bandejas-de-folhas-de-bananeira
Substituindo o plástico por material natural!

Jovens inovam e criam pratos com material natural para substituir plástico

O descarte poderá ser feito sem nenhuma preocupação, já que em poucos meses, o produto se degradará por completo!

publicidade

Mais do que nunca, o consumo de materiais de plástico não para de criar excessos de lixos por todas as partes do planeta. De difícil degradação, muito desperdício e reciclagem resumida, alguns jovens decidiram pensar um pouco fora da caixa.

Ao tentar reparar o uso de materiais descartados de forma diária que são feitos de plásticos, um grupo chamado Planta Chuwa, liderado por Josué Soto, optou pelo uso de um material nada convencional. 

As ideias reunidas pelo grupo, envolvia a criação dos utensílios domésticos como bandejas e pratos, todos sendo fabricados com a folha que as bananeiras produzem.

publicidade

Como não poderiam ter um resultado diferente, a ideia acabou sendo super aplaudida. Isso porque ao invés de usar plásticos para produzir materiais que são descartados todos os dias em toneladas, o material trará uma super vantagem ao meio ambiente. 

Os materiais usados como pratos descartáveis podem demorar em até 500 anos para poder se decompor por completo e sumir, quando descartado em locais apropriados. 

bandejas-de-folhas-de-bananeira
Bandeja feita por folhas de bananeiras!

Quando não, o impacto causado por seu descarte inadequado, pode gerar grandes desastres ambientais, seja no meio marinho ou terrestre, envolvendo a flora e os animais. 

E foi pensando em uma forma de dispensar esse material, que encontraram a solução com as folhas de bananeiras. Em um trabalho que também recebe apoio dos pequenos produtores da Amazônia que faz parte do Peru, buscam material e oferecem treinamentos para reaproveitar os materiais.

publicidade

Diferente dos plásticos, o produto não precisa levar séculos e mais séculos para se decompor. Em apenas dois meses, o produto poderá se degradar por completo e de forma natural.

A ideia acabou sendo tão inovadora e grandemente importante para o meio ambiente, que financiamentos já estão aparecendo. O Programa Innóvate Perú oferece recursos para criar máquinas que possam ser especializadas para essa fabricação de produtos. 

Sendo assim, com os recursos como suporte, poderão fabricar em até 50 mil pratos ao mês. E com todo o sucesso que já vem fazendo de forma local, é esperado que esse sucesso venha a se expandir ainda mais, para a prevenção do uso do plástico em maior vigor.

Fonte: Nation