in

Entenda como respirar fundo altera sua mente, segundo a neurociência

Tradicionalmente é nos ensinado que a respiração é um processo automático conduzido pelo tronco cerebral – a parte do cérebro que controla funções vitais, como a batida do coração e padrões de sono.

Mas uma nova e singular pesquisa, envolvendo gravações feitas diretamente dos cérebros de seres humanos durante neurocirurgias, mostra que a respiração também pode alterar seu cérebro.

Resumindo, as mudanças na respiração – por exemplo, respirar em ritmos diferentes ou prestar muita atenção na respiração – mostraram engrenar partes diferentes do cérebro.

A habilidade do ser humano de controlar e regular seu cérebro é única: e.g., controlar emoções, decidir ficar acordado apesar de estar cansado ou suprimir pensamentos.

Estas habilidades não são triviais e os humanos não as compartilham com muitos animais.

A respiração é similar: os animais não alteram a velocidade de respiração voluntariamente; normalmente sua respiração só é alterada reagindo à uma corrida, descanso, etc.

As perguntas que têm confundido os cientistas neste contexto são: por que os seres humanos são capazes de voluntariamente regular sua respiração, e como conseguimos acesso a partes do nosso cérebro que não estão normalmente sob nosso controle.

Respirar fundo

Adicionar APP Awebic

Adicionalmente, há algum benefício na nossa capacidade de acessar e controlar partes do nosso cérebro que são tipicamente inacessíveis?

Considerando que muitos tipos de terapia – Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia para Tratamento de Traumas, ou vários tipos de exercícios espirituais – envolvem respiração focada e regulada, controlar inspiração e expiração tem algum efeito profundo no comportamento?

Este estudo recente finalmente responde estas perguntas ao mostrar que controlar voluntariamente nossa respiração, mesmo apenas concentrando-se na respiração, produz um acesso adicional e sincronia entre áreas do cérebro.

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 estudos que apontam os incríveis benefícios da meditação

Entenda como a leitura silenciosa mudou a vida dos ocidentais