Em Provérbios 8 está um dos maiores ensinamentos que você precisa carregar para a vida

Os bons ensinamentos vêm de Deus!

Em Provérbios 8 está um dos maiores ensinamentos que você precisa carregar para a vida

Confiar na justiça de Deus é uma das melhores coisas que podemos fazer nos momentos de dificuldades na vida. Não podemos enfraquecer na fé diante das atribulações da vida.

Nós temos um Deus do impossível ao nosso lado para ajudar a enfrentar as adversidades da vida cotidiana.

Um verdadeiro cristão sabem quando agir e entregar tudo nas mãos de Deus, um crente fiel anda no caminha certo e sempre fazendo a vontade de Deus.

Te interessa?

Além disso, andar no caminho certo é um dos fundamentos da vida cristã, é em Cristo que devemos imitar cada passo e se tornar um pessoa melhor.

Os verdadeiros ensinamentos provem de Deus

Você precisa reconhecer quando cometer um erro e aceitar a correção. A verdade é que muitas pessoas não conseguem reconhecer as falhas nem mesmo aceitar correção.

Na Palavra de Deus podemos aprender muito sobre ter discernimento e ouvir a voz de Deus. Nós aprendemos sobre como clamar e pedir misericórdia nos momentos de tribulações.

Provérbios 8
Em Provérbios 8 está um dos maiores ensinamentos que você precisa carregar para a vida. (Imagens: Unsplash)

A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz; nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca; ao lado das portas, à entrada da cidade, portas adentro, ela clama em alta voz: A vocês, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz. (Provérbios 8:1-4)

A verdadeira sabedoria vem de Deus, é na Palavra Sagrada que podemos aprender muito sobre diversas coisas da vida – inclusive como ter uma vida centrada na vontade de Deus.

É com a leitura da Bíblia que você aprenderá a não cultive a maldade no coração. A sua boca e mente devem estar limpa para adorar a Deus todos os dias.

Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso. Ouçam, pois tenho coisas importantes para dizer; os meus lábios falarão do que é certo. Minha boca fala a verdade, pois a maldade causa repulsa aos meus lábios. (Provérbios 8:5-7)

Não pertença a esse mundo caído

Apesar da maldade crescendo no mundo diariamente, você não pode se reder ao pecado e achar que se encaixar em determinadas situações não corromperá sua alma.

Um crente fiel deve constantemente estar na presença de Deus e pedir que o Espírito Santo esteja ajudando na caminhada.

Todas as minhas palavras são justas; nenhuma delas é distorcida ou perversa. Para os que têm discernimento, são todas claras, e retas para os que têm conhecimento. (Provérbios 8:8,9)

Provérbios 8

As palavras de Deus são justas e nelas não existem perversidades ou assuntos distorcidos. Você precisa aprender a confiar mais no nosso Criador Celestial. Na Bíblia podemos aprender diversas coisas, como:

  • Ser uma pessoa melhor;
  • Saber lidar com as dificuldades;
  • Entender o que Deus quer para nossas vidas;
  • Aprender com os erros;
  • Aceitar a vontade de Deus.

Dos lábios de Deus podemos ouvir sempre a verdade, apesar de estarmos bastantes acostumados com a falsidade desse mundo, nosso Senhor é nosso refúgio.

Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro, pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela. Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso. (Provérbios 8:10-12)

Cultivando bons relacionamentos consigo mesmo

Você precisa constantemente cultivar a clemência ao Senhor e odiar do fundo do coração a maldade desse mundo. Por mais que as pessoas mostrem para você que certas coisas são aceitáveis, aprenda discernir.

Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso. Meu é o conselho sensato; a mim pertencem o entendimento e o poder. (Provérbios 8:13,14)

Provérbios 8

Nunca alimente em seu coração a arrogância, o orgulho e odeia o mau comportamento que acaba afastando as pessoas de você.

Não permita que o pecado tire de você o brilho do Espírito Santo de Deus. Comece a partir de hoje a cultivar um coração grato e demonstrar que Deus está mudando seu coração.

Por meu intermédio os reis governam, e as autoridades exercem a justiça; também por meu intermédio governam os nobres, todos os juízes da terra. Amo os que me amam, e quem me procura me encontra. Comigo estão riquezas e honra, prosperidade e justiça duradouras. (Provérbios 8:15-18)

Vença as batalhas espirituais na força de Cristo

Já pensou em como pode ser agradável para outras pessoas conviver com um indivíduo cheio do Espírito Santo de Deus e que age de acordo com a vontade de Deus?

Se isso enche os seus olhos de lágrimas e uma vontade constante de mudar, então, por quê não muda? Você precisa avaliar melhor as suas escolhas na vida e começar a perceber os sinais.

Meu fruto é melhor do que o ouro, do que o ouro puro; o que ofereço é superior à prata escolhida. Ando pelo caminho da retidão, pelas veredas da justiça, concedendo riqueza aos que me amam e enchendo os seus tesouros. (Provérbios 8:19-21)

Nosso Pai Celestial cuidará de você todos os dias, você nunca ficará sozinho, por mais que as pessoas que dizem que te amam se afaste nos momentos de dificuldades.

Provérbios 8

Se o seu coração arde por mudança, mas você não tem força para prosseguir, peça a Deus misericórdia e forças para vencer essa batalha espiritual.

O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra. Nasci quando ainda não havia abismos, quando não existiam fontes de águas; antes de serem estabelecidos os montes e de existirem colinas eu nasci. (Provérbios 8:22-25)

É em Cristo Jesus que precisamos confiar nas dúvidas e batalhas diárias, é no Filho de Deus que venceremos as batalhas espirituais.

Você é uma pessoa feliz?

Precisamos diariamente nos alegrar na verdade de Deus entender que a humanidade foi feita para ser feliz. Nosso criador celestial nos fez para sermos prósperos e adorá-lo em todas as circunstâncias da vida.

Eu me alegrava com o mundo que ele criou, e a humanidade me dava alegria. Ouçam-me agora, meus filhos: como são felizes os que guardam os meus caminhos! Ouçam a minha instrução, e serão sábios. Não a desprezem. Como é feliz o homem que me ouve, vigiando diariamente à minha porta, esperando junto às portas da minha casa. (Provérbios 8:31-34)

Nós precisamos diariamente cultivar a felicidade e sermos pessoas alegres para inspirar outras pessoas a serem assim também.

A palavra de Deus nos diz que nós devemos ser felizes e ouvir a palavra de Deus e vigilante em todos os ensinamentos.

Provérbios 8

Além de sermos pessoas que pregam a felicidade e o amor de Deus, nós devemos odiar a maldade pregada nesse mundo pelo maligno.

Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor. Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte. (Provérbios 8:35,36)

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Você gostou de saber mais sobre Provérbios 8 e como podemos aprender mais com os melhores ensinamentos do mundo? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar