Por que ter uma rotina matinal pode ser a coisa mais importante do seu dia?
Por que ter uma rotina matinal pode ser a coisa mais importante do seu dia?

Por que ter uma rotina matinal pode ser a coisa mais importante do seu dia?

Saiba como você pode ser mais produtivo todos os dias tendo uma rotina matinal!

publicidade

Você sabe qual a importância de ter uma boa rotina matinal bem definida? Ritual matinal e bem-estar é o que motiva as pessoas a levarem o dia com leveza, autoconfiança e autonomia. 

Por isso, o bem-estar de algumas pessoas começam de manhã quando a primeira atividade do dia é genuinamente para o prazer, como tomar banho sem pressa, fazer uma leitura de um livro, fazer exercício físico ou provar uma nova infusão. 

A rotina matinal e o desenvolvimento pessoal

Uma rotina matinal bem desenvolvida pode trazer para você um dia bastante produtivo, pois isso vem do prazer de completar tarefas logo na primeira hora do dia. 

publicidade

Além disso, a conclusão de uma tarefa ativa os sistemas de recompensa no cérebro do ser humano, assim, liberando impulso para encarar o dia com satisfação e positividade. 

Por isso, uma rotina matinal ajuda no autocuidado, pois o primeiro pensamento do dia bem pela manhã vai modular toda a relação com o restante do dia. 

rotina-matinal-bons-hábitos

Se você não pensa em você mesmo, quem vai fazer isso?

publicidade

Tenha uma vida mais organizada tendo uma rotina matinal

Com uma rotina matinal você pode ficar menos sujeito a imprevistos no decorrer do dia. Ter horários fixos para acordar, dormir, trabalhar, comer e fazer atividades físicas evita situações de desorientação e ansiedade

Por isso, tendo uma rotina bem definida, você ficará menos sujeito aos imprevistos do dia a dia, assim diminuindo o estresse. 

Além do mais, a repetição de comportamentos ou atividades, hábitos, leva você ao aprendizado das mesmas, em um grau bem elevado. 

Se você gosta de ir para a academia realizar atividades físicas todos os dias de manhã, com o passar do tempo, você verá resultados. 

O lado bom de fazer a mesmas coisas é que você se desenvolve nela. Não é à toa que a repetição costuma ser um meio eficaz de aprendizado por muitas pessoas. 

publicidade

rotina-matinal-bons-hábitos

Tenha cuidado na hora de definir uma rotina matinal 

Se você quer ser uma pessoa que escuta mais o próximo, então deve repetir o ato de escutar diariamente, até conseguir enxergar os ganhos com comportamento. Por isso, o lado negativo da rotina matinal é a acomodação. 

Entenda que o risco é ficar estagnado, fazer sempre as mesmas tarefas e não conseguir prosseguir com outras novas coisas. Por isso é importante fazer questionamentos e avaliar o que você pode fazer de novo. 

A forma com as pessoas acordam pela manhã pode influenciar o resto do dia. Com isso, criar uma rotina matinal é a opção perfeita para se programar e começar de forma saudável, sem correria e estresse. 

Além dos hábitos, existem algumas opções que você pode incorporar e transformar o início dos seus dias. 

Ter um programa definido na noite anterior já é o primeiro passo para tornar a sua rotina matinal mais ágil e prática, assim, não desperdiçando tempo de sono acabando se atrasando para o compromisso ou trabalho. 

Dicas para criar uma boa rotina matinal para suas manhãs

Confira a seguir as principais dicas para você criar um bom planejamento para começar a desenvolver uma rotina matinal. 

rotina-matinal-bons-hábitos

1 – Defina um bom horário para acordar todos os dias

Principalmente em dias chuvosos e frios, acordar pode ser uma tarefa bem difícil para algumas pessoas. 

Por isso, para tornar esse cenário mais natural e tranquilo, é sempre importante garantir uma ótima noite de sono. 

Portanto, a forma com você escolhe acordar pela manhã pode definir o seu humor pelo resto do seu dia. 

2 – Evite ao máximo olhar o celular antes de se levantar da cama

Uma hábito comum entre as pessoas é, assim que o despertador toca, pegar o aparelho e abrir aplicativos de redes sociais antes de se levantar da cama. 

Esse comportamento ao acordar, além de colaborar com atrasos, pode causar também ansiedade. 

Pois ao abrir e-mails e mensagens ao acordar, você começará a pensar em todos as tarefas do dia, acabando acelerando o pensamento. 

Portanto, logo que cedo ao acordar, o ideal é despertar o cérebro aos poucos, evitando um estresse que pode te acompanhar pelo resto do seu dia. 

rotina-matinal-bons-hábitos

3 – Tenha o hábito de arrumar sua cama toda manhã ao acordar

A primeira atividade que você deve se preocupar ao se levantar é arrumar sua cama. Esse hábito evita que você se sinta atraído a deitar de novo na cama. 

Além do mais, esse hábito acaba criando em você uma sensação de ambiente organizado, servindo então como um incentivo para começar bem o dia. 

4 – Sempre prepare um café da manhã energético e saudável

Nada melhor do que começar o dia com um café da manhã delicioso e nutritivo. A primeira refeição do dia é considerado a refeição mais importante por muitos especialistas de saúde. 

Por isso, é super indicado investir em alimentos leves, saudáveis e que garantam energia para você se despertar pela manhã. 

Alternativas de bebidas para o café da manhã:

  • Café;
  • Água com limão;
  • Sucos.

Alternativas de alimentos para o café da manhã?

  • Ovos;
  • Torradas; 
  • Frutas.

rotina-matinal-bons-hábitos

E para deixar a sua rotina matinal mais prática e rápida, você pode separar os ingredientes ou começar a fazer o café da manhã antes de ir dormir. 

5 – Separe suas roupas na noite anterior

Da mesmo forma que você pode fazer como café da manhã, uma dica ainda mais interessante é separar as roupas que vai usar um dia antes. 

Assim você evitará a troca constante de peças de roupas, dessa maneira economizando tempo de manhã. 

Lembre-se, confira a previsão do tempo e teste algumas opções antes de definir a sua favorita. 

6 – Ao acordar, considere meditar ou se exercitar

Um hábito indicado para incluir na sua rotina matinal é meditar, seja por conta própria ou com ajuda de uma aplicativo para celular de meditação guiada. 

Esse é um grande passo que vai ajudar você a desestressar e começar o dia com a mente bem e tranquila. 

rotina-matinal-bons-hábitos

Além disso, para as pessoas diurnas, uma opção é exercitar antes de sair para o trabalho. Exercícios físicos logo pela manhã ajudarão você a despertar e ter mais disposição durante o resto do dia. 

7 – Estenda sua rotina matinal também para os finais de semana

Para que você mantenha o seu hábito matinal sempre em funcionamento, é essencial que ele sirva para os finais de semana também. 

Por isso, acordar sempre no mesmo horário é uma boa dica para manter o sono regulado. 

Se precisar, faça pequenas alterações, mas mantenha a base de horários, refeições e costumes com os feitos durante a semana. 

Com isso, a rotina matinal ajustada para seus hábitos, você terá dias mais produtivos e tranquilos. Por isso, não deixe de compartilhar com seus amigos quais são as suas dicas favoritas para começar bem o dia.