Categorias: Geral

10 razões para você praticar a arte da respiração Pranayama agora mesmo

Precisa de uma vida mais equilibrada? Comece por aqui.

Já dizia um provérbio sânscrito: Respiração é vida, e se você respira bem, você vai viver por muito tempo sobre a terra”.

A prática do Pranayama é um exercício de respiração da yoga que simplesmente pode ser traduzido como estender a respiração.

Aprender a tomar consciência da nossa respiração e controlá-la tem o potencial de curar nossos corpos, bem como fornecer bem-estar não só para o nosso corpo, mas também para nossa mente e espírito.

Então, o que é Pranayama?

Existem diferentes traduções para esta palavra em sânscrito, mas pode ser dividida em dois significados: “Prana”, como força da vida ou energia e “yama”, como controle ou disciplina.

Ainda, “Pran” significa força da vida e “ayama” significa expansão.

Assim, Pranayama pode ser definida simplesmente como a arte de aprender a controlar e estender a sua força vital através da respiração.

Existem vários tipos de Pranayamas também.

Essa arte da respiração pode ser considerada como o uma ponte entre o subconsciente e o consciente e serve para integrar corpo, mente e espírito – considerando que o diafragma funciona tanto de forma voluntária quanto involuntária.

Um dos objetivos mais elevados da prática da yoga é lançar luz sobre o inconsciente, a fim de trazer um eu mais conectado.

Veja alguns benefícios:

1. Menos estresse

Podemos agradecer ao nosso sistema nervoso autônomo pela nossa forma de responder a situações ameaçadoras. O sistema nervoso autônomo é composto de duas partes: o sistema parassimpático e o sistema simpático.

Você pode pensar no sistema parassimpático como o que nos leva a relaxar enquanto o sistema simpático é o que envolve a nossa resposta de “luta ou fuga”.

Na sociedade de hoje, geralmente temos um problema com o estímulo do sistema simpático, por ficarmos estressados com muita frequência. O estresse é conhecido por conduzir a uma série de doenças e dores corporais, alguns dos quais colocam a saúde em risco.

Enquanto a estimulação do sistema simpático no momento adequado pode salvar as nossas vidas de situações nocivas, embora a sua superestimulação pode levar a efeitos extremamente nocivos para a nossa saúde.

Um estudo do Departamento de Fisiologia do Siddavanahalli Nijalingappa Medical College, na Índia, revela que a prática regular de exercícios de Pranayama aumenta a atividade parassimpática e diminui a atividade simpática.

Com o Pranayama, você relaxa – o que é muito mais benéfico do que apenas uma vibe de bem-estar.  Fazer uma prática consistente pode reestruturar o seu sistema nervoso autônomo, de modo a deixar seu sistema parassimpático em equilíbrio com o seu sistema simpático.

Em resumo – uma pessoa mais relaxada e saudável.

2. Melhora a digestão

Quando trabalhamos por completo o nossa diafragma – inferior, médio e partes superiores – cada inalar e exalar faz com que o diafragma mova para cima e para baixo.

Os órgãos localizados no abdômen gentilmente se movem, fazendo com que deslizem naturalmente uns contra os outros.

Os períodos prolongados de sentar-se debruçado aperta o nosso abdômen, fazendo com que a nossa respiração venha principalmente das partes média e alta do nossa diafragma enquanto a área inferior não é utilizada para o seu pleno potencial.

Esta é uma razão de porque é crucial permanecer em uma postura adequada durante toda a prática Pranayama.

Você deve sentar com a coluna e pescoço retos. Sentado corretamente irá envolver a área inferior de seu diafragma de modo que cada prática Pranayama possa ter o seu pleno efeito.

3. Purifica os tecidos

Temos cerca de dois galões de fluido em nosso corpo – conhecidos como “fluido intersticial” – movendo-se livremente em torno de nossos vasos, órgãos e células.

Pranayama aumenta a velocidade que estes fluidos se deslocam através dos tecidos do nosso corpo, o que cria um alternado efeito de “saturar e espremer”.

Isso purifica nosso tecido, aumentando a quantidade de nutrientes absorvidos e promove o processo de limpeza do sistema linfático.

4. Limpa os pulmões

Pranayama purifica os nossos pulmões, na medida em que esvazia a área inferior dos pulmões completamente.

5. Melhora o sistema linfático

O sistema linfático é uma parte vital do nosso sistema imunológico. Os vasos linfáticos transportam um fluido chamado linfa em direção aos nossos corações.

