in

Visite a praia regularmente, é o que recomenda a neurociência

Ondas batendo suavemente ao longo da costa. Luz solar que flui de um céu sem nuvens. Quilômetros de areia aparentemente intermináveis se juntando ao horizonte…

Parece muito pacífico, não é? E para muitos de nós que passamos a maior parte das horas da semana dentro de casa, não é preciso muita persuasão para tirar a roupa e pegar um pouco de sol.

Mas se você precisar de mais razões para ir à praia, descubra como o surfe, o sol e a areia podem melhorar sua saúde física e mental.

Benefícios da praia para a saúde

Não procure mais do que os especialistas. Em um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology, o autor J. Aaron Hipp, Ph.D., especialista em saúde ambiental e professor assistente na Brown School, apontou para o ambiente restaurador da praia.

“Estudos mostraram que ambientes naturais, como praias e parques, oferecem benefícios mais restauradores para as pessoas do que academias, locais de entretenimento e o ambiente urbano construído”, disse Hipp.

Seu estudo vai além, sugerindo que precisamos de condições específicas naquele ambiente à beira-mar para alcançar o efeito restaurador desejado.

“Os dias de temperaturas amenas e marés baixas oferecem os ambientes mais restauradores ao visitar a praia”, disse ele.

“Os banhistas que visitam em um dia quase 5°C mais quente que a média foram 30 por cento menos propensos a perceber a praia ou o parque costeiro como restauradores, em comparação com aqueles que visitam na média ou mais frio do que a média de dias.”


Recomendamos para você:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 maneiras que as pessoas bem-sucedidas lidam com suas fraquezas

Herói da 2ª Guerra morre dois dias após levar neta ao altar