in ,

Conheça 12 cientistas do nosso tempo que arrasam no que fazem! (E tem duas brasileiras!)

Quando pensamos em “cientistas”, geralmente pensamos em um homem, de jaleco branco, mexendo em vidrinhos em laboratórios.

E isso precisa mudar.

A triste verdade é que mulheres sempre são apagadas quando o assunto é ciência. Sempre em menor número, ganhando menos, merecendo menos destaque.

Ao longo da história, algumas mulheres foram decisivas para vários avanços na Ciência. Como Ada Lovelace, considerada a primeira programadora na história: foi a primeira pessoa a escrever um algoritmo para uma máquina de cálculos.

Ou Hedy Lamarr, que além de excelente atriz era também cientista e criou a tecnologia que deu origem aos sistemas de telefonia celular e GPS que conhecemos hoje.

Felizmente, nos dias de hoje temos mulheres na ciência que são experts no que fazem. Ainda estamos longe do ideal, mas elas são verdadeiras heroínas e podem inspirar meninas a seguirem o caminho da ciência.

A foto que ilustra este artigo foi tirada em uma conferência da TED Fellows. Doze mulheres das mais diferentes áreas – biologia, genética, arqueologia, astrofísica, medicina… conheça um pouco de suas histórias e inspire-se!

1. Renée Hlozek, cosmóloga

Renée é sul africana e estuda a radiação deixada pelo Big Bang no universo. Apesar da presença de mulheres na astronomia, em seu campo específico elas são poucas. Ela se diz feliz em ser um modelo para meninas e espera que um dia haja um número igual de homens e mulheres em sua área.

2. Janet Iwasa, cientista molecular

É difícil visualizar as moléculas pelo tamanho ínfimo que tem. Janet criou um programa capaz de simular como as moléculas se movimentam, se agrupam e interagem, permitindo que outros cientistas comprovem suas hipóteses.

Adicionar APP Awebic

Lilian Silva

Written by Lilian Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 passos que você NÃO deve tomar caso queira ser bem sucedido. A última é a melhor!

Tem gente chamando isso de “A Melhor Propaganda do Natal”. Depois de ver, eu tive que concordar.