Professor lança projeto e encontra forma acolhedora para seus alunos estudarem
Professor lança projeto e encontra forma acolhedora para seus alunos estudarem

Professor lança projeto e encontra forma acolhedora para seus alunos estudarem

Um gesto super acolhedor!

publicidade

A pandemia de coronavírus acabou impossibilitando a interação social, impedindo que diversas atividades essenciais pudessem ser feitas. Uma delas é a realização de aulas presenciais, no entanto medidas paliativas estão sendo tomadas para que se possa estudar mesmo assim.

Toda essa situação de aulas à distância gerou e ainda gera muita polêmica pelo mundo, principalmente pelo fato de que muitas pessoas não possuem condições de ter acesso à internet, ou até mesmo à uma televisão.

Essa era a preocupação do professor peruano Lino Rojas, mas ele acabou achando uma forma maravilhosa de ajudar seus alunos.

publicidade

Lá no Peru, assim como no Brasil, as aulas presenciais foram suspensas em meados de março/abril. O governo peruano optou por lançar a campanha “Eu aprendo em casa”, onde transmitiria aulas pela televisão em parceria com a emissora TVPerú.

Entretanto, milhares de famílias residem em regiões afastadas dos centros econômicos e sequer têm acesso à uma televisão. Vendo que seus alunos ficariam todos esses meses sem alcance à educação, Lino teve uma ideia.

O docente iniciou a campanha “Levando a educação às portas das casas que mais dela precisam”, visando ajudar as crianças que vivem em dificuldades econômicas.

publicidade

O projeto pedia para que as pessoas na região de Chachapoyas doassem TV’s antigas que não estivessem sendo usadas, e deu super certo!

A medida que vários aparelhos foram sendo doados, Lino ia entregá-los diretamente para as famílias necessitadas. A história acabou viralizando e o professor usou o Facebook para se manifestar:

O acesso aos meios de comunicação de massa deve ser um direito fundamental dos nossos alunos. Obrigado, amigos, por compartilhar este meio com algumas crianças. Continuamos”.

O docente deu uma verdadeira lição sobre solidariedade e educação, mostrando nitidamente todo seu empenho e amor pela profissão. A educação é um direito de todos, e embora muitas vezes o governo não providencie condições, Lino mostrou que também é possível fazer a diferença a partir da união das pessoas.

publicidade

Exemplo de solidariedade

A atitude do professor Lino mostrou que é possível dar condições de vida dignas para todos. Enquanto algumas pessoas possuem recursos em demasia, outras não têm nada.

Essa lição serve não só para o acesso à educação, mas para praticamente tudo na vida. Compartilhar com os que não têm é uma atitude muito nobre de empatia.

O docente ganhou muito apoio na internet, pessoas de todo o mundo parabenizaram essa bela iniciativa.

Muitos parabéns ao professor, ele tem uma grande vocação … Professor, eu o parabenizo pelo que está fazendo pelos seus alunos, mas ninguém se oferece para apoiar de forma alguma, esse é o grande problema, se todos dermos um pouco do que temos, tudo será muito diferente”, disse um internauta.

Graças ao Lino, as crianças da região poderão ter acesso à educação e à informação através da televisão. Em um momento onde o aprendizado está se tornando cada vez mais elitizado, uma inclusão plural se mostra ainda mais importante.

Cada um de nós tem a capacidade de mudar a vida do semelhante, e devemos fazer isso sempre pra melhor, é claro.

Fonte: Viralistas