É exatamente isso que acontece, quando um casal não assume seus papéis!

Saiba o que a ciência descobriu através de estudos o que acontece quando o homem e a mulher trocam os papéis no relacionamento!

É exatamente isso que acontece, quando um casal não assume seus papéis!
É exatamente isso que acontece, quando um casal não assume seus papéis!

Duas pessoas estão em uma festa. Um está de pé com os amigos, enquanto a outra se aproxima do outro lado da sala para iniciar uma conversa

Provavelmente, neste cenário, você imaginou que era um homem se aproximando de uma mulher, certo? 

Quer seja em um ambiente social ou virtual na internet, parece que esperamos que os homens deem o primeiro passo.

Você sabe o motivo disso? Bem, todos nós temos o que os profissionais de psicologia chamam de “roteiros comportamentais”, que são uma sequência de eventos que esperamos que ocorram normalmente em situações sociais como a que descrevemos no início.

Você tem um roteiro de como agir em uma entrevista de emprego, como fazer um pedido em um restaurante e como torcer por uma equipe esportiva de futebol ou um personagem em um filme.

Namorar não é diferente. Na maioria das culturas ao redor do mundo, as expectativas sobre o comportamento de namoro de homens e mulheres, como “jovens abordam as garotas” são bastante arraigadas. 

relacionamento-homem-mulher

O que acontece quando uma mulher toma a iniciativa?

Uma pesquisa feita com quase 300 alunos de graduação descobriu que se um homem iniciava um encontro, os alunos sentiam que ambos os parceiros estavam interessados. 

Contudo, se a mulher iniciou o encontro, muitos, cerca de 40%, viram o “homem” apenas por pena. Quando uma mulher inicia, parece violar algum tipo de regra não escrita.

Porém, nem sempre nós seguimos essas regras. Como por exemplo, há dias ou eventos especiais em que invertemos o “roteiro” intencionalmente. 

Existem exceções

No famoso Sadie Hawkins Day ou no Sadie Hawkins Dance, as mulheres têm a oportunidade de inverter a convenção social convidando os homens para um encontro ou para um baile.

Os pesquisadores do estudo examinaram o “speed dating” para ajudá-los a entender melhor os roteiros e expectativas subjacentes do namoro. O speed dating é uma maneira estruturada para os namorados conhecerem várias pessoas rapidamente. 

Para você que não sabe, o típico evento de speed dating apresenta mulheres sentadas em vários locais ao redor de uma sala, geralmente um café ou bar, enquanto os homens circulam e conversam com cada mulher por alguns minutos. 

Um pequeno sinal indicará que o tempo acabou e os homens devem passar para a próxima mulher. O processo se repete até que todos no evento tenham “namorado” uns aos outros. 

relacionamento-homem-mulher

Posteriormente, os participantes homens e mulheres informaram ao organizador do evento quais parceiros gostariam de ver novamente.

Se o homem e a mulher indicarem interesse mútuo, o organizador fornecerá as informações de contato um do outro. 

Se feito de forma eficiente, um(a) participante poderia encontrar mais de uma dúzia de parceiros em potencial em menos de uma hora.

O típico evento de speed dating depende fortemente da norma de “abordagem masculina feminina”.

Consistente com a norma, a pesquisa sobre encontros rápidos revela que as mulheres são mais exigentes do que os homens ao indicar interesse em parceiros em potencial.

Ou seja, as mulheres dizem “sim” com muito menos frequência do que os homens, com os homens indicando interesse em cerca de metade dos parceiros em potencial e as mulheres indicando interesse em apenas um terço.

As mulheres são mais exigentes em tomar a iniciativa?

Outros pesquisadores do estudo se perguntaram se o que parece ser uma diferença de gênero nítida , realmente era uma diferença de gênero, ou se a situação social era a causa real

Especificamente, os pesquisadores investigaram se as mulheres eram mais exigentes porque podiam sentar-se em um único lugar, enquanto os homens tinham que trabalhar seu caminho pela sala.

Para comprovar isso, eles tiveram mais de 300 alunos de graduação participando de eventos de encontros rápidos. 

relacionamento-homem-mulher

Em metade desses eventos, os participantes se envolveram no procedimento padrão de “encontro rápido”, em que os homens circulavam enquanto as mulheres ficavam em um só lugar. 

Para os outros eventos, homens e mulheres realizaram uma inversão de papéis à maneira de Sadie Hawkins, onde os homens permaneceram em um lugar enquanto as mulheres circulavam pela sala. 

Nos eventos padrão de “rotação de homens”, os pesquisadores replicaram descobertas anteriores e que as mulheres eram mais exigentes em relação a quem gostavam em relação aos homens. 

Por outro lado…

Já nos eventos não padronizados de “rotação de mulheres”, em que homens e mulheres invertem os papéis, os pesquisadores encontraram o padrão exatamente oposto, onde os homens eram exigentes, enquanto as mulheres eram menos seletivas.

Quando as mulheres foram forçadas a ir de homem para homem durante o evento de encontro rápido, elas desmascararam o estereótipo de gênero ao mostrar interesse em mais parceiros em potencial.

Essas descobertas mostram como uma diferença de gênero amplamente assumida, as mulheres são exigentes com quem namoram, enquanto os homens não, podendo ser um artefato de várias situações sociais. 

Os homens podem ser menos exigentes não por serem homens, mas porque as normas sociais exigem que eles façam a maior parte das abordagens em cenários de namoro. 

A seletividade das mulheres, entretanto, pode surgir de seu papel essencialmente arbitrário como “selecionadoras”. 

relacionamento-homem-mulher

Em outras palavras, quando muitos potenciais pretendentes regularmente se aproximam de uma mulher, é muito mais fácil ser exigente.

Isso traz um ponto muito mais amplo, onde é simples presumir que homens e mulheres se comportam de maneira muito diferente por causa de diferenças evoluídas e inatas. 

A pesquisa sobre o efeito Sadie Hawkins mostra como devemos ser cuidadosos para evitar suposições sobre diferenças de gênero e como podemos não precisar ir muito longe para outras explicações em potencial. 

7 vantagens em a mulher tomar a iniciativa

Além de ainda existir um certo estigma, existe também um certo preconceito em relação a este tema em alguns homens e algumas mulheres.

Com isso, o fato de uma mulher tomar a iniciativa em um relacionamento ou no momento da paquera ou mesmo demonstrar seu interesse por um homem já está se tornando uma realidade cada vez mais comum.

Veja a seguir alguns benefícios em que a mulher pode escolher tomar a iniciativa em relação a conhecer um parte para se relacionar.

relacionamento-homem-mulher

  1. A mulher se tornará mais inesquecível para o homem;
  2. Os homens também gostam de ser paquerados;
  3. Desenvolver a habilidade social da paquera;
  4. Fazer-se notar;
  5. Ter o direito de escolher com quem quer se relacionar;
  6. Ter mais escolhas e possibilidades;
  7. Demonstrar segurança no que quer.

Você gostou do resultado nos estudos dos pesquisadores em relação ao homem ou a mulher ter a iniciativa? Então deixe nos comentários a sua opinião em relação a esse assunto. Aproveite!

publicidade