Dois pensamentos tóxicos que você tem todo dia (e como parar com isso)

Você pode até pensar que não tem um ritual matinal, mas você tem.

publicidade

Você pode até pensar que não tem um ritual matinal, mas você tem.

“Eu não dormi o suficiente”.
+
“Eu não tenho tempo suficiente.”

De acordo com Lynne Twist, autora de The Soul of Money, pensamos inconscientemente nestes dois pensamentos com base na escassez todos os dias, antes de pensarmos ou fazermos qualquer outra coisa:

publicidade

Antes mesmo de nos levantarmos na cama, antes de nossos pés tocarem o chão, já estamos inadequados, já atrasados, já perdendo, já faltando alguma coisa… o que começa como uma simples expressão de uma vida apressada, ou até mesmo da vida com desafios, cresce na grande justificativa para uma vida insatisfeita”.

Você pratica este ritual matinal sem nem mesmo saber?

Quando nosso modo padrão é definido como escassez, basicamente nos treinamos para buscar provas de que precisamos mais de tudo.

Nós nos concentramos no que desejamos que fosse diferente e, ao fazer isso, rejeitamos sutilmente tudo o que já temos.

Pensamentos tóxicos diários

publicidade

Este padrão de pensamento gera milhares e milhares de outros pensamentos com a mesma genética de escassez, resultando em você cronicamente sentindo como se não tivesse nada além de problemas.

Considerando que temos em média cerca de 60.000 pensamentos por dia, isso é uma grande quantidade de negatividade.

um pequeno truque que você pode fazer para testar o quão poderoso é o foco. O truque é assim:

Passe 15 segundos olhando em volta e encontrando qualquer coisa que seja azul, meias de alguém, um ícone de tela, qualquer coisa…

Agora feche seus olhos e me conte tudo que você viu que era verde.

publicidade

Quando você se dedica a algo, você naturalmente percebe mais aquilo, às custas do que quer que esteja na paisagem.

Seu cérebro é treinado para fazer isso; absorver todo o estímulo à sua volta seria excessivo e perigoso.

Seu cérebro precisa ser capaz de se concentrar e, quer você perceba ou não, ele recebe de você todas as instruções sobre o que focar.

Quando as primeiras instruções do dia ao seu cérebro são para pensar sobre como você não dormiu o suficiente e como não vai ter tempo suficiente para fazer tudo o que precisa fazer, adivinhe o que você vai estar percebendo o dia inteiro (novamente, às custas de qualquer outra coisa na paisagem)?

Antes que seus pés toquem o chão amanhã de manhã, antes de fazer qualquer outra coisa, reserve um segundo para se envolver em um novo ritual matinal – aponte seus pensamentos para a direção da gratidão.

Pensamentos tóxicos diários

Isso não significa fingir que tudo é perfeito.

A gratidão não é dizer superficialmente a si mesmo que você tem tudo o que você poderia querer ou precisar. A gratidão é sobre reconhecer o que parece ser o suficiente para você.

Eu dormi o suficiente e tenho tempo suficiente.

A partir desses dois pensamentos, você começa um dia em que seu cérebro procura o que mais você tem:

Eu tenho paciência suficiente para lidar com isso.

Eu tenho ideias criativas suficientes para encontrar uma solução.

Eu tenho roupas suficientes.

Eu tenho comida suficiente.

E progressivamente, como mágica, esses pensamentos geram milhares e milhares de outros pensamentos com a mesma genética de abundância, resultando em você cronicamente sentindo-se grato por tudo o que tem o suficiente.

Funciona nos dois sentidos.

Quando você vem de um lugar de abundância, você cultiva um senso constante de gratidão e naturalmente doa. Você doa sua atenção, paciência, ideias, tempo e, mais importante, doa sua presença.

Pensamentos tóxicos diários

É emocionalmente contagiante estar perto de alguém que está presente, que não está com a mente agitada, pensando na próxima coisa a fazer ou pensar.

Estar perto de alguém que está confiante no momento, alguém que não está com pressa de fazer mais e conseguir mais porque eles sabem que já têm o suficiente, isso é atraente.

É atraente para os chefes que querem promover líderes confiantes para sua equipe, é atraente para potenciais parceiros românticos que querem estar com alguém com um charme especial, é atraente para a criança que sente uma sensação reconfortante de calma de um adulto que está presente, é atraente em tudo.

É por isso que as pessoas que são genuinamente gratas pelo que tem, muitas vezes tem ainda mais, não porque imaginam cenários desejáveis e aqueles cenários apenas se manifestam magicamente, mas porque elas doam naturalmente, então elas recebem naturalmente.

Aqui estão reflexões críticas que podem mantê-lo no caminho da abundância:

O que tenho para doar hoje? (Um livro que você amou e achou que seu amigo gostaria? Uma disposição mais amigável? Sua atenção total?)

Com o que posso ser generoso hoje? (Sua compreensão durante uma conversa difícil? Seu afeto físico? Sua paciência? Sua dica para o barista? Seu esforço? Seu planejamento?)

O suficiente é a ponte da escassez para a abundância. O que você tem o suficiente?

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Thrive Global escrito por Katherine Schafler.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Por um mundo com mais gratidão, compartilhe esse conteúdo com seus amigos!

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments