Gênio do xadrez, menino de 16 anos vence número um do mundo

Isso que é talento no xadrez!

Com apenas 16 anos, garoto vence campeão mundial do xadrez
Com apenas 16 anos, garoto vence campeão mundial do xadrez

Quem já jogou xadrez sabe como esse esporte (sim, é considerado um esporte!) exige concentração, raciocínio rápido e estratégia. E quem mostrou ter essas habilidades de sobra é o jovem indiano Rameshbabu Praggnanandhaa.

Aos 16 anos, ele venceu, de maneira surpreendente, o norueguês Magnus Carlsen, 32 anos, enxadrista número um do mundo! A disputa entre os dois foi em um torneio online chamado Airthings Masters.

A vitória do garoto veio após 39 lances com as peças pretas. Na Índia, o relógio já marcava cerca de 2h30 da madrugada. Logo após a vitória, Rameshbabu brincou falando que era hora de ir para a cama.

Te interessa?

Aos 16 anos, o rapaz derrotou o campeão mundial que possui o dobro da sua idade (Imagem: BBC)

A conquista do jovem enxadrista teve grande repercussão na Índia, conquistando reconhecimento até mesmo de Viswanathan Anand, cinco vezes campeão mundial e apontado como o melhor jogador de xadrez da história do país.

Quem também parabenizou o adolescente foi Sachin Tendulkar, astro do críquete, o esporte mais popular entre os indianos.

“Ele tem apenas 16 anos e derrotou Magnus Carlsen… e ainda por cima jogando de preto, ele é mágico. Você deixou a Índia orgulhosa!, escreveu Sachin Tendulkar no Twitter, segundo o R7.

Mas se engana quem pensa que o sucesso de Rameshbabu começou só agora. Em 2016, com apenas 10 anos, ele já tinha se tornado o mestre internacional de xadrez mais jovem da história. Dois anos depois, chegou a Grão-Mestre, o mais alto grau no esporte. Agora, detém o posto de ser o terceiro indiano a bater o renomado Magnus Carlsen.

“Pragg [apelido do garoto] é um dos mais ambiciosos jogadores de xadrez da sua geração. Ele sabia que o xadrez seria sua vida desde que tinha oito anos de idade e está sempre prensando em xadrez“, afirmou seu treinador RB Ramesh, de acordo com a BBC.

Rameshbabu Praggnanandhaa com sua mãe, que o apoia e o acompanha em torneios internacionais (Imagem: AFP/BBC)

Esporte em alta

Antes da pandemia, o garoto passava uma média de 15 dias por mês viajando para disputar torneios pelo mundo. A sua irmã, Vaishali, também faz bonito no xadrez: ela é membro da equipe feminina da Índia. Um talento que parece estar no sangue!

Nos últimos anos, a Índia tem crescido bastante no xadrez. Em 2007, o país tinha 20 pessoas com o título de Grão-Mestre. Esse número saltou para 73 nos dias atuais.

Oficialmente, são 50 mil enxadristas registrados, mas cerca de 1 milhão de indianos participam de torneios, segundo a Federação de Xadrez da Índia.

Uma coisa a gente pode garantir: é muito provável que voltemos a ouvir falar de Rameshbabu. O jovem vai continuar focado no xadrez e tem tudo para conquistar ainda mais vitórias e títulos.

“Ele acredita que está no começo da sua jornada e tem muito mais a alcançar, garante o treinador do garoto.

Daqui do Brasil, mandamos nossos desejos de muito sucesso para o Rameshbabu em suas partidas. Que outros jovens possam olhar para sua história e fazer dela uma grande inspiração para se tornarem verdadeiros campeões.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: R7/BBC 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar