in

Diga adeus à era da informação: agora é tudo uma questão de reputação

Existe um paradoxo subvalorizado de conhecimento que desempenha um papel central em nossas democracias liberais hiperconectadas avançadas:

Quanto maior a quantidade de informação que circula, mais confiamos nos chamados dispositivos de reputação para avaliá-la.

O que torna isso paradoxal é que o acesso ampliado à informação e ao conhecimento que temos hoje não nos capacita nem nos torna mais cognitivamente autônomos.

Pelo contrário, isso nos torna mais dependentes dos julgamentos e avaliações de outras pessoas das informações com as quais nos deparamos.

Estamos passando por uma mudança fundamental de paradigma em nossa relação com o conhecimento.

A partir da “era da informação”, estamos caminhando para a “era da reputação”, na qual a informação terá valor apenas se já estiver filtrada, avaliada e comentada por outras pessoas.

Visto sob esta luz, a reputação tornou-se um pilar central da inteligência coletiva hoje. É a guardiã do conhecimento, e as chaves do portão são mantidas por outros.

A maneira pela qual a autoridade do conhecimento é agora construída nos torna dependentes de quais são os julgamentos inevitavelmente tendenciosos de outras pessoas, a maioria das quais não conhecemos.

Fim da era da informação

Adicionar APP Awebic

Deixe-me dar alguns exemplos desse paradoxo.

Se você for perguntado por que acredita que grandes mudanças no clima estão ocorrendo e pode prejudicar dramaticamente a vida futura na Terra, a resposta mais razoável que pode fornecer é que confia na reputação das fontes de informação às quais você normalmente adquire informações sobre o estado do planeta.

Na melhor das hipóteses, você confia na reputação da pesquisa científica e acredita que a revisão por pares é uma maneira razoável de filtrar “verdades” de hipóteses falsas e “besteiras” sobre a natureza.

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Smartphones estão matando o planeta mais rápido do que esperávamos

Ninguém consegue acertar 10 respostas neste quiz de conhecimento