País da Europa oferece transporte grátis para todos

Conheça um dos países mais ricos e menos visitados da Europa! Quer saber como é possível viajar por um país da Europa sem gastar dinheiro para se deslocar entre as atrações turísticas em diferentes cidades? Com excelentes ônibus, linhas de tram (veículo leve sobre trilhos) e trens disponíveis em uma frequência normal, Luxemburgo oferece transporte […]

ler-em-ônibus-mito-ou-verdade

Conheça um dos países mais ricos e menos visitados da Europa!

Quer saber como é possível viajar por um país da Europa sem gastar dinheiro para se deslocar entre as atrações turísticas em diferentes cidades?

Com excelentes ônibus, linhas de tram (veículo leve sobre trilhos) e trens disponíveis em uma frequência normal, Luxemburgo oferece transporte público grátis para moradores e visitantes.

casal-transforma-onibus-em-casa

Você pode fazer vários passeios sem se preocupar com passagem, dinheiro, cartão etc. — com exceção das viagens de primeira classe. Não é necessário se cadastrar para aproveitar esse benefício e é tudo tão tranquilo que até os ônibus municipais contam com cintos de segurança. Continue lendo para saber mais sobre esse interessante país!

Luxemburgo | Informações úteis

  • Capital: Cidade de Luxemburgo
  • Moeda: Euro 
  • Idiomas oficiais: Francês, alemão e luxemburguês
  • Fuso horário: 4 horas à frente da hora em Brasília
  • Clima: Temperado continental, com temperaturas médias entre -1°C e 17°C
  • Documentos necessários: Passaporte válido (e autorização ETIAS, a partir de 2025)

Esclarecimento: Há uma grande diferença entre visto e ETIAS. Brasileiros não precisam de visto para Luxemburgo ao viajar a turismo/negócios com permanência de até 90 dias a cada período de 180 dias.

Isso vale para diversos países europeus, que passarão a exigir uma autorização (obtida online) dos estrangeiros que podem viajar à Europa sem visto.

Turismo em Luxemburgo | Dicas e atrações

Com um território menor que o de muitas cidades brasileiras, Luxemburgo pode ser considerado um grande país.

Afinal, não é todo lugar que oferece transporte público de graça, salário mínimo acima de 2 mil euros (mais de 10 mil reais) e altos índices de qualidade de vida

Luxemburgo é o país mais rico da União Europeia e se mantém no topo do ranking de países mais ricos do mundo.

Isso contribui para que os preços sejam mais salgados para turistas — uma das justificativas para que o país seja um dos países europeus menos visitados.

Mas é possível contornar essa situação sem interromper os seus sonhos com viagens incríveis pela Europa.

Além de economizar com os deslocamentos internos, você pode gastar menos com acomodação ao fazer um “bate-volta” ou conhecer esse pequeno país em poucos dias.

Luxemburgo faz fronteiras com a Alemanha, a França e a Bélgica, além de estar bem próximo à Holanda. 

O que fazer em Luxemburgo

É possível ter uma visão geral sobre a parte histórica de Luxemburgo, capital do país com mesmo nome, ao percorrer um circuito turístico conhecido como Itinerário Wenzel ou Caminho de Wenzel em cerca de 3 horas.

Você também pode fazer diferentes passeios por conta própria usando o transporte público gratuito e caminhando por ruelas, muralhas e pontes, além de apreciar a vista da “varanda mais bela” da Europa, Chemin de la Corniche.

Luxemburgo é o último grão-ducado do mundo e se manteve independente após ter passado alguns períodos sob domínio francês e alemão.

Você pode conhecer melhor essa história ao visitar o Palácio Grão-ducal, residência oficial do Duque, onde é possível ver de perto a troca de guardas. 

Nessa região, também vale a pena apreciar a imponente construção onde fica o banco central de Luxemburgo e passear pelas praças mais famosas do país: 

  • Praça de Armas – onde há uma simpática feirinha que acontece aos domingos e uma ótima feira de Natal nos finais de ano, além de estar próxima a lojas de marcas de luxo e cercada por boas opções de bares e restaurantes.
  • Praça das Memórias – com um belo monumento em homenagem aos soldados luxemburgueses que lutaram como voluntários na primeira e na segunda guerra mundial, junto às forças aliadas, e na guerra da Coreia

Entre as igrejas para visitar na cidade, os destaques são a Catedral de Notre Dame de Luxemburgo, a Catedral de Saint Michel, de onde é possível ter uma bela vista panorâmica, e a Igreja de São João Batista, conhecida como a “igreja de São João sobre a Pedra”.

E, da belíssima Estação Central na capital do país, você pode pegar um trem gratuito para conhecer outras das cidades atraentes de Luxemburgo, como Vianden, Echternach, Larochette e Mondorf-les-Bains.

Curiosidades sobre Luxemburgo

Você se lembra daquela foto icônica com um homem em meio às primeiras-damas europeias? Trata-se do marido do primeiro-ministro de Luxemburgo, que está entre os 3 países europeus que mais defendem os direitos LGBTQIA+.

A nação também é reconhecida por praticar a boa diplomacia, mas acabou envolvida em conflitos por conta de sua posição estratégica na porção ocidental do continente europeu.

Para quem tem interesse histórico pelas grandes guerras, é possível visitar memoriais que reverenciam os soldados luxemburgueses, alemães e até americanos que lutaram em prol da paz mundial na batalha de Ardenas.

No cemitério estado-unidense de Luxemburgo fica o túmulo do famoso general Patton, que morreu anos após sobreviver à segunda guerra mundial, mas teve seu desejo atendido ao ser sepultado junto às suas tropas.

Outro fato interessante é que uma grande parte da população de Luxemburgo fala português, já que muitos portugueses e brasileiros vivem nesse país da Europa.

Isso elimina a barreira do idioma e é um alívio para quem precisa se comunicar em outras línguas diariamente nas viagens ao exterior.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fonte: Etias EU Brazil

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar