Foi devastador, mas a cidade renasceu. Confira fotos de Nova Orleans depois do Furacão Katrina

10 anos de Furacão Katrina: veja a reconstrução de Nova Orleans em fotos.

publicidade

Este ano marca o 13° aniversário dos estragos causados pelo Furacão Katrina nos Estados Unidos: foram 1.800 mortes, mais de um milhão de pessoas perderam suas casas e negócios no dia 29 de agosto de 2005.

Na época, o fotógrafo Mario Tama foi contratado pela agência Getty Images para documentar um dos piores desastres naturais da história do país e a série fotográfica pode ser encontrada em seu site.

publicidade

As fotos são marcantes e ele volta lá para mostrar a cidade de Nova Orleans reconstruída, mas com problemas sociais pendentes.

De um lado a recuperação e do outro a desigualdade

O estudo realizado pelo Laboratório de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade do Estado da Louisiana, em 24 de agosto de 2015, revelou que enquanto a maioria dos moradores brancos pensa que a recuperação está completa, a maioria negra diz que o trabalho ainda não está terminado.

Isso porque a cidade renasceu com as mesmas questões sociais que antes.

Existe uma disparidade no uso dos recursos: os turistas e recém-chegados recebem mais prioridade do que os residentes de longa data, segundo Rosana Cruz, da organização para a justiça racial Race Forward.

publicidade

“Enquanto ainda há uma quantidade enorme de trabalho a ser feito, ao ver a cidade no caminho para a recuperação, é simplesmente glorioso de se testemunhar. Há uma energia, uma vibração, uma perspectiva positiva entre os moradores mais do que nunca”, disse o fotógrafo ao site Upworthy.

 1. Comunidade cristã

Na primeira foto, os paroquianos se reúnem durante os cultos de domingo na reconstruída Igreja Baptista da comunidade cristã. Em 2007, porém, a igreja estava no início da reconstrução.

2. De volta das cinzas

Na foto acima, casas reconstruídas na cidade de Seventh Ward. Enquanto que após o furacão, enchentes e incêndios destruíram muitas moradias.

publicidade

3. Comunidades carentes

Fundada por Brad Pitt em 2007, a Fundação Make It Righ construiu casas ecológicas para 109 famílias no bairro de Ninth Ward, com mais construções a caminho. O custo do projeto foi de US$ 26,8 milhões, uma média de US$ 150 mil por casa.

“Você não tem que construir uma habitação de baixa renda com os materiais mais baratos para manter as famílias na armadilha da pobreza”, afirmou o ator em entrevista.

Na outra foto, um grupo de voluntárias Amish visitam o devastado Ninth Ward, em fevereiro de 2006.

4. Ponte de Claiborne

A ponte voltou ao funcionamento normal, mas após o furacão, sobreviventes usaram remos improvisados ​​para atravessar a enchente com segurança.

5. Estádio Superdome volta a sua glória

O estádio está localizado no centro de Nova Orleans e é a casa do Saints, time de  futebol americano. Na primeira imagem, a volta do time ao estádio no ano de 2010. Quando o Furacão Katrina devastou a cidade, os sobreviventes foram orientados a se refugiar no estádio, mas o encontraram em condições precárias.

Ainda é tempo de reconstruir

Com os ares do progresso e novas perspectivas, o rumo que Nova Orleans leva só pode ser o de recuperação.

Pela experiência de ter acompanhado o desenvolvimento da cidade tão de perto ao longo desses dez anos, Mario Tama sabe que ainda existem pessoas sem condições de retornar às suas casas pela alta dos alugueis.

Eu espero que a cidade consiga encontrar uma maneira de trazer de volta os moradores antigos também.

Veja vídeo divulgado pela prefeitura da cidade com entrevistas de moradores que viram de perto essa tragédia.

Nova Orleans é o tipo de exemplo de que é possível se reerguer, mas sem fugir das responsabilidades sociais para com todos.

Algumas pessoas ainda estão de luto, jamais vão esquecer desse episódio e de suas consequências.

O que você acha? Compartilhe com os seus amigos!

Fontes: upworthy.com, veja.abril.com.br, gazetadopovo.com.br, nytimes.com.