Professor de economia mostra que mulheres não ganham menos por discriminação, mas por suas escolhas

O problema é ainda mais complexo. Vem ver.

publicidade

Mais uma vez, não custa repetir: o Awebic acredita em direitos iguais para homens e mulheres.

Nesta discussão já publicamos coisas interessantes como 51 fatos que provam que o feminismo é importante e um restaurante que cobra 30% a mais de homens.

Foi nessa segunda publicação que o leitor Gustavo Prates recomendou um vídeo para o debate: As mulheres ganham menos do que os homens?.

publicidade

Clique no play para assistir — legendas em português devem aparecer automaticamente.

Clique e veja no YouTube

Olhando os dados, mulheres em média ganham um salário anual que é aproximadamente 75% do salário dos homens, o que faz muita gente acreditar que é o resultado de discriminação. Entretanto, quando o professor Steve Horwitz analisa os dados mais de perto, ele descobre que mulheres fazem certas escolhas, como seleção da carreira e educação dos filhos, que tende a resultar em salários menores que o dos homens. Essas escolhas podem ser o resultado de preferência pessoal ou cultura sexista para o trabalho de algumas mulheres, embora a parcela de influência de cada um dos fatores permaneça obscura.

Então, de acordo com o professor Steve Horwitz, “estudos que tentaram controlar todos esses fatores mostraram que se você pega um homem ou uma mulher, com a mesma experiência, mesma educação, mesmo emprego e comparar seus salários o que você encontra é que a mulher ganha cerca de 98% do que o homem ganha.

publicidade

Isso vai contra os argumentos apresentados nos dois artigos que citei acima, além do recente vídeo do BuzzFeed sobre o tema, que dizem que em média mulheres ganham 75% do que os homens ganham para desempenhar as mesmas funções.

Em quem acreditar?

De qualquer forma, é certo que as explicações do professor mostram que o problema é muito mais complexo pelas escolhas que, muitas vezes, as mulheres são forçadas a fazer por questões culturais e sociais.

O que você pensa sobre o assunto?

Eu sei que o assunto divide opiniões, mas seja educado nas discussões assim como você é na vida real, ok? 😉

Compartilhe o vídeo com seus amigos através do botão abaixo.

publicidade