Talvez você não saiba, mas “LEGO” é a abreviação de duas palavras dinamarquesas “leg godt”, que significam “jogue bem”.
E como informa a própria companhia, é o ideal que define a existência do brinquedo.
E não é preciso muito esforço para acreditar nisso. Os blocos de montar e os personagens cada vez mais variados só tornam a experiência ainda mais incrível.
O site oficial da Lego apresenta maneiras diferentes de brincar e incentiva os pais a tentarem com seus filhos.
(Mas se você for apaixonado (a) pelo Lego, vai encontrar outras maneiras de se divertir também).
Confira:
1. Teatro de sombras
Você já imaginou poder montar um teatro de sombras com Lego? A ideia aqui é ensinar sobre luz e sombra, usar criatividade para contar histórias e montar pequenas peças.
Para a montagem, você irá precisar da coleção de montar Lego Duplo que contém 110 peças, um papel de sulfite A4 e um telefone com lanterna, uma lanterna propriamente ou algo que possa fazer boa iluminação e ativar as sombras!
Depois de fazer uma base e montar as colunas que farão a vez de cortinas, duas pequenas torres são montadas na frente para segurar o papel.
Monte um palco atrás da folha de sulfite e crie um descanso para segurar o celular com blocos Lego.
Pegue algumas figuras e prenda em peças de Lego para ficar mais fácil de movê-las atrás da folha.
Então, senhoras e senhores, é só ligar as luzes que o show já vai começar!
2. Jogo de memória: Combinação de cores
O material usado é muito simples: uma caixa de ovos, alguns blocos de Lego DUPLO, canetas coloridas, giz de cera e pedaço de papel.
Primeiro, desenhe uma grade com dez espaços em um pedaço de papel e pinte cada um deles com diferentes cores. Coloque o papel e os blocos na caixa.
Há duas maneiras!
A mais fácil: Pergunte às crianças quais as combinações corretas de cores com os blocos.
Um desafio: Pinte somente alguns espaços da grade e mostre rapidamente. Depois é só tentar recriar a sequência com Lego.
3. Jogo de memória: Construa uma torre e relembre a sequência
Claro que você não vai montar uma torre complicada para uma criança pequena tentar recriar a sequência de cores. Mas que tal desafiar seus amigos a tentarem algo mais difícil?
Monte o tipo de torre que quiser e tente o jogo de memória com Lego!
4. Jogo de memória: Conte uma história
Para brincar com as crianças e incentivá-las a trabalhar a memória, conte uma história com Lego!
Crie uma história simples, como por exemplo: comece com a volta da escola e uma visita à casa da vovó… Depois, a criança tem que contar a mesma história para você usando os blocos e figuras de Lego.
Outro ponto positivo desse jogo, é que os pequenos aprendem sobre sequências de ação em uma história.
5. Jogo de memória: Descubra as diferenças
Construa duas torres ou outras formas semelhantes que não sejam iguais e desafie quem você quiser a descobrir quais são as diferenças.
Você também pode começar com um exemplo fácil e depois aumentar o número de blocos e torres.
Mas não se esqueça de dar uma boa olhada nas diferenças que você mesmo (a) colocou!
6. Jogo de memória: Onde está o bloco de Lego?
Esse jogo é muito nostálgico, porque era um dos que eu mais brincava quando criança. Na escola ou em casa com a família, tudo terminava em risadas!
Apenas três copos de plástico e um único bloco de Lego para crianças menores. Você também pode aumentar o número de copos e de blocos para trabalhar ainda mais a memória dos participantes.
Onde será que está o bloco de Lego?
7. Jogo de memória: Qual peça está faltando?
É um jogo simples de se fazer e fácil de brincar em praticamente qualquer lugar. Reúna algumas peças de Lego, entre figuras e blocos e mostre-as aos participantes.
Depois, teste a memória deles perguntando qual está faltando.
Outra opção é reunir uma quantidade maior de peças e apenas trocá-las de lugar para ver quem descobre onde estavam anteriormente.
8. Vamos jogar golfe!
Você nem precisa já ter jogado golfe antes para participar dessa brincadeira. Como Lego é muito versátil, não é inesperado poder montar seu próprio espaço.
Monte os layouts como desejar e use a criatividade para montar torneios divertidos.
9. Jogo do anel
Acho que naquelas feirinhas e bingos de bairro ainda possuem esse tipo de jogo. No caso, você tinha que jogar uma argola em uma garrafa ou haste para ganhar uma prenda.
Bom, a Lego torna a brincadeira mais interessante. Primeiro, você tem que montar as torres onde serão jogadas as argolas ou anéis.
Aliás, os anéis também são feitos a mão, então você pode usar qualquer coisa que tiver em casa.
E pronto! Monte uma escala de pontos e divirta-se!
10. Boliche
Construa seis torres com blocos Lego e as posicione para formar um triângulo. Decore como quiser e pronto!
É só jogar uma bolinha e ver quantas torres você consegue derrubar. Para tornar o desafio maior, aumente o número de torres e varie o tamanho da bola.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
As crianças com certeza vão amar!
11. Aniversário educativo
É sério, a Lego incentiva o uso dos blocos na decoração. Mas quem disse que uma festa de aniversário também não pode ser educativa?
Apesar de usar a criatividade para montar a mesa da festa, as brincadeiras com Lego são a melhor parte. Além de poder usar todas as ideias anteriores, há indicações de competições:
Criar a torre de Lego mais alta: desafie as crianças a usarem apenas uma das mãos. Esse exercício ajuda na concentração e também na criatividade.
Corrida com ovo na colher: sabe aquela brincadeira que antigamente se carregava um ovo cozido em uma colher? Aqui está a sua chance de usar blocos de Lego.
Quantas brincadeiras educativas, divertidas e fáceis de incluir no dia a dia de uma criança! E você ainda pode adaptá-las com desafios maiores para os adultos brincarem também.
Compartilhe com os seus amigos que brincaram, ou ainda brincam, de LEGO!
Você já brincou de alguma dessas brincadeiras? Conhece alguma outra? Comente!
Crédito das imagens: Lego
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.