in , , ,

Artista explica porque a depressão deixa as pessoas tão cansadas

Depressão não é mais um assunto tabu, afinal de contas, aproximadamente 1 em cada 5 adultos americanos experiencia doenças mentais em algum momento da vida, segundo a Aliança Nacional sobre Doença Mental.

Por isso, é preciso que esse diálogo seja ampliado a fim de nos ajudarmos mutuamente a lidar com mais esse desafio do século XXI.

Como suas origens costumam ser subjetivas (uma doença mental pode ser desencadeada por um forte trauma, uma perda, uma série de acontecimentos concomitantes, e até mesmo suscetibilidade genética), ainda é difícil identificá-la.

Artista explica porque a depressão deixa as pessoas tão cansadas 1

Além disso, o estilo de vida atribulado de grande parte das sociedades pelo mundo afora acaba por automatizar nossas decisões diárias e camuflar os sintomas mais evidentes.

Felizmente, pessoas como a artista visual Pauline Palita têm conseguido simplificar o discurso sobre a depressão, esclarecendo pontos importantes para todos nos relacionarmos melhor no dia a dia.

Nós fizemos uma livre tradução da sequência de mensagens que Pauline postou no seu Twitter com o objetivo de nos ajudar a entender melhor os efeitos das doenças mentais no nosso organismo, como a sensação de cansaço (vale muito a pena a leitura):

“(…) Não são muitas as pessoas que me perguntam se eu estou bem, mas quando o fazem, a resposta é sempre a mesma: ‘estou bem, só cansada’ – e elas parecem aceitar essa réplica. Para mim, ‘estou cansada’ não é só uma reclamação ou pessimismo, é um mero fato da vida.

Permita-me explicar porque uma pessoa que está lutando constantemente com o seu cérebro e expectativas sociais pode se sentir tão drenada:

Adicionar APP Awebic

Letícia Flores

Written by Letícia Flores

Letícia, do latim "alegria". Redatora, professora e inventadora. Escreve e dá aulas de italiano por paixão; produz conteúdo por profissão. Que sorte a desta menina, não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha impactante alerta sobre a violência doméstica contra a mulher

Série fotográfica mostra como um sorriso pode mudar completamente a pessoa