9 dicas sobre a Mágica da Arrumação japonesa que mudarão completamente sua vida

Você conhece essa técnica?

9 dicas sobre a Mágica da Arrumação japonesa que mudarão completamente sua vida
9 dicas sobre a Mágica da Arrumação japonesa que mudarão completamente sua vida
publicidade

“A Mágica da Arrumação”, de Mari Kondo, é um livro que ensinou milhões de pessoas ao redor do mundo a organizarem suas casas e também suas vidas.

Não por menos, seu sucesso acabou sendo uma avalanche de novidades e mudanças. E hoje, essa leitura continua sendo amada por muita gente.

Ainda que não sejamos tão organizados assim, todo mundo reconhece que a organização é vantajosa, é uma coisa que muda nosso dia e aprimora nossa rotina. 

publicidade

Te interessa?

Traduzido para muitas línguas, o livro ajuda você a se livrar daquilo que não precisa e a se cercar apenas de coisas que trazem alegria e satisfação.

Uma coisa por vez

Você precisa se livrar de coisas desnecessárias de uma vez por todas.

Para colocar sua casa em perfeita ordem, você precisa parar de mudar as coisas de um lugar para o outro. Primeiramente, decida quais coisas são dignas de continuar em sua casa.

9 dicas sobre a Mágica da Arrumação japonesa que mudarão completamente sua vida (Imagens: Unsplash)

Como resultado, você abrirá espaço para coisas que são verdadeiramente importantes e passará a criar um espaço seu.

publicidade

E pensando em ser uma coisa produtiva para você, resolvemos listar seus principais ensinamentos. Vamos aprender mais sobre arrumação e organização?

1 – Isso traz alegria?

Segure cada objeto em suas mãos e pergunte-se: “Isso traz alguma alegria?”. Mantenha apenas aqueles que trazem emoções positivas.

Envolva-se com um mundo de objetos que lhe trazem confiança e poder. Isso se aplica a tudo: desde roupas até livros e fotografias.

publicidade

2 – Uma categoria por vez

Um erro cometido por muitos é fazer a arrumação por cômodos, encontrando as mesmas coisas sem ao menos perceber sua verdadeira quantidade.

Mari Kondo aconselha você a classificar suas coisas em categorias em primeiro lugar, e apenas depois disso decidir o que deseja manter.

Dessa forma, você pode estimar a quantidade total de suas coisas e manter apenas o melhor para você.

9 dicas sobre a Mágica da Arrumação japonesa que mudarão completamente sua vida

3 – Armazenamento vertical

O princípio mais importante de armazenamento inventando por Mari Kondo é o armazenamento vertical.

publicidade

Se você coloca seus pertences verticalmente, será impossível esquecê-los.

Eles não se perdem sob pilhas de outras coisas e são mantidos arrumados mais facilmente, como mostrado aqui. Além disso, essa é a melhor maneira para guardar suas roupas para que não amassem.

4 – Comestíveis

Produtos alimentares geralmente são vendidos em caixas, latas ou garrafas. Todos esses pacotes juntos criam distorções de informação que o atacam assim que você abre a despensa.

Mas se você se livrar das embalagens e mover o item para um recipiente mais “limpo”, essas distorções desaparecerão. As prateleiras ficam muito melhores, como você pode ver na imagem.

publicidade

5 – Roupas

O mais importante sobre armazenagem de roupas é poder ver tudo que você usa durante uma estação. Roupeiros e cabides se adequam bem a esse propósito.

As roupas do mesmo tipo e cor são mantidas juntas para que você não compre mais do que já tem.

9 dicas sobre a Mágica da Arrumação japonesa que mudarão completamente sua vida

A roupa suspensa deve ser organizada por comprimento, da esquerda para direita. Isso criará o efeito de um armário arejado e bem organizado.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

6 – Bolsas

Esvazie suas bolsas e malas todos os dias. Isso ajudará você a entender quais itens você não precisará no próximo dia.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade

Para evitar que as bolsas percam a forma, mantenha-as dentro de outra – isso também economizará muito espaço.

Obtenha uma pequena caixa para documentos e papéis que você usa diariamente para facilitar sua busca. Organizadores como o da imagem farão com que você economize um precioso espaço no armário.

7 – Fotografias

Uma grande quantidade de fotos é outra fonte de desordem. Para recordar os momentos mais importantes da vida, você só precisa de algumas imagens memoráveis.

O conselho é organizá-las de uma forma criativa. Sejam em caixas ou em álbuns, uma organização boa até ajuda a mantê-las “vivas”.

8 – Livros

Existem duas categorias de livros que você precisa eliminar: aqueles que você já leu e aqueles que você tem a intenção de ler há muito tempo, mas nunca o fez.

9 dicas sobre a Mágica da Arrumação japonesa que mudarão completamente sua vida

Os primeiros já cumpriram sua função. Depois de se livrar dos livros da segunda categoria você descobrirá se deseja realmente usufruir deles.

Somente livros que tenham algum valor em sua caminhada devem ser mantidos no lugar (isso se você não for colecionador e apreciar ter livros em casa, claro).

9 – Ambiente de trabalho

Seu ambiente de trabalho deve ajudá-lo a trabalhar e a render. Portanto, ele pode ser desorganizado enquanto ainda só contém o necessário.

Um ambiente de trabalho mais organizado pode ser obtido com ajuda de acessórios de armazenagem vertical e pastas, eles irão limpar o espaço e possibilitar um novo começo para todas as suas ideias.

***

Essas dicas podem ser apenas o começo de uma vida com novos hábitos que te ajudam a poupar tempo. Mas claro, são partidas para os novos hábitos seus. Desejamos sucesso!

Veja mais ›
Fechar