
Não é a primeira vez que você lê sobre Boyan Slat por aqui. Em 2014 publicamos no Awebic um vídeo do jovem inventor discursando sobre como sua solução é capaz de retirar milhões de toneladas de plástico dos oceanos.
Sendo bastante otimista, eu espero que você leia mais coisas sobre ele no futuro, porque o projeto é ousado e promissor.
As correntes marítimas fazem da coleta (ou até mesmo do monitoramento) de lixo nos oceanos muito difícil, mas a invenção proposta por Boyan aproveita justamente essas correntes.

Uma enorme barreira formada por boias fica fixa no oceano e “segura” todo tipo de lixo e plástico que passar por ali, enquanto a maré e a vida aquática pode passar normalmente por baixo da superfície.
As estimativas são de que uma estação de 100 km seja capaz de remover 42% de todo lixo da Grande Mancha de Lixo do Pacífico ao longo de 10 anos.
A boa notícia é que já está em andamento a instalação de um sistema de testes com 2 km no Japão — será a maior estrutura flutuante do planeta quando concluída.
Essa estrutura flutuante será a maior do mundo quando concluída em 2016 com dois mil metros de extensão

Isso marca apenas o primeiro passo de Boyan Slat para limpar todo plástico flutuante dos oceanos

O plano envolve a segmentação de correntes oceânicas cheias de resíduos para remover o lixo

O objetivo é ambicioso: construir uma estrutura de 100 km que seja capaz de remover 70 mil toneladas de plástico em 10 anos

Estima-se que o método custe cerca de US$ 5 por kg, o que representa apenas 3% do custo de outros métodos de limpeza





Isso precisa dar certo. Só nos resta torcer para que essa ideia seja um sucesso. Concorda?
Se você ficou intrigado com a perspicácia do rapaz, veja isso
Este foi o primeiro vídeo que publicamos sobre Boyan Slat no Awebic. Nós estamos torcendo para que no futuro ele volte a aparecer por aqui.
Saiba mais sobre o projeto no Facebook, no Twitter ou no site oficial: theoceancleanup.com.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Gostou? Compartilhe essa invenção genial com seus amigos.
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Fundador do Awebic. Acredita numa internet mais amigável. 😉