Meditação para crianças: conheça vantagens incríveis

Meditação para crianças: conheça vantagens incríveis!

Veja como você pode iniciar a meditação com suas crianças do jeito certo!

publicidade

Muitas pessoas se perguntam: será que meditação para crianças funcionam? Essa dúvida existe pois temos o costume de dizer que as crianças não têm preocupações em suas vidas.

Por isso, achamos que elas não se estressam, ficam tristes ou angustiadas. Porém, desde que nascemos, nós somos submetidos a uma grande quantidade de informações, que às vezes, saturam os sentidos e afetam diretamente nossa mente.

E esses aumentos no nível de atividade no cérebro podem levar a consequências graves para a saúde mental e física durante o desenvolvimento da criança.

publicidade

Entretanto, é treinando a consciência da criança para despertar desde cedo, fazendo com que a mente delas possam ver o mundo tranquilos sem sobrecarregar seu imaginário em formação.

O que é meditação para crianças?

A meditação direcionada para as crianças consiste em repousar e acalmar a mente para ter percepção da consciência.

E isso para as crianças é como ficar sentada assistindo os seus fluxos de pensamentos passarem como se fossem trens em direção a uma estação.

meditação-crianças

publicidade

Você não precisa fazer a criança entrar no trem, apenas instigue ela a assistir com atenção, compreendendo a situação presente, com cuidado e compaixão sempre. 

É importante que durante a meditação com as crianças, o guia trabalhar bem o imaginário, assim conquistando o interesse da criança.  

Por que fazer meditação com as crianças?

Como vimos anteriormente, a prática da meditação ajuda as crianças a desenvolver consciência e terem mais controle da mente desde cedo.

Assim, contribuindo para aumentar a inteligência emocional dos pequenos, e encorajar esse tipo de atividade é importante para o equilíbrio de ser humano, inclusive as crianças em fase de desenvolvimento. 

Como a meditação pode ajudar as crianças?

Veja como o hábito de meditar com as crianças podem ajudá-los no desenvolvimento saudável da mente o do corpo.

publicidade

meditação-crianças

  • Tranquilizar a mente, melhorar a concentração e o relaxamento;
  • Desenvolver a criatividade da criança;
  • Fortalecer a imaginação e a resiliência;
  • Aprender a respirar em situações de ansiedade e estresse;
  • Melhorar o sistema imunológico;
  • Dormir melhor durante a noite;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Melhorar a autoestima;
  • Treinar a autodisciplina.

Praticar a meditação juntos com os filhos também inspira laços saudáveis com você e com toda a família.

Assim, aumentando a empatia, independência de crenças, origens étnicas, culturais e religiosas. 

Como ensinar uma criança a meditar?

Não espere que logo na primeira meditação seu filho ou aluno fique em uma posição parada em silêncio por horas.

É importante ter consciência de que precisa introduzir a meditação para as crianças de forma natural e gradualmente, assim as orientações dadas por vocês vai fazendo sentidos para elas, assim estimulando a vontade de praticar mais meditação.

meditação-crianças

Porém, essa meditação não pode ser vista como uma obrigação diária, mas sim como algo prazeroso tanto para o adulto quanto para a criança.

Por isso, vá introduzindo aos poucos na rotina da criança, assim causando interesse da parte dela.

Quando somos pequenos, temos muita energia para gastar e é fácil se distrair facilmente, por isso o ideal é que as sessões de meditação dure apenas alguns minutos, e de acordo com a evolução da criança, vai aumentando o tempo

Por exemplo, se o seu filho ou aluno tem 6 anos, tente parar por 6 minutos para meditar com ele. Essa experiência vai mudar a vida dos dois. Acredite! 

Qual a melhor idade para começar a meditar com a criança?

Não existe uma idade ideal para uma criança começar a praticar a meditação. Porém, é interessante começar essa atividade quando for possível a criança começar a acompanhar e entender uma história.

Seu filho ou aluno precisa seguir algumas instruções que serão direcionadas por você. Assim, formando imagem e situações na imaginação para dar sequência a atividade. 

meditação-crianças

Você pode começar com seu filho ou aluno a criação de um ambiente calmo, silencioso, assim fazendo a criança sentir-se em uma posição confortável e segura.

O ideal é que você sente com a criança no chão, de pernas cruzadas e com as costas apoiadas na parede.

Tanto você e a criança podem se encostar na parede para a coluna ficar ereta, pois é mais difícil se manter reto sem uma superfície de apoio.

Como fazer uma meditação guiada para crianças

Você verá a seguir um exemplo de meditação guiada para fazer com seu filho ou aluno, e não se esqueça, tem que ser de forma calma e pausada.

  1. Mande ela fecha os olhos e em seguida feche os seus também;
  2. Peça para a criança sentir o corpo confortável, suas costas, seu braços e pernas;
  3. Respire junto com a criança bem devagar e peça que ela imagine enchendo um balão ao soprar;
  4. Solte o ar devagar como se estivesse esvaziando o corpo como um imenso balão e mande a criança fazer o mesmo;
  5. Fale duas vezes para a criança ouvir? “Encha o balão. Esvazie o balão”.

Quando você perceber que a criança está calma e fazendo as respirações, é hora de passear pelo mundo da imaginação junto com ela.

meditação-crianças

Diga para a criança que irá apresentar um amigo muito especial, um antigo mágico que viajou por toda parte do mundo e aprendeu muitas coisas interessantes.

Assim, vá construindo situações divertidas, fazendo com que a criança desenvolva a habilidade de viajar em sua mente, e sempre alternando entre imaginar e respirar.

Veja algumas técnicas para ajudar a criança nesse processo

  • Concentrar na respiração;
  • Ouvir sons naturais, como pássaros, o vento, folhas caindo;
  • Focar o olhar imaginário em um ponto;
  • Construir imagens mentais.

Pronto! Agora que você já sabe como iniciar uma meditação guiada com sua criança, não perca essa oportunidade de ficar mais tempo junto com ela. Fortaleça seus laços de amizade e companheirismo, assim ela nunca se sentirá só.

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments