Traje dos médicos que tratavam aPeste Negra
Unsplash / @kumakum

Pandemias: As maiores da história!

Vamos voltar um pouco no tempo e ver as piores pandemias que a humanidade já enfrentou?

publicidade

Você com certeza já foi alertado sobre a pandemia que estamos enfrentando: o Coronavírus (COVID-19). E já que estamos em meio a isso tudo, que tal adquirir um pouco de conhecimento sobre as devastadoras pandemias que já passaram pelo mundo?

As maiores pandemias que a humanidade já enfrentou
Freepik

Entendendo os conceitos

Você sabe como uma doença vira uma epidemia e em seguida uma pandemia?

publicidade

Quando uma doença se dissemina rápido, ou seja, infectando ou contagiando um grande número de pessoas num curto espaço de tempo, é considerada uma epidemia. E quando essa epidemia cresce demasiadamente atravessando fronteiras, disseminando a várias nações, já é denominada Pandemia.

Coronavírus
Unsplash / @Cdc

Agora que você já está familiarizado com o termo, vamos voltar um pouco no tempo e ver as piores pandemias que a humanidade já enfrentou.

1- PANDEMIA DE HIV / AIDS: DESDE 1981

Apesar de parecer um problema atual, essa doença já é antiga, porém se tornou mais discutida depois dos seu alto índice de perdas.

publicidade
HIV
Reprodução / Internet

O que é HIV? O vírus HIV (human immunodeficiency virus) é o causador da doença AIDS (acquired immunodeficiency syndrome), essa doença é tão perigosa justamente pelo fato de que ela interfere na capacidade do organismo de combater infecções.

Como surgiu? Estudando a fundo, indica-se que a AIDS foi descoberta só em 1981, nos EUA, mas sua causa, o HIV, surgiu na África, no centro-oeste, durante o começo do século XX.

Como ele ataca? Esse temido vírus pode ser transmitido por contato com sangue, sêmen ou fluidos. Quando infectado, nas primeiras semanas, podem ocorrer de sintomas parecidos com uma simples gripe, mas os sintomas da AIDS incluem fadiga, perda de peso, febre e infecções recorrentes.

publicidade

Seus números são extremamente altos: Até 2009, não era tão discutido o uso de preservativos como hoje, né? Devido a isso, mais de 30 milhões de pessoas morreram. E mesmo que hoje em dia as pessoas têm mais ciência disso, o número de pessoas vivendo com a doença, em 2018 chegou a 38 milhões! Por isso é considerada uma das piores Pandemias do mundo, e não é pra pouco, né?

Observação importante: A luta contra o HIV não para, meu caro leitor, previna-se!

2- PANDEMIA DE GRIPE: 1918-1920

Também chamada de Gripe Espanhola, foi considerada por alguns especialistas como a maior das maiores pandemias já conhecidas, pois matou mais que a 1° Guerra Mundial ou a Peste Negra.

Gripe espanhola
@Everett

O que é Gripe Espanhola? Ela foi uma doença causada pelo vírus da gripe, que porém esse vírus passou por uma virulência (capacidade de infeccionar) incomum e mortal! Você já ouviu falar nessa pandemia?

Como surgiu? Não se sabe ao certo onde se originou tal doença, e mesmo que seja chamada de Gripe Espanhola, esse nome provavelmente se deu devido a Espanha não ter participado da guerra, assim sua imprensa circulou livremente sobre o assunto.

Como ela ataca? Naquela época não havia medicamentos ou vacinas, e o que se tratava de dor de cabeça, febre e coriza, foi se alastrando. As pessoas esperavam que o organismo reagisse, então eram misturados tônicos, alimentavam-se bem e buscavam lugares arejados.

Seus números são extremamente altos: Você consegue acreditar que uma gripe conseguiu contaminar mais de 500 milhões de pessoas?? Para compararmos, isso era 27% da população na época. Essa doença pode ter matado 100 milhões de pessoas. E por isso foi uma das pandemias mais letais da História!

3- VARÍOLA: ???-1980

Você sabia que a Varíola é talvez uma das doenças mais antigas do mundo? Segundo History Chanel ela está dentre as 7 doenças mais antigas da história.

Paciente de varíola no fim do século XIX
Foto: National Museum of Health & Medicine

O que é a Varíola? Foi uma doença infecciosa que tinha o risco de morte altíssimo, entre 30%, levando em conta que esse percentual aumentava quando o infeccionado era recém-nascido. Foi ainda a primeira doença erradicada por vacinação.

Como surgiu? Sabe-se que é uma das doenças mais antigas, porém não se sabe ao certo sobre seu surgimento. Relatos de historiadores apontam que múmias como a de Ramsés V (1157 a.C) apresentava os principais sinais da doença.

Como ela ataca? Quando contaminado, 12 a 14 dias depois, começavam aparecer os primeiros sintomas, são eles: Febre; Dor de cabeça; Fadiga severa; Vômitos e por aí vai. E depois de poucos dias, apareciam manchas vermelhas por todo o corpo, principalmente nas mãos, rosto, antebraço e tronco. Depois de uns dois dias essas mesmas manchas virariam bolhas que posteriormente conteriam pus, crostas se formariam e o infectado ganhava cicatrizes profundas.

Seus números são extremamente altos: A varíola foi responsável por inúmeras epidemias mortíferas durante a história da humanidade, e por isso não se tem um dado absoluto de todas as mortes, e mesmo assim os que temos são chocantes.

“Estima-se que, no século 20, 300 a 500 milhões de pessoas tenham morrido com varíola. Em 1967, haviam 15 milhões de casos por ano”, diz a infectologista Sumire Sakabe. A varíola matou e deformou 300 milhões de pessoas entre 1896 e 1980 (Ano da absoluta erradicação).

4- A PESTE NEGRA: 1346-1353

Enfim a temida doença responsável pela época mais misteriosa e bizarra da história, uma das mais terríveis pandemias que já existiram: Peste Negra ou Morte Negra.

Com certeza você já viu, em meio a internet, alguns daqueles trajes sinistros que os médicos alistados para ajudar os doentes usavam, tipo esses:

Traje dos médicos que tratavam aPeste Negra
Unsplash / @kumakum

Sinistro né? Esse era o traje usado pelos alistados que iriam ajudar doentes, mas na prática mesmo, eles serviam mais pra contabilizar os mortos. E mesmo que essa vestimenta seja exagerada, era pouco eficaz.

O que é a Peste negra? Existe uma temida bactéria denominada Yersinia pestis, que pode provocar 3 tipos de pestes (uma doença infecciosa aguda, transmitida principalmente por picada de uma pulga infectada) sendo: Peste Pneumônica; Peste Septicêmica; Peste Bubônica (90% dos casos).

Como surgiu? A primeira epidemia da Peste reconhecida de fato, foi por volta de 541 e 543, no império Bizantino, e durante os próximos 200 anos, tiveram aproximadamente 25 milhões de mortos. A segunda epidemia, que foi a mais marcante e que é a mais lembrada foi no século XIV (1346-1353), aliás foi só aí que recebeu o nome Peste Negra. E A terceira epidemia surgiu na China no século XIX, e dessa vez, chegou nas Américas.

Como ela ataca? Depois de ser picado por uma pulga infectada, os sintomas aparecem depois de 2 ou 6 dias, sendo eles dor de cabeça, febre alta, calafrios, e perda de apetite. Porém depois de 2 ou 3 dias você tem a certeza que não está somente com um “resfriado”, pois aparece um tumor vermelho em sua pele com até 10cm de diâmetro, chamado Bubão. Aí meu amigo, você está em uma furada.

Seus números são extremamente altos: A epidemia do século XIV não ficou reconhecida atoa, já que dizimou até 75% da população de algumas regiões afetadas na Europa, que no total, estima-se que 75 milhões tenham morrido. E no século XIX, 10 milhões.

Agora uma dúvida curiosa, por que será que as piores pandemias ocorreram de 100 em 100 anos?

1320: Peste Bubônica

1420: Peste Negra

1520: Varíola mata Império Asteca

1620: Surto de Moléstia Contagiosa

1720: Praga de Marselha

1820: Cólera

1920: Gripe Espanhola

2020: Corona-vírus

Será que existe alguma teoria da conspiração sobre isso? Comente o que você achou!