Qual veio primeiro cor ou fruta?
MEXAHUK/ISTOCK VIA GETTY IMAGES

Qual laranja veio primeiro?

Você já se perguntou se a cor recebeu o nome da fruta ou o contrário? Há uma resposta para essa pergunta e ela pode não ser a que você esperaria.

publicidade

Você já se perguntou se a cor recebeu o nome da fruta ou o contrário? Há uma resposta para essa pergunta e ela pode não ser a que você esperaria.

Colorir no passado

Cor ou fruta
Unsplash / @noahbuscher

As laranjas não foram para a Inglaterra até o século XIII , mas a cor estava lá muito antes disso. Afinal, as folhas de todo o mundo ficam alaranjadas todo outono, o pôr do sol desce no mesmo brilho alaranjado e as flores alaranjadas podem ser encontradas em muitos lugares do mundo.

Portanto, você pode se surpreender ao descobrir que os falantes de inglês não deram o nome à fruta devido à cor com a qual estavam tão familiarizados – em vez disso, finalmente conseguiram um nome para a cor que estavam vendo desse cítrico recém-encontrado.

publicidade

O primeiro uso registrado da palavra em inglês é ” pume orenge “, por volta de 1200 EC, e definitivamente descende do termo em francês antigo “pomme d’orange”, que se traduz em “maçã laranja”.

Laranja antes das laranjas

Unsplash / @picoftasty

Então, espere um segundo. Começamos este artigo falando sobre todas as coisas alaranjadas que as pessoas sabiam antes que a palavra “laranja” entrasse no idioma inglês (para não mencionar todos os outros idiomas que percorria a caminho de Londres).

Então, como as pessoas descreviam a cor do por-do-sol e das folhas de outono antes que eles soubessem da existência da fruta que também se tornou o nome da cor?

Havia uma palavra e era quase tão descritiva quanto inimaginativa: “ġeolurēad”, que no inglês antigo significa aproximadamente “amarelo-vermelho”.

publicidade

O inglês não é o único idioma que precisava de estímulo para criar uma palavra distinta para aquela cor quente e brilhante.

De acordo com o linguista Dominic Watt, da Universidade de Leeds, “um nome para uma mistura de vermelho e amarelo é realmente muito raro em vários idiomas”.

A origem do nome das cores baseadas em frutas, no entanto, não é única. Watt destaca que damasco, pêssego, violeta, lilás, marrom, índigo e bordô foram todos nomeados após um objeto, e não o contrário.

Fonte: Independent

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments