compartilhe também as coisas boas.

5 – Elevar sua autoestima no relacionamento

Quando a sua autoestima  é forte, é impossível acabar com a sua segurança em relacionamento amoroso. Além disso, as pessoas com alta autoestima confiam em si mesmas. 

6 – Desenvolver comportamento de controle das emoções

A verdade é que é impossível controlar a liberdade do outro em um relacionamento amoroso. Isso porque as pessoas são diferentes, por isso vivem, pensam e agem de forma diferente. 

7 – Parar de viver no passado

É muito importante que você não traga inseguranças de outro relacionamento para o relacionamento atual. Isso porque se você não conseguiu superar o  trauma  e sente que ele é uma negação constante em sua vida. Você já pensou em procurar ajuda profissional para curar a ferida?

controlar-cíumes

8 – Racionalizar melhor os seus sentimentos

Quando a crise vier em seu relacionamento amoroso, veja o ciúme com os  olhos de um cientista. Faz sentido não querer que seu parceiro encontre amigas? Comece a analisar com um cientista se o comportamento do seu parceiro o certo.

9 – Demonstrar melhor o seu amor no relacionamento 

Uma pessoa provavelmente já se deparou com histórias de casais que brigaram em um lugar público devido ao ciúme. Esta é a verdadeira face do ciúme, desagradável e egocêntrico. Em contraste, o amor é gentil, agradável e leve.

10 – Parar de se comparar as ex-parceiras do seu par romântico

Assim como uma pessoa não deveria sonhar com relacionamentos anteriores, você não precisa se comparar aos ex-parceiros da outra pessoa. Afinal, cada um é cada um só nesse mundo!

11 – Manter uma vida social saudável e ativa

São várias as pessoas se envolvem tanto no relacionamento que elas negligenciam os amigos e a família e também param de fazer o que amam para agradar o parceiro. Essa postura prejudicial pode se tornar tóxica.

12 – Fortalecer o seu amor-próprio no relacionamento

Mais uma vez, a importância de se amar primeiro é reforçada quando o ciúme começa a atrapalhar um relacionamento. Não se trata de narcisismo ou egocentrismo, mas de respeito próprio.

controlar-cíumes

13 – Procurar ajudar de um profissional

Não adianta tentar resolver um problema muito grave de ciúmes sozinha. Quando esse sentimento de ciúmes começa a mudar quem você é de verdade, é importante você procurar ajudar de um profissional qualificado.

14 – Considerar as suas próprias inseguranças no relacionamento

Por trás dos sentimentos de ciúme estão nossas próprias inseguranças, que podem se assemelhar a dificuldades de autoestima ou às dúvidas que você sente ao se comparar com os outros.

15 – Considerar de onde vêm os seus problemas de confiança

O ciúme em um relacionamento pode ajudar você a trazer questões subjacentes à superfície – assim mostrando coisas ocultas na relação. Se você não superou totalmente as inseguranças da infância ou a infidelidade de um relacionamento anterior, isso pode aparecer na maneira como você se comporta no relacionamento atual. 

16 – Desenvolver expectativas mais realistas para o seu relacionamento

É completamente normal achar outras pessoas atraentes ocasionalmente em um relacionamento amoroso. Porém, a menos que o seu parceiro esteja sendo desagradável sobre sua atração ou flertando abertamente com os outros, isso não precisa ser um problema. A verdade é essa!

controlar-cíumes

17 – Usar a Técnica do Elástico

Você pode colocar um elástico em volta do pulso e, toda vez que começar a sentir que está ficando com ciúme, solte o elástico. 

A técnica do elástico é uma ferramenta para iniciantes que está associada ao aprendizado de como tolerar melhor as emoções ou pensamentos difíceis.

18 – Ser uma pessoa honesta no relacionamento

Se uma pessoa tem sido dominado pelo ciúme recentemente em relacionamento, pode ser hora de ter uma conversa franca e honesta com o parceiro sobre como está se sentindo e por que pode estar se sentindo assim.

Você gostou de saber mais sobre como controlar discretamente o seu ciúme em um relacionamento? Então não perca mais tempo e compartilhe com um familiar ou amigo e ajude essas pessoas a terem uma relação amorosa melhor.

Veja mais ›
Fechar