Este fluido linfático contém células brancas do sangue e circula através do nosso corpo, drena o líquido intersticial onde as células despejam seus resíduos e outras toxinas que se acumulam.

Quando o nosso sistema linfático não está funcionando adequadamente, essas toxinas podem se acumular levando-nos a nos sentir inchados e pesados.

O sistema linfático não tem uma bomba através do qual se pode manter o fluxo de fluido da linfa, e, por isso, baseia-se fortemente no movimento do corpo.

Esta é uma razão pela qual as posições da yoga, inversões, e poses podem ser tão benéficas para o sistema linfático.

Além disso, as práticas de respiração profunda de pranayama podem afetar o movimento de seus órgãos, efetivamente tornando-se a bomba necessária para o seu sistema linfático.

6. Pele brilhante

Quando você pratica Pranayama, sua respiração torna-se muito mais eficaz. Isto dá ao seu corpo uma bomba extra de oxigênio, que deixa a pele com um brilho natural e saudável.

7. Reduz a depressão

Porque Pranayama reduz significativamente o estresse, limpa seus sistemas internos, cria um sentido mais “conectado” de si mesmo, e traz um corpo mais saudável, também podendo reduzir a depressão.

Ao reduzir agravantes da depressão, como ansiedade e fadiga, você pode perceber uma melhora na sua saúde emocional.

8. Cria uma mente estável e controlada

A Pranayama ensina sua mente a se concentrar e traz a sua concentração de volta para a parte mais essencial de quem você é: a respiração.

Praticar regularmente a Pranayama, vai mudar a forma como a sua mente pensa e reage ao mundo, provocando uma mente estável e relaxada.

9. Uma vida mais longa

É verdade que os benefícios de saúde trazidos pela prática regular de Pranayama pode levar a uma vida mais longa.

Sua respiração desempenha um papel essencial para o bom funcionamento do seu corpo. Quando você aprende a dominar a respiração, a saúde geral do seu corpo irá melhorar significativamente.

Além disso, Pranayama combate os efeitos negativos associados com o estresse e toxinas acumuladas.

10. Ajuda na perda de peso

Para muitos, a luta com peso pode ser causado simplesmente de um estilo de vida acelerado onde há pouco tempo para pensar sobre as implicações dos nossos hábitos alimentares em nosso corpo e estado verdadeira fome que, às vezes, é mascarado pelo tédio ou pelo estresse.

Controlar o estresse vai reduzir o estresse na hora comer e tornará você autoconsciente para estimular sua mente a considerar os alimentos que são melhores para o seu corpo e a planejar com antecedência as refeições para evitar paradas nos fast food.

Além disso, várias técnicas de pranayama demonstraram realmente queimar gordura da área abdominal, diminuem a pressão arterial, melhoram a função da glândula tireoide e aceleram o metabolismo.

Vídeo: Como Praticar o Pranayama: Bhastrika Pranayama (Respiração do Fole)

Veja o vídeo no YouTube.

Fonte: finerminds.com, ecycle.com.br, nih.gov.

Deu vontade de praticar Pranayama? Compartilhe com os seus amigos!

Share
Publicado por:
Taianne Rodrigues

Últimos artigos

40 frases para comemorar o Dia das Crianças com carinho

Veja aqui lindas frases de Dia das Crianças para você homenagear as crianças que você… Read More

29 de setembro de 2020

Concurso de fotografia animal anuncia as 40 fotos mais HILÁRIAS como finalistas

Tente escolher a sua favorita e falhe! Read More

29 de setembro de 2020

A primavera tem muita transformação para ESSES Signos do Horóscopo!

Saiba como essa estação afeta o seu signo! Read More

29 de setembro de 2020

Filha escondeu o doutorado por 3 anos para surpreender a mãe e sua reação em formatura emociona

A reação emocionante nos inspira ainda mais afeto para com nossos pais! Read More

29 de setembro de 2020

10 razões INDISPENSÁVEIS para sempre comemorar o Dia das Crianças

Razões para você comemorar o Dia das Crianças com os seus filhos e aproveitar esse… Read More

29 de setembro de 2020

Carteiro ‘Amigo dos Animais’ viraliza ao tirar selfies com os pets que encontra no trabalho

Os encontros de Cristiano se estendem também aos gatos, coelhos e outros pets! Read More

29 de setembro de 2020