Saiba quais são os animais mais rápido do mundo (não fique abismado com o 6)

Saiba quais são os animais mais rápido do mundo (não fique abismado com o 6)

Confira quais animais são mais rápidos da natureza e suas espécies. Mate sua curiosidade!

publicidade

Quando se pergunta quais os animais mais veloz do mundo, a resposta mais comum de algumas pessoas é o guepardo, pois ele pode correr cerca de 115 quilômetro por hora. 

Porém, existem outros animais que são bem mais velozes que o famoso guepardo, como por exemplo o falcão-peregrino, uma ave de rapina que tem a capacidade de atingir 320 quilômetros por hora em um vôo. 

Além disso, o peixe-agulhão tem a capacidade de alcançar 110 quilômetros por hora. 

publicidade

Pensando nisso, vamos listar e detalhar além do guepardo, falcão-peregrino e o peixe-agulhão, outros animais mais rápido do mundo.

Saiba quais são os 10 animais mais rápidos no mundo 

Confira quais os animais da natureza predominam quando o quesito é velocidade. Apesar da crença popular de que o guepardo é mais veloz, aqui você verá que existem outros animais bem mais rápido que ele. Confira! 

01 – Falcão-Peregrino (Falco peregrinus)

O falcão-peregrino é uma ave de rapina de médio porte que pode ser encontrada em todos os continentes, exceto na Antártida. 

Essa espécie prefere locais em zonas montanhosas ou costeiras, mas pode também ser encontrado em grandes cidades como em Nova Iorque. 

publicidade

O falcão pode chegar a atingir a velocidade de trezentos e oitenta e noite quilômetros por horas, chegando a ser superior à velocidade de um carro de Fórmula 1 que atinge trezentos e oitenta quilômetros em uma reta. 

Falcão-Peregrino

02 – Águia-real (Aquila chrysaetos)

A águia-real é uma ave de rapina da Europa e  de hábitos diurnos, da família Accipitridae. 

Esse tipo de águia habita em grande parte do Hemisfério Norte, como na Europa, Ásia, Norte da África e grande parte da América do Norte.

A águia-real,  com cerca de três metros de envergadura e com asas abertas, ela utiliza técnica semelhante ao falcão-peregrino para caçar, dando brilhantes mergulhos e voos rasantes para abater suas presas e conseguir o que comer, assim como outros pássaros, coelhos, répteis e até animais de médio porte da natureza. 

publicidade

Esse tipo de águia pode chegar a trezentos e vinte quilômetros por hora. Assim ganhando sua posição na lista do animal mais rápido do mundo. 

animais-mais-rápidos

03 – Andorinhão-mongol (Hirundapus caudacutus)

O andorinhão-mongol é uma espécie de ave apodiforme da família Apodidae. Esse tipo de ave é bem diferente do falcão e da águia-real, que atingem mais de trezentos quilômetros por hora quando mergulham no ar para caçar suas presas para se alimentar.

O Andorinhão-mongol pode chegar apenas à velocidade de cento e setenta quilômetros por hora. Porém, essa é sua velocidade em vôo horizontal, apenas com o bater das asas.

É por esse detalhe que faz o andorinhão é a ave mais veloz do mundo.

animais-mais-rápidos

04 – Ógea (Falco subbuteo) 

A ave ógea é uma espécie da família dos falcões, só que sendo menor que os outros tipos de falcões. 

Ógea é uma espécie migradora e isso ocorre por toda a Europa e Ásia, invernando na África. 

Os adultos desse tipo de ave apresentam a parte superior de cor cinza ardósia, o ventre castanho amarelado com riscas longitudinais e um colar branco. 

Já em questão de rapidez em comparação a outras aves, a Ógea pode atingir cento e sessenta quilômetros por hora de velocidade, assim sendo mais um tipo de falcão rápido dessa lista de animais.

animais-mais-rápidos

05 – Merganso-de-poupa (Mergus serrator)

O merganso-de-poupa é uma belíssima ave anseriforme da família Anatidae. Seu macho tem a cabeça verde e os flancos brancos, já a fêmea tem a cabeça alaranjada.

Além disso, ambos os sexos apresentam uma pequena poupa na parte posterior da cabeça, por isso fica mais fácil de identificá-las. 

Esse tipo de pato é vem do norte da Europa, onde constroem seus ninhos em zonas de água doce

Pois bem, quem vê a cara do pequeno Merganso-de-poupa não imagina do que ele é capaz quando o assunto é velocidade. 

De acordo com registros de pesquisadores de aves, uma espécie dessa ave pode chegar a atingir a velocidade de cento e sessenta quilômetros por hora,  enquanto os pesquisadores seguindo elas de um avião. 

animais-mais-rápidos

06 – Tesourão ou Fragata-Grande (Fregata minor)

A fragata-grande ou também bastante conhecida como tesourão-grande é uma grande ave oceânica dispersiva na família Fregatidae. 

São muito fáceis encontrar grandes populações no Oceano Pacífico e Oceano Índico, assim como uma população no Atlântico Sul. 

O Tesourão é uma ave oceânica grande com um corpo bem leve de até cento e sete centímetros de comprimento com plumagem negra predominante.

Esse tipo de ave exótica tem até dois metros de envergadura, mas pode chegar a pesar em torno de dois quilogramas, o que lhe confere a melhor proporção entre asa e corpo. 

O resultado é que o tesourão atinge grandes velocidades em seus voos, chegando a cento e cinquenta e três quilômetros por hora. 

animais-mais-rápidos

07 – Pato-ferrão (Plectropterus gambensis)

O pato-ferrão é uma ave da família das Anatidae, muito comum na África subsaariana e é também conhecido como Ganso-da-Gâmbia. 

Já no centro e sul de Angola, esse tipo de pato é como Java ou Janda, e em Moçambique recebe o nome de “sécua”.

O pato-ferrão é outro tipo de ave com grande envergadura, o que acaba sendo uma grande ajuda para obter mais velocidade horizontal apenas no bater de asas. Esses tipos de patos podem chegar a cento e quarenta e dois quilômetros por hora de velocidade. 

animais-mais-rápidos

08 – Marlim-preto (Istiompax indica)

O marlim-preto é um peixe oceânico e teleósteo da família Istiophoridae das águas tropicais e subtropicais dos oceanos Atlântico e Pacífico. Esses tipos de peixes não vivem muito abaixo da superfície.

O marlim-preto tem uma forma de flecha e apesar de chegar a pesar mais de setecentos quilogramas, o marlim-preto é muito rápido debaixo d’água. 

Há registros oficiais de pescadores relatando que uma espécie desse peixe escapou de uma linha de pesca a uma velocidade de cento e trinta e um quilômetros por hora.

animais-mais-rápidos

09 – Falcão-gerifalte (Falco rusticolus)

O falcão-gerifalte, com mais de sessenta centímetros de altura e com aproximadamente dois quilogramas de peso, é um dos maiores falcões do mundo animal. 

O falcão Vive na tundra e nas montanhas desde a América do Norte até à Sibéria. Eles gostam de atacar aves como galos-selvagens pegando eles de surpresa. 

Assim como o peregrino e o ógea, o falcão-gerifalte é mais um tipo de falcão presente na lista dos animais mais rápidos, chegando a atingir uma velocidade de cento e vinte oito quilômetros por hora. 

animais-mais-rápidos

10 – Albatroz-de-cabeça-cinza (Thalassarche chrysostoma)

O albatroz-de-cabeça-cinza é uma ave procelariforme da família Diomedeidae. Sua espécie constroem seus ninhos preferencialmente na ilhas Geórgia do Sul e locais próximos.

As aves adultas dessa espécie apresentam uma cabeça cinza-ardósia característica da espécie e bico com faixas amarelas.

Essa espécie de albatroz atinge uma velocidade de cento e vinte e sete quilômetros por hora durante o voo. 

Ao mergulhar no mar para pegar peixes para se alimentar, o albatroz-de-cabeça-cinza chega a atingir a profundidade de cinco metros.

animais-mais-rápidos

Gostou de todos esses animais? Esperamos que sim! E se você conhece mais animais que são bastante rápidos na natureza, deixe nos comentários. Ficaremos contentes em compartilhar mais conhecimentos